TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  14/11/2018  •  Monografia  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

        3.1 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Com base nos estudos da disciplina desenvolvimento de Recursos humanos a forma como o departamento de recursos humanos é visto nas organizações na década de hoje, não se compara com a forma que eram visto a há anos atrás. Anteriormente até o nome do departamento era diferente, o primeiro nome dado aos recursos humanos é setor de relações industriais. No período pré-industrial os funcionários eram contratados apenas para cumprir seus deveres e não possuíam seus direitos.  Mas hoje as organizações, buscam colaboradores para serem parte integrantes da gestão do alinhamento estratégico da empresa. E com o passar dos anos a área de Recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro das organizações.

Mas o grande desafio de departamento de recursos humanos é fazer com que os as pessoas sejam administradas como maior recurso e não como problemas e custos. Todas as operações de negócios podem ser resumidas em três fatores: pessoas, produtos e lucros. As pessoas vem em primeiro lugar, segundo ‘’Lee (1989) se você não tiver uma boa equipe, não poderá fazer muito com o resto. ”

3.2 PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

O papel principal do gestor de Recursos humanos é aproximar mais as pessoas ao departamento, o foco principal do gestor de recursos humanos é a manutenção do patrimônio humano, desde do recrutamento até o desligamento, criar planos de estratégias, mapeamento de ações, análise do clima organizacional, analisar como as pessoas se comportam e se sentem em relação a organização e seus líderes, ter um conceito evoluído para o conceito de qualidade de vida no trabalho, análise de desempenho em equipe, analisar o trabalho em equipe, comprometimento, relacionamento interpessoal. Analisar a demanda de trabalho por setor, necessidade de pessoas para cada trabalho, analisar os indícios de retrabalho, insatisfação e desmotivação. Gerir admissões e demissões, planejar um plano estratégico para as contratações para que sejam contratações assertivas, gerenciar a saúde o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Um gestor de recursos humano não é somente para gerir conflitos, mas a função do gestor é distribuir fluxos, o gestor de recursos humanos deve saber diferenciar as pessoas com as quais lida no dia a dia, pois os seres humanos são dotados de personalidade próprias, profundamente diferentes entre si e contam como uma história particular e diferenciada, conhecimentos intrínsecos, destrezas e habilidades indispensáveis. Na gestão de recursos humanos o gestor deve considerar as pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização  

3.3 A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

O sucesso das organizações modernas, depende e muito no investimento nas pessoas, e na identificação de seus conhecimento, habilidades e atributos (CHA) e o grupo “O boticário” vem se destacando por priorizar as pessoas e seguir os seus valores que são: A valorização de pessoas e a relação entre elas, pensando no bem-estar e na organização o grupo criou um departamento específico para medir o clima organizacional, as satisfações dos seus colaboradores e aproximar os lideres com os seus liderados. Pensando também na saúde e no bem estar de seus colaboradores o grupo O boticário investe em benefícios voltados ao bem estar de seus funcionários.
Pausa no expediente para um café, o café fica localizado na sede da associação, é repleto de plantas e possui uma sala de jogos. Os ambientes são usados para pausas nos expedientes ou reuniões informais.

 Além de contar também com creche na empresa. O Grupo O boticário, abraçou o programa “Mulheres trabalhadoras que amamentam”, lançado em 2011 pelo ministério da saúde e concede licença maternidade estendida, espaço para aleitamento e creche no local de trabalho. Para as funcionárias que preferem deixar seus filhos em outras escolinhas, há uma opção de reembolso mensal das mensalidades em uma rede de ensino conveniada.

Apoio as mamães desde 1999, a fabricante de cosméticos possui um programa especial para gestantes. O projeto inclui cursos e acompanhamentos psicológicos, palestras com nutricionais, obstetras, pediatras, nutricionistas, enfermeiros e dentistas. Mais de 1600 mulheres de São José dos Pinhais já participam sendo 46% delas colaboradoras ou filhas e esposas de empregados e 54% da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com