TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os impactos do desenvolvimento endógeno na agricultura.

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Os impactos do desenvolvimento endógeno na agricultura.

Van der Ploeg e Saccomandi

Modelos de Desenvolvimento endógeno[1] são baseados, principalmente, mas não exclusivamente, nos recursos locais disponíveis, fazendo pleno uso da ecologia, força de trabalho e conhecimento da área tão bem quanto aqueles modelos que tem desenvolvidos a ligação local de produção e consumo. Desenvolvimento endógeno pode revitalizar e fornecer uma nova dinâmica para recursos locais, que podem de outro modo se tornarem supérfluos.  Desenvolvimento endógeno emerge como um processo de auto-orientação de crescimento e relativamente uma grande parte dos valores gerados por esse tipo de desenvolvimento é re-alocado na região. A dependência do desenvolvimento endógeno nos recursos/habilidades locais implica que esse tipo de desenvolvimento pode ter um impacto positivo nos interesses locais e perspectivas. Esse potencial, entretanto, é dependente de uma serie de fatores, que incluem ligações especificas entre a localidade e constelações mais globais como mercados e políticas.

As tendências tecnológicas e a economia dos últimos anos tem causado na agricultura um desvio na confiança nos recursos locais. Eco-sistemas locais tem perdido sua significância como a base para estilos locais de agricultura e um processo similar pode ser traçado no caminho de técnicas desenvolvidas localmente, experiência e conhecimento de como converter recursos de uma área especifica em produtos finais vem gradualmente sendo perdidas. Os arranjos das políticas têm sido afetados da mesma forma como o desenvolvimento de tecnologias[2]. Talvez, o mais importante, entretanto, tem sido a larga expansão da “cultura ofensiva” que faz a “agricultura de vanguarda” parecer ser um modelo normativo que pode ser usado para julgar, hierarquizar e reorganizar a heterogeneidade da agricultura.

O processo de desenvolvimento da agricultura cria um espaço enorme de desconexão entre agricultura como pratica de um lado e a localidade e seus recursos no outro lado. Essa desconexão pode variar muito dependendo do local. Novos estilos de agricultura têm emergidos, cada representação de posições especificas defronta com os mercados e dependência tecnológica, como recursos externos tem sido mobilizados e o grau de dependência ou independência de conhecimentos e habilidades locais.

Confrontados com o novos tipos de dominação de desenvolvimento exógeno, formas empíricas de desenvolvimento endógeno não podem ser reduzidas em simples sobra do passado ou resíduos que são provável a desaparecer logo. Em primeiro lugar, temos que reconhecer que o desenvolvimento endógeno possui tanto dinamismo e adaptação como o modelo de desenvolvimento exógeno. O crucial ponto aqui é que o dinamismo especifico difere significativamente do ultimo. Em segundo lugar, é claro que os modelos de desenvolvimento endógeno são tanto caracterizados pelas tendências de mercado e desenvolvimento tecnológicos como o desenvolvimento exógeno. Entretanto, enquanto para o desenvolvimento exógeno a internalização de modelos de novas tecnologias e novas tendências de mercado são características predominantes, no desenvolvimento endógeno, o distanciamento e a ativa re-construção são características que caracterizam as relações com o mercado e a aplicação de novas tecnologias. Terceiro, há um fato importante que o desenvolvimento endógeno é capaz de responder melhor aos novos desafios ecológicos do que o exógeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com