TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DUO RACIONALIDADE SUBSTANTIVA E AÇÃO EMPREENDEDORA PARA O PROCESSO DECISÓRIO ATRAVÉS DE CONSULTORIAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  29/3/2022  •  Artigo  •  5.740 Palavras (23 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

O DUO RACIONALIDADE SUBSTANTIVA E AÇÃO EMPREENDEDORA PARA O PROCESSO DECISÓRIO ATRAVÉS DE CONSULTORIAS ORGANIZACIONAIS

THE TWO SUBSTANTIVE RATIONALITY AND ENTREPRENEUR ACTION FOR THE DECISION-MAKING PROCESS THROUGH ORGANIZATIONAL CONSULTANCIES

Enéas de Oliveira Amaral ¹; Kécia Cristina Cruz ²; Gardênia Tereza Jardim Pereira³

1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Licenciado em História - Bacharelando em Administração - Vitória da Conquista - BA - Brasil

Email: eneasdeoliveira@gmail.com

2 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Bacharelanda em Administração - Vitória da Conquista - BA - Brasil

Email: keciacruz4@gmail.com

³ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Professora Orientadora - Vitória da Conquista - BA - Brasill

Email: gardeniatjardim@hotmail.com

Resumo: Por sua idealização, a racionalidade substantiva se entrelaça com os preceitos da ação empreendedora, sinalizando por este viés, o desenvolvimento de cenários para o comportamento inovador nas organizações. Para isto, a racionalidade substantiva dedica-se à emancipação do homem e à compreensão de suas relações. Convergindo com estes princípios a abordagem da ação empreendedora, com um repertório de significação englobante, estende o foco de análise do comportamento do sujeito para a ação coletiva. A tomada de decisão consubstancia-se em um sistema social integrado por sujeitos e seus princípios e entendimentos. E a consultoria organizacional se caracteriza por aconselhar e orientar as empresas-clientes visando a resolução de problemas e melhorias. Elegeu-se a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, enquanto metodologia. A partir das contribuições destas discussões teóricas, este artigo tem como objetivo apontar elementos que auxiliem a práxis criativa das consultorias organizacionais, de acordo suas estratégias.

Palavras-chave: racionalidade substantiva, ação empreendedora, processo decisório, consultoria organizacional.

Abstract: By its idealization, substantive rationality intertwines with the precepts of entrepreneurial action, signaling through this bias the development of scenarios for innovative behavior in organizations. For this, substantive rationality is dedicated to the emancipation of man and the understanding of his relations. Converging with these principles the approach to entrepreneurial action, with a repertoire of encompassing meaning, extends the focus of analysis of the behavior of the subject to collective action. Decision making is based on a social system composed of subjects and their principles and understandings. And the organizational consulting is characterized by advising and guiding the client companies to solve problems and improvements. We chose the bibliographic research, exploratory in nature with a qualitative approach, as a methodology. Based on the contributions of these theoretical discussions, this article aims to identify elements that help the creative praxis of organizational consultancies, according to their strategies.

Keywords: substantive rationality, entrepreneurial action, decision-making process, organizational consulting.

  1. INTRODUÇÃO

Com a complexidade do tempo atual, fomentada pela globalização e pelo advento da sociedade da informação, é essencial para o debate acadêmico, na área de Administração, discutir alternativas de intervenções congruentes e capazes de oferecer às organizações conhecimentos que alavanquem o valor da empresa.

Para iniciar as discussões, tem-se que os fundamentos da teoria substantiva rejeitam a prevalência do econômico sobre a vida e a racionalidade organizacional. Por seu turno, os princípios humanísticos da racionalidade substantiva exaltam a solidariedade e o entendimento entre os atores sociais, a autonomia da consciência individual e o cuidado com a qualidade de vida.

Outrossim, o empreendedorismo, para além do seu estereótipo – a arte de realizar projetos com criatividade, sinergia e inovação, através de um processo permanente de construção e reconstrução, convergindo elementos racionais e intuitivos em alto grau – possui, em sua essência, uma natureza mais holística e complexa, perpassando pela interação com o ambiente num processo de construção coletiva. Por seu turno, e em princípio, pode-se conceituar a ação empreendedora como a expressão da vontade de indivíduos ou grupos de indivíduos em conceber negócios, pelo viés inovador, quanto ao interesse social, econômico e político.

Neste sentido, os estudos sobre a racionalidade substantiva e a ação empreendedora encontram relevância para a sociedade contemporânea por apresentarem conexões, transfigurando-se em abordagem emergente para a gestão organizacional. Tal assertiva se justifica pela convergência das peculiaridades do comportamento humano que emergem da racionalidade substantiva com a criatividade e a inovação potencializada pelo campo da ação empreendedora.

A tomada de decisão envolve alternativas de ação que atendam a uma necessidade organizacional, e não conforme uma alternativa que seja ideal. Assim, o processo decisório é uma ferramenta chave para o reconhecimento de possibilidades convincentes com vistas a resultados mais eficazes e eficientes para a organização.

Em continuação e compondo o aclaramento do debate, o processo de consultoria organizacional se dá pela análise da empresa-cliente com a identificação das possíveis anomalias. Assim, através das informações da empresa e a orientação do consultor, norteadas pela perspectiva da racionalidade substantiva em consonância com a ação empreendedora, sinaliza-se o apontamento de soluções mais adequadas para os problemas organizacionais, bem como para a implementação de estratégias mais consistentes.

Com estas considerações, o problema de pesquisa gira em torno do exame e como o interrelacionamento entre a racionalidade substantiva com a ação empreendedora contribuem para emancipação do grupo de atores, in casu, no processo decisório para a consultoria organizacional, com vistas à eclosão da criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com