TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle

Por:   •  10/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO FINAL   –   PROBLEMA nº  4        Data:     02 / 05 / 16   

Equipe nº 7

Sala: 907 Mat [ X ]
Not [   ]

Nome e último sobrenome (em ordem alfabética)

Papel

RA

Felipe Terra

Membro

16133605

Gabriel Nanni

Redator

16157745

Jose Vitor Lemos

Membro

16117400

Julio Nassif

Membro

16068371

Lucas Fernandes

Coordenador

16136152

Matheus Nicolau

Porta-voz

16155715

  1. Problema, Tópicos de Pesquisa e Plano de Estudo

O problema definido foi, “ Melhoria no controle da empresa MNF Industrial S.A.”.  

Tendo como base que a Empresa MNF Industrial S.A está passando por dificuldades financeiras nos últimos 6 (seis) meses, nosso grupo despertou o interesse em ajuda-los procurando primeiramente a causa do problema, onde foi quando percebemos que a empresa não vinha se preocupando com o controle, além disso, percebemos também que a empresa MNF não tem uma boa relação em todas as áreas da empresa, causam conflitos e divergências de ideias constantes. Para isso, percebemos que para ajuda-los precisávamos aprofundar os estudos nos tópicos de controle e equipe.

Como estratégia de pesquisa, o grupo deliberou que nessa sexta feira, Felipe, Julio e Gabriel devem buscar em livros existentes na biblioteca da PUC-Campinas, definições, conceitos e tipologias sobre controle, que detecta problemas nos sistemas operacionais e financeiros da empresa afim de evitar maiores prejuízos. Enquanto José e Lucas iram pesquisar a respeito de equipes e habilidades dos administradores na qual é fundamental para que a empresa consiga atingir excelentes resultados. Já Matheus ficou responsável por pesquisar em revistas científica existentes no piso inferior da biblioteca, sobre conhecimentos, habilidades.

  1. Conceitos Relevantes

Primeiramente, é de fundamental importância em uma empresa, principalmente de grande porte como é a MNF, que ela consiga controlar a sua organização de maneira que facilite no processo de planejamento, analises, direção e assim consiga atingir seus objetivos.
O controle é a última função da administração a ser analisada e diz respeito aos esforços exercidos para usar e gerar informações relativas a execução das atividades organizacionais, visando detectar potenciais problemas e desvios para possibilitar sua correção. Dessa forma, a função de controle é manter não apenas no rumo planejado, mas também no rumo certo.

Cabe a função de controle, detectar problemas nos sistemas operacionais e financeiros da empresa para evitar um impacto maior no desempenho organizacional de longo prazo. De maneira que mantenha sempre um sistema organizacional dentro de um padrão.

Todos os gerentes devem se envolver com as atividades de controle, mesmo quando suas unidades apresentam desempenham satisfatório. Devem comparar seu desempenho com o padrão desejado.

Sua importância reside na capacidade de garantir que o ciclo administrativo se complete. Sem que haja o controle, todas as outras razoes perdem sua razão de existir. (SOBRAL, 2008)

Para Maximiano (2011), existem 3 tipos de controle, entre eles estão:

Controle estratégico: possui a finalidade de avaliar o desempenho da organização na realização de suas missões e acompanhar os fatores externos que influenciam na empresa. É o controle estratégico que produz as informações da analise interna (pontos fortes e fracos) e externos (ameaças e oportunidades). Com base nessas informações de controle estratégico a alta administração define sua relação desejada com o ambiente, ou o desempenho desejado dentro de um ambiente definido.

  • Direcionado ao Longo Prazo
  • Preocupação com o futuro
  • Aborda toda a organização
  • Focaliza o Ambiente externo
  • Ênfase na Eficácia

Controle administrativo: focalizam as áreas funcionais de uma organização como produção, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante. São controles que produzem informações especializadas que possibilita a tomada de decisão em cada uma dessas áreas. A organização também pode fazer benchmarking, que consiste em comparar seu desemprenho com o de outras organizações. A síntese das informações sobre o desempenho das áreas funcionais é um dos elementos que contribuem para o controle de nível estratégico.

  • Direcionado a médio prazo
  • Aborda cada departamento ou unidade organizacional
  • Focaliza a articulação interna

Controle operacional: Focaliza as atividades e o consumo de recursos em qualquer área funcional. Cronogramas e orçamentos são as principais ferramentas de planejamento e, simultaneamente, de controle operacional.

  • Direcionado a curto prazo
  • Aborda cada tarefa ou operação
  • Focaliza cada processo
  • Ênfase na eficiência

O controle está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação organizacional. Os administradores passam boa parte de seu tempo observado, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, unidades organizacionais, máquinas e equipamentos, produtos e serviços, em todos os três níveis organizacionais.

Para Faria (1997) a essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o controle consiste basicamente de um processo que guia a atividade exercida para um fim brevemente determinado. O processo de controle apresenta quatro etapas ou fase:

  • Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho
  • Avaliação ou mensuração do desempenho atual
  • Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos
  • Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades

Buscando coletar informações essenciais ao processo de controle, surgem os sistemas de controle, que são sistemas formais, orientados por objetivos, que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional. Além disso, podem gerar e transmitir informações relativas a questões financeiras, contábeis, gerenciais, comerciais, operacionais, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com