TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corporate Finance

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Corporate Finance

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa:

Custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital

1.a) Custa de capital proprio e calculdo par: KE= RF+        (RM-RF)

0        foi calculado pelo risco sistemico do setor de roupas, que deve ser 20% superior a carteira de mercado: 1+0,2=1,200

Dados fornecidos: RF 3,40% e RM =11,40% Assim, KE = 3,40+1,20 (11,40 - 3,40) = 13%.

Premio pelo risco de mercado (RM - RF) = 8%

0 investimento demonstra a capacidade de critai;ao de valor aos acionistas, sabre o capital pr6prio e supera o custo de capital de 13%.

1.b) 0 Custa media podenderado, reflete p peso que cada elemento representa no financiamento, ou seja, com ele podemos quantificar cada elemento na partilha de lucros ou prejufzos.

Capital prorprio/acionista: (47,5%) x (13%) = 6,175%

Capital Terceiros: (52,5%) x (10%) - 3,465%

Custo medio ponderado de capital (CMPC): 9,64%

[pic 3]

Projeção dos resultados e dos fluxos de caixa livres da empresa e do acionista

Cenário 1:

[pic 4]

Cenário 2:

[pic 5]

0 cenario 2 apresenta fluxo de caixa livres da empresa e do acionista maior que o cenario 1 a partir do segundo ano, pois o prazo do cenario 2 é maior em relação ao 1.

Análise de viabibilidade

VPL

0   valor liquido presente  - VPL tem o objetivo de calcular o valor presente pagamentos futuros, deduzindo a taxa de custo de capital.

Nesta analise o valor de CMPC é de 9,64% e o TMA de 13% como vimos acima.

Cenario 1:

[pic 6]

Cenario 2:

[pic 7]

Em  ambos  os  cenarios,  o  VPL  apresenta  retorno  maior  que  seu  custo  de capital. Considerando o TMA de 13% ambas as taxas de retorno seriam viaveis,   visto   que  a  TIR  é maior,  ou  seja,  o  investimento  é   atrativo economicamente, pois aumentaria o lucro da empresa considerando o valor do  dinheiro  no  tempo,  sinalizando  que  o  retorno  sobre  o  investimento financeiro  sera  positivo.  Vale ressaltar  que  no cenario  1 o VPL é superior  ao outro cenario, logo demonstrando melhor ser uma melhor opcão nesta analise.

TIR

A  taxa  interna  de  retorno  -        TIR reflete a qualidade do retrono sobre investimento, sinalizando predominantemente se é viavel ou nao o investimento.

Cenario 1:

[pic 8]

Cenario 2:

[pic 9]

Em ambos os cenarios as TIR’s sao maiores que o TMA, ou seja, o fluxo de caixa oferece rentabilidade maior que a exigista pelo investidor e novamente o cenario2 mostra-se com a melhor opcão e tras maior segurança e rentabilidade ao investidor.

Payback simples

0        Payback        Simples        e        uma        medida        de        nsco investimento, pois quanta menor o  perfado  de payback, mais liquido é  o investimento e, portanto menos arriscado. Considerando  que o Payback  é o tempo que se leva  para  o investidor ter retorno sabre seu investimento, sendo assim, o cenario 2 tem o menor tempo de retorno, ou seja, o mais viavel para investimento.

Cenario 1

[pic 10]

Cenario 2:

[pic 11]

Payback descontado

Ja o Payback descontado, utiliza a taxa de desconto (a TMA-    taxa   minima   de   atratividade). 0 payback descontado   e  igual ao payback simples, com a diferença de que considera os fluxes descontados (trazidos a valor presente) para encontrar quando os fluxes de caixa pagamo investimento inicial. Novamente o cenario 2 ea melhor escolha.

Cenario 1

[pic 12]

Cenario 2:

[pic 13]

Espera-se que a devolução do capital proprio investido, devidamente remunerado pelo risco do  negocio, acontença em 48 meses, porem nestas analises os paybacks descontados sao superiores ao tempo de expectativa, prejudicando assim sua viabilidade.

Conclusão da análise

De acordo com Souza e Clemente (2009, p. 66): Os indicadores de analise de projetos de investimentos podem ser subdivididos em dois grandes grupos. Indicadores associados a rentabilidade (ganho ou criação de riqueza) do projeto e indicadores associados ao risco do projeto. Na primeira categoria estao o Valor Presente Uquido (VPL); o Valor Presente Uquido Anualizado (VPLa), a Taxa Interna de Retorno, o indice Beneffcio/Custo (IBC) e o Retorno Adicional sabre o Investimento (ROIA). Na segunda categoria estao a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Perfodo de Recuperação do Investimento (Payback) e o Ponto Fisher.

Para os autores, estas tecnicas associadas sao necessarias para uma previa avaliação das decisões de investimento, tarefa imprescindivel no ambiente empresarial, proporcionando escolhas e opções mais atrativa entre varias. Ficando assim mais claro e de certa forma mais facil, desenvolver o planejamento e as formas viaveis de com a alcançar os objetivos almejados e seus possfveis impactos.

[pic 14]

Conforme no resumo comparativo, o cenário 2 apresenta um fluxo de caixa livre da empresa e do acionistas maior que o cenario 1 a partir do 2 ano, devido cenario 2 ser maior que o cenario 1.

Em ambos os cenários o VPL apresenta retorno maior que o seu custo de capital. Considerando o TMA 13%, ambas as taxas de retorno seriam viaveis, tendo em vista que o TIR é maior, o investimento é economicamente atrativo pois aumentaria o lucro da empresa considerando o valor do dinheiro no tempo, sinalizando que o retorno sobre o investimento é positive.

Nos dois cenarios a TIR é maio que a TMA, logo o fluxo de caixa tem melhor rentabilidade que a exigida pelo investidor e mais uma vez o cenario 2 mostra-se mais rentavel ao investidor.

O payback simples é uma medida de risco de investimento, pois quanto menor o periodo de payback, mais liquido é o investimento e menos arriscado. Considerando que o payback é o tempo que se leva para o investidor ter o retorno sobre seu investimento, o cenario 2 tem menor tempo de retorno.

No payback descontado utilize-se a taxa de desconto,TMA. O payback descontado difere-se do payback simples pois considera-se o fluxo de caixa descontado (trazidos a valor presente). Espera-se que a devolução do capital proprio investido, remunerado pelo risco do negocio, se realize em 48 meses, entretanto nas analises os paybacks descontados são superiors ao tempo de expcetativa, prejudicando sua viabiliade.

Apesar do cenario 2 ser mais viavel, nenhum é satisfatorio pois não atendeu todas as expectativas, nos 2 cenarios o payback simples é superior a 48 meses, mesmo que a maioria dos resultados sejam satisfatorio nos indicadores e comprovem eficiencia e geração de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (901.3 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com