TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

KARLA BAPTISTA MIRANDA

FICHAMENTO:

O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO  ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

MANGARATIBA

2017


KARLA BAPTISTA MIRANDA

FICHAMENTO:

O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO  ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Trabalho de Educação Psicomotora no curso de pós-graduação em Psicopedagogia.

Professor:  Maria Cecília Moreira da Costa

MANGARATIBA

            2017



1-  Indicação Bibliográfica

Almeida, Marcia Helena Luna Falqueto de . O processo de ensino/aprendizado através da Educação Psicomotora.  Revista Even. Pedagóg. Vol.7 ( 19 ed) p.498-510, jun/jul2016.

http//sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/ index

Disponível também na biblioteca virtual da Unidade Estácio de Sá

2- Resumo

               A autora inicia o artigo ressaltando a importância  da psicomotricidade na escola para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos, principalmente na educação infantil. Nesse sentido  o professor tem um papel fundamental sendo o mediador da aprendizagem dos alunos, instigando e despertando as habilidades necessárias.

             A psicomotricidade é a ciência que se ocupa do corpo em movimento. Assim a criança é um ser em constante modificação, que depende de diversas experiências e interações com o professor, objetos em redor   e o ambiente para um pleno desenvolvimento.

             A autora faz um breve resumo da história da psicomotricidade, apresentando os três autores que se destacaram nesse processo: Ajuriaguerra, Piaget e Wallon. Esses autores abordam o aluno, sujeito da aprendizagem, como um ser que não nasce “pronto”, mas que depende do meio, das experiências e dos estímulos adequados a cada fase do seu desenvolvimento.

             A psicomotricidade segundo Fonseca apresenta sete elementos básicos que são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estrutura, espaço temporal. Praxia global e praxia fina.

             A tonicidade está relacionada ao tônus muscular e os movimentos realizados, dependendo de estímulos do meio para evoluir.  

            O equilíbrio está voltado para a postura do corpo , ajustando os movimentos  e pode ser dinâmico  ou estático.

            A lateralidade é a capacidade que a criança desenvolve percebendo o próprio corpo e suas partes e está ligada ao esquema corporal. Está divida em três partes: corpo vivido   (movimentação espontânea do corpo), corpo descoberto( construção da sua imagem corporal) e corpo representado( visualização mental do seu corpo em movimento). A criança começa tendo o seu corpo como referencia e posteriormente a partir da vivencia, de brincadeiras e da mediação do  professor passa a se orientar  sozinha pelo espaço, em todas as direções.

            Na estrutura espaço temporal a criança começa associando  o espaço em relação a si própria para depois relacionar a outros objetos e pessoas. Quanto ao tempo, torna-se mais complicado para a criança assimilar. São necessários vários estímulos  e atividades para desenvolver essas capacidade.

             A praxia global refere- se a atividades que envolvem o desenvolvimento e percepção da criança como um todo, permitindo movimentos amplos do corpo.  Já a praxia fina é o desenvolvimento de trabalhos mais finos, com ajuda das mãos e dedos, que posteriormente auxiliam no desenvolvimento da leitura e da escrita.

             A autora faz um paralelo  entre dois teóricos que de dedicaram ao desenvolvimento infantil: Wallon e Vigotsky.

            Wallon defende a teoria sociointerativa, que afirma que a criança  depende da interação com o meio para que a aprendizagem aconteça, através da ação , emoção e tentativa, assim fatores internos e externos são necessários para o seu desenvolvimento.

           Vigotsky baseou-se na teoria sociointeracionista, onde há a relação do sujeito com o meio de forma dinâmica, através de dois níveis  de desenvolvimento , o real ( a capacidade de resolver problemas sozinho) e o potencial( habilidade para resolver esse problema) . Para isso introduziu a área  conhecida como Zona do Desenvolvimento Proximal, que avalia o nível de desempenho infantil e o nível que se possa alcançar.

           Concluindo, o desenvolvimento infantil passa por vários estágios  e os primeiros anos são indispensáveis para o seu desenvolvimento, por isso  é importante que os professores sejam capacitados para atuarem na educação , conhecer e saber atuar com a psicomotricidade para um pleno desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

 

3- Citações

“O papel da psicomotricidade é muito  importante na escola e , apesar de não ser o único método de ensino, é um dos principais para se alcançar um desenvolvimento satisfatório das crianças.”

“O professor (...) se torna o responsável por instruir as crianças a aprenderem a brincar com diferentes  jogos e brincadeiras, de modo  a desenvolver suas habilidades motoras, desenvolvendo seus processos cognitivos, despertando o aluno para o aprendizado.”

“O sujeito se constrói com base em suas experiências com o meio durante sua infância , tornando a educação psicomotora indispensável na formação de base.”

“Para Wallon (1979) é através da motricidade que a criança vai descobrindo o mundo e se  descobre. Ao interagir com o mundo, a criança descobre e aprende sobre seu corpo, o meio em que vive os objetos ao seu redor.”

“Esses autores abordam que o individuo  não nasce programado pela biologia que, apesar de trazer particularidades à nossa existência , o meio em que convive e as escolhas  feitas modifica e auxilia na criação do verdadeiro EU(Fonseca, 1996).”

“(...)  lateralidade (...) é a percepção dos lados esquerdo e direito do corpo  e a preferência  de utilização de um dos lados , sendo determinada pela dominância cerebral.”

“(...) é através da movimentação espontânea do corpo que vai descobrindo e superando seus limites e conhecendo o mundo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com