TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DOS TÓPICOS

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

2. DESENVOLVIMENTO DOS TÓPICOS

2.1 A ciência econômica: conceitos básicos

A ciência econômica se propõe a estudar os homens na sociedade, e a maneira pela qual eles decidem empregar os recursos que são escassos a fim de produzir diferentes bens e serviços, de modo a distribuí-los a pessoas (ou grupos), para a satisfação das necessidades.

A ciência econômica tem por objetivo avaliar o uso, com a máxima eficiência, dos fatores da produção escassos empregados na produção dos bens e serviços finais destinados à satisfação do consumo das famílias, empresas e governo e àqueles destinados a produção de outros bens e serviços (bens de investimentos), ou seja, maximização do bem-estar dos agentes econômicos. Por este motivo a ciência econômica é fundamentalmente uma ciência social. A Ciência Econômica desdobra-se em duas óticas analíticas:

a) Microeconomia - estuda o comportamento dos consumidores e produtores em mercados específicos, preocupando-se como os preços e as quantidades são determinados nesses mercados; e,

b) Macroeconomia - estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados econômicos, tais como: produto, renda, inflação, taxas de juros, e etc.

2.2 A teoria macroeconômica

Basta ler os jornais para se ter uma idéia como as questões macroeconômicas influenciam a vida de todos. Não é surpreendente que a economia esteja no centro do debate político, uma vez que ela fornece o tema principal de debate entre os candidatos a cargos eletivos, e a situação econômica tem, normalmente, forte influência nos resultados das eleições.

A ciência econômica que tem como foco a avaliação do uso, com a máxima eficiência, dos fatores da produção escassos empregados na produção dos bens e serviços finais, constitui ferramenta primordial para que os responsáveis pelas estratégias empresariais e por políticas públicas saibam compreendê-la e utilizá-la. Está mais do que comprovado que o desempenho das empresas é fruto de sua sintonia com as tendências do mercado, num contexto micro e macroeconômico.

Muito embora cada empresa esteja sempre e antes de tudo preocupada com o que ocorre em seus próprios mercados (de bens e serviços, em um lado, e de insumos, do outro), cada um destes mercados é afetado continuamente pelas variáveis macroeconômicas: taxas de câmbio, carga tributária, taxa de juros, entre outros. Mesmo a empresa que não tenha nenhum tipo de relação com o exterior deve se preocupar com o comportamento da taxa de câmbio; mesmo a empresa que não é nem credora nem devedora líquida deve se preocupar com a taxa de juros, e assim por diante.

Se a empresa não for ela própria afetada, certamente ou seus clientes, ou seus fornecedores, ou seus trabalhadores ou todos a um só tempo o serão. As questões econômicas também têm um papel importante nas relações internacionais. Um exemplo

5

Economia Empresarial

foi a crise financeira mundial iniciada no final do ano de 2008, que atingiu todos os países. Outro exemplo tem sido o crescimento vertiginoso da economia chinesa causando conseqüências importantes nas economias dos outros países e nas relações político-econômicas e sociais das nações.

A macroeconomia é, sem dúvida, uma ciência relativamente jovem e imperfeita. Contudo, por meio dela temos conquistado maiores e melhores conhecimentos sobre o funcionamento das atividades econômicas. Não se estuda macroeconomia apenas para explicar os fatos econômicos, mas também para aperfeiçoar as políticas econômicas. Os instrumentos fiscais e monetários do setor público exercem forte influência sobre a atividade econômica. O conhecimento da macroeconomia ajuda as autoridades públicas a avaliarem políticas alternativas. Os economistas são chamados a explicar o mundo econômico como ele é e refletir sobre como poderia ser.

A Macroeconomia pode ser compreendida por meio do estudo do funcionamento e da interação recíproca de três macromercados. Tais mercados são definidos da forma mais genérica e abrangente possível, e estão referidos ao conjunto de uma economia nacional. Os mercados são representados por meio de duas importantes variáveis: Preço (P) e Quantidade (Q).

Os três principais macromercados são:

 Bens e serviços;

 Moeda (e demais ativos financeiros); e

 Câmbio.

Principais Macromercados

Macromercados

Preços

Quantidades

Bens e Serviços

Nível Geral de Preços

PIB

Moeda

Taxa(s) de Juros

Meios de Pagamento

Câmbio

Taxa de Câmbio

Fluxos de Divisas

Anotações: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como em todo sistema econômico, no macromercado de bens e serviços haverá uma oferta (chamada de oferta agregada) e uma demanda (chamada de demanda agregada). Os ofertantes são em geral empresas (também os trabalhadores autônomos) e os demandantes são tanto consumidores finais quanto outras empresas que são também compradoras. Estas últimas podem estar interessadas, por exemplo, em adquirir automóveis para sua frota ou contatar serviços de engenharia.

6

Economia Empresarial

No macromercado de moeda (e outros ativos financeiros), o preço é a taxa de juros. Isto porque a moeda pode ser emprestada, como se fosse um bem que se aluga, e a remuneração por este aluguel é exatamente a taxa de juros. A quantidade neste mercado é o montante de moeda em circulação, o qual pode ser avaliado pelo montante de meios de pagamento. Por enquanto define-se que meios de pagamento são os ativos financeiros que são inequivocamente aceitos para o pagamento de obrigações, isto é, a moeda propriamente dita (que está nas mãos das pessoas ou nas reservas dos bancos) e em depósitos (à vista ou remunerados).

Finalmente, no macromercado de câmbio, negocia-se moeda estrangeira, principalmente o dólar norte-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com