TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

O artigo a seguir, tem como objetivo discutir a importância da educação psicomotora no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do educando. Ira ser analisado o uso da psicomotricidade dentro da educação e a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Básico.

1.INTRODUÇÃO

Na idade pré escolar, a psicomotricidade tem um papel muito importante na educação da s crianças.

Na Educação Infantil, a psicomotricidade constrói um desenvolvimento saudável e completo com a ajuda do professor, sendo este elemento essencial para despertar habilidades sócio culturais cognitivas e emocionais.

2. TEORIAS DA PSICOMOTRICIDADE

A Associação Brasileira de Psicomotricidade definiu a Psicomotricidade dizendo:

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em                           movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE).

Segundo essa definição, o individuo é um ser em constante modificação, com base m suas experiências, o q torna a educação psicomotora indispensável na formação de base.

De acordo com De Boulch (2001), 75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na pré escola o que torna indispensável o trabalho essencial nessa fase.

Para Wallon (1979), o psíquico se realiza primeiramente no movimento, é através da psicomotricidade que a criança vai descobrindo o mundo e se descobre.

2.1. BREVE HISTÓRICO

Três autores se destacam no processo de aprendizagem sobre psicomotricidade, sendo eles, Ajuriaguerra, Piaget e Wallon.

Wallon apresenta o movimento como parte da construção psíquica do sujeito, sendo transformadas pelas circunstancias sociais.

Piaget concorda dizendo que “ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos na pratica social em que tomamos parte.” (FREIRE 2001 P.88).

Porém, em 1947 Ajuriaguerra diz que considera a Psicomotricidade uma síndrome e resolve os contornos psicomotores que oscilam entre neurológico e psiquiátrico.

Essa área passou a ser uma forma de reeducação, estimulando crianças no seu desenvolvimento, até que Piaget apresentou a necessidade de ser trabalhada a psicomotricidade em cada fase do desenvolvimento.

2.2. ELEMENTOS BÁSICOS DA PSICOMOTRICIDADE

Tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estrutura espaço temporal, praxia global e praxia fina, são os setes elementos básicos da Psicomotricidade, segundo Fonseca (1995).

2.2.1. TONICIDADE

São os movimentos realizados e necessita de estímulos ambientais para sua evolução.

2.2.2. EQUILIBRIO

O equilíbrio pode ser dinâmico (corpo em movimento), ou estático(corpo em determinada posição), trabalha postura e capacidade de sustentação.

2.2.3. LATERALIDADE

Predomínio motor das partes do corpo – direito ou esquerdo.

2.2.4. NOÇÃO CORPORAL

Consciência do seu corpo e suas partes, interação com o meio ao redor.

Segundo Le Boulch (2001 p.74), o esquema corporal é separado em três fases.

A primeira, até três anos de idade- corpo vivido- o bebê sente o meio como parte de si.

A segunda etapa, dos três aos sete anos, é conhecida como corpo descoberto ou percebido, a criança consegue realizar movimentos no tempo e espaço programados, situa seu corpo como referencia e já consegue situar objetos no tempo e espaço.

E a terceira etapa acontece dos sete aos doze anos conhecida como corpo representado é estruturado o esquema corporal, o corpo já não é o seu ponto de referencia, a criança consegue se orientar pelo espaço ao redor se descentralizando.

2.2.5.ESTRUTURA ESPAÇO TEMPORAL

A criança toma consciência de lugar e espaço.

2.2.6. PRAXIA GLOBAL

Desenvolvem os grandes músculos e equilíbrio permitindo movimentos amplos do corpo.

2.2.7. PRAXIA FINA

Utilização de forma competente dos pequenos músculos, geralmente com atividades de escrever, pintar, desenhar, cortar dentre outras.

3. DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS ASPECTOS NA VISÃO DE WALLON E VYGOTSKY

Segundo Wallon (2007), a importância da afetividade na evolução cognitiva e motora das crianças e a relação que o meio sócio cultural possui no desenvolvimento infantil, contribuem muito para a aprendizagem.

Os autores Fino e Vygotsky apresentam diferentes pesquisas sobre o assunto, em que toda criança precisa de estímulos para concluir a aquisição de habilidades psicomotoras, cognitivas, emocionais e mentais.

3.1. ASPECTOS DO DESENVOLIMENTO INFANTIL POR WALLON

Segundo Wallon, a evolução cognitiva está associada com a evolução emocional durante o primeiro ano de vida da criança.

O indivíduo se constrói de acordo com o meio em que vive. O autor trabalha com a integração cognitivo/motora/afetivo, dizendo que a integração destas três partes unifica a soma de cada ação do sujeito, Wallon defende que a emoção é o que liga o ato e o efeito a repetição.  

3.2. ASPECTOS DO DESENVOLIMENTO INFANTIL POR VYGOTSKY

Para Vygotsky, o processo coloca a criança numa atividade dinâmica, em que ambas as partes dão e recebem informações, desenvolvendo suas aptidões motoras, cognitivas e emocionais de forma simultânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com