TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Equipe Anfião

Por:   •  22/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio 2 – Equipe Anfião

Para o desafio 2, optamos por escolher o case de sucesso da empresa SAP, focada no estimulo de contratações que privilegiem a diversidade dentro da empresa. Veremos ao longo dessa proposta que a empresa atuou em frentes variadas de diversidades e ainda conquistou o certificado global de Igualdade de Gênero, que fortalece ainda mais o discurso da SAP.

“A SAP Brasil está entre as mais importantes subsidiárias da empresa em todo o mundo. Com mais de 15.000 clientes, a companhia atua em todo o território nacional apoiada por uma rede de mais de 400 parceiros de negócios. Presente há 25 anos no país, a SAP é líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial e ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor – 77% das transações mundiais são realizadas usando sistemas SAP. Nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e análise avançada de dados ajudam a transformar os negócios de nossos clientes em empresas inteligentes. A SAP também proporciona às pessoas e organizações uma visão de negócios profunda e promove colaboração que os ajuda a permanecer à frente de seus concorrentes. Simplificamos a tecnologia para as empresas para que possam consumir nosso software do modo que quiserem – sem interrupções.”[1]

A empresa em questão apresenta diversos programas e eventos que visam promover a diversidade dentro da empresa, sendo eles:

  • Pride@SAP: trata-se de uma rede global de colaboradores que fazem parte ou apoiam a comunidade LGBTI
  • Mulheres na SAP: compromisso assumido de ter 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até o final de 2017
  • Autism at Work: programa que traz a neurodiversidade em questão. Promove a inclusão de pessoas com autismo no ambiente corporativo, tendo como uma das iniciativas um curso de formação de consultores para pessoas com autismo

Tendo em vista o problema ocorrendo na filial de Dubai da Argo Menthor, vamos focar nos projetos de diversidade da SAP destinados a contratação de mulheres, buscando retirar insights e soluções que possam ser replicados pela Argo.

Em outubro de 2016 a SAP se tornou a primeira empresa multinacional de tecnologia do mundo a receber o Certificado Global de Igualdade de Gênero (Economic Dividends for Gender Equality – EDGE), trazendo de forma inovadora uma série de programas para fomentar a diversidade.

Isso mostra o quanto a empresa está empenhada na questão de diversidade e assume isso de forma aberta, sem que de forma alguma isso demonstre trazer qualquer maleficio para a SAP, apenas benefícios. “Dados apontam as vantagens de promover um ambiente de trabalho diversificado: equipes lideradas por uma gestão com diversidade de gênero têm uma margem operacional 48% maior. Funcionários que sentem liberdade para serem autênticos aumentam sua produtividade em 20%. Ambientes inclusivos aumentam em 39% a satisfação do cliente.”[2] 

Ou seja, pode-se como primeiro passo apresentar tais informações aos superiores da filial de Dubai para que entendam os aspectos positivos dessa diversidade e em como isso pode ser um diferencial estratégico e fonte de inovação frente aos concorrentes da região, que possivelmente passem pelos mesmos problemas culturais de contratação, mas que talvez não deem tanta importância por não terem o nível de excelência e profissionalismo que a Argo Menthor.

Ainda em 2016, a SAP assumiu o compromisso de ter 25% das suas posições de liderança preenchidas por mulheres. Com o sucesso e continua importância dada ao tema, recentemente a SAP firmou um novo compromisso de ter 30% das suas posições de liderança preenchidas por mulheres até 2022.[3] Através do Business Women`s Network @ SAP a empresa consegue criar uma atmosfera inclusiva onde mulheres possam atingir todo seu potencial, tanto interna quanto externamente à SAP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com