TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DEADM

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE[pic 1][pic 2]

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DEADM

  1. Qual a importância da SCM para o agronegócio? Justifiquem.

R = É importante porque é o processo de gestão de todos os elos logísticos, com foco na eficiência dos resultados. Algumas atividades envolvem a prática do SCM, como a gestão do fluxo de mercadorias, serviços e finanças, e maior integração com clientes e demais elos da cadeia do agronegócio. O objetivo é promover a melhoria dos níveis de serviço e reduzir custos, além de melhorar a competitividade. O uso de técnicas de gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para o agronegócio que buscam se destacar com eficiência seus resultados. Afinal, o trabalho envolve várias atividades além da entrega da mercadoria. Agilidade e boa gestão de todas as operações são essenciais para aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios.

  1. Quais os fatores-chave do agronegócio brasileiro? Explique cada um.

R= Estoque: a gestão de estoques é importante tanto para as matérias-primas quanto para os produtos acabados. Dependendo do setor que se está considerando, é uma das atividades logísticas de maior impacto no desempenho da cadeia de suprimentos. Estoque implica custo e, dessa forma, deve ser muito bem gerenciado. Elevado estoques significam elevados custos, mas, por outro lado, eles são a segurança para que não falte matéria-prima para o processo produtivo ou para que não falte produto para atendimento aos clientes. Deve-se considerar esse trade-off entre o custo de estoque e o chamado custo de vendas perdidas (pela falta de matéria-prima ou produto acabado) ao se eleger o estoque adequado.

Transportes: A importância do transporte é tamanha que não raro é tido como sinônimo de logística. Diversos estudos mostram que a participação do custo do transporte, quando se considera a logística de produtos agropecuários e agroindustriais, é tamanha que acaba induzindo a sua confusão com a logística como um todo. Para o caso de granéis agrícolas sólidos, como o milho, a soja e o arroz, para insumos minerais como fertilizantes, cal e calcário, ou para outros produtos vegetais importantes para o Brasil, como a cana-de-açúcar e a mandioca, a participação do custo do transporte sobre o próprio preço do produto é bastante elevada. Dessa forma, os esforços para a gestão acurada dessa atividade dentro da cadeia de suprimentos são facilmente compreensíveis. A questão da modalidade de transporte a ser praticada é outro ponto relevante para a gestão da atividade. Escolher entre os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário, marítimo ou aéreo depende de uma série de variáveis.

Instalações: A infraestrutura física é fundamental para a adequada operacionalização daquela atividade; portanto, as instalações são um fator-chave para a cadeia de suprimentos. A estrutura de instalações é particularmente relevante nas cadeias agroindustriais volumes elevados são movimentados nessas cadeias, o que demanda instalações especializadas. A forma de acondicionamento do produto, que muitos autores resumem como "embalagem", também é determinante, uma vez que se relaciona diretamente com o tipo de instalação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (218.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com