TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.310 Palavras (18 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

ALEXANDRE FIGUEIREDO SERIGATTO CAIO HENRIQUE AMPARO ROSATELI LUCAS BASSI ARAUJO

LUCAS SCALZITTI MOURÃO

PLANO DE MARKETING: AMBEV

PIRACICABA 2019


SUMÁRIO

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO…        3
  2. PLANO    ESTRATÉGICO    E ORGANIZACIONAL
  1. Caracterização do negócio.        4
  2. Missão…        4
  3. Visão…        4
  4. Princípios…        5
  5. Análise SWOT…        6
  6. Definição das metas…        7
  1. PLANO DE RELACIONAMENTO…        8
  1. Desenvolvimento de Relações a Longo Prazo…        8
  2. Programa Ambev Everyone…        8
  1. ANÁLISE DOS MERCADOS ORGANIZACIONAIS…        9
  1. Reconhecimento do Problema…        9
  2. Consequência e Direcionamento para Resolução do Problema…        9
  3. Decisão de Fornecedores…        10
  1. ESTRATÉGIA DE MARKETING
  1. Branding…        10
  1. OS 4PS DO MARKETING
  1. Produto…………………………………………………………………………
  2. Preço……………………………………………………………………………
  3. Praça……………………………………………………………………………
  4. Promoção………………………………………………………………………

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS….        12


  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

No presente estudo pretende-se desenvolver uma proposta de plano de marketing da empresa Ambev, uma organização brasileira de capital aberto classificada como a quinta maior cervejaria do mundo. Neste planejamento será tratado da identidade visual e branding, descrição da personalidade jurídica (incluindo: missão, visão e princípios), análise SWOT e definição de metas, marketing de relacionamento e, por fim, análise dos mercados organizacionais.

O plano de marketing da Ambev busca trazer uma nova tradução da marca, modificando toda a estrutura de branding da empresa. Como principal projeto de inovação de produtos da marca, buscou-se inovar no mercado cervejeiro, carro chefe da empresa. Especificamente as inovações buscaram atingir o público de cervejas premium, assim como amantes da cerveja artesanal. O projeto também possui um viés ecológico , fazendo o uso de pão "amanhecido" como principal materia prima da cerveja, denominada de Bread Beer.

A analise de mercado para esse produto mostrou que esse projeto possui bastante potencial de crescimento, podendo se tornar uma porta de entrada para esse mercado de cervejas artesanais que só vem crescendo no Brasil.  


  1. PLANO ESTRATÉGICO E ORGANIZACIONAL

O planejamento estratégico é um processo desenvolvido com base na personalidade jurídica, análise interna e externa da organização e, com base nas informações obtidas, desenvolvimento de metas nos níveis estratégico, tático e operacional.

  1. Caracterização do Negócio

A Ambev surgiu em 1999, fruto da união entre a Cervejaria Brahma e a Companhia Antárctica, que surgiram na década de 1880, com os seguintes nomes: Companhia Antarctica Paulista e Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Ambev possui mais de 100 rótulos e 30 marcas de bebidas de qualidades produzidas especialmente para nossos clientes em 32 cervejarias e 2 maltarias no Brasil, onde conta com a ajuda de 35 mil colaboradores.

Além disso, possui 100 centros de distribuição direta e 6 de excelência em território brasileiro, estando presente também em outros 18 países. A Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev), que possui um total de mais de 200 marcas.

Além dos negócios, a empresa também demonstra interesse em questões sociais, dentre elas é possível citar o Movimento CYAN, uma ação coletiva que tem como objetivo a promoção do uso consciente da água, justificando sua posição na causa justamente pela responsabilidade que possuem, já que 95% da matéria-prima da cerveja é água.

  1. Missão

Desenvolver vínculos sólidos e duradouros com os consumidores e clientes, sempre provendo as melhores marcas, produtos e serviços.

  1. Visão

Unir pessoas para desenvolver um mundo melhor, com mais qualidade de vida e oportunidade para todos.


  1. Princípios

Para tornar possível um trabalho que possua um único sonho em todos os lugares que atua e torne possível a consciência e respeito das diferentes culturas, foram definidos 10 princípios.

Sonho

  1. O sonho do mundo no qual há qualidade de vida e oportunidade para todos é o que motiva cada um de nós a seguir em frente cada dia.

Gente

  1. Os ativos mais valiosos da organização são as pessoas, que devem ter liberdade para crescer de acordo com seu próprio potencial e serem recompensadas de forma justa.

  1. Selecionamos, desenvolvemos e retemos pessoas que podem ser melhores que nós mesmos. Líderes são analisados pela qualidade e desempenho de suas equipes.

Cultura

  1. Nossos resultados são o combustível de nossa empresa, nunca ficamos completamente satisfeitos. Nossa vantagem competitiva é garantida através de foco e tolerância zero.

  1. A palavra do cliente é a que vale, conectamo-nos com os consumidores através de experiências que impactam significativamente suas vidas, prezando sempre pela responsabilidade.
  1. Sentimento de dono, nossos resultados vêm de nossas pessoas.
  1. Prezamos sempre pelo bom senso e simplicidade.
  1. Somos rigorosos em nosso controle de custos, assim obtemos mais recursos para suportar um crescimento duradouro e sustentável.

  1. Fazemos o que falamos, para nós, liderança é o melhor guia para a cultura.
  1. Somos construídos com trabalho duro e integridade, não pegamos atalhos.
  1. Análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA, no português) é uma ferramenta de planejamento estratégico através da qual torna-se possível a análise do ambiente interno e externo à empresa. No primeiro grupo entram os pontos nos quais a organização é forte (forças) e deficitária (fraquezas), enquanto, no segundo, cabem pontos que estão além de seu controle, mas mesmo assim a afetam, os quais classificam-se como ameaças ou oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (376 Kb)   docx (797.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com