TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio 4 • Argo Mentor • FGV • Equipe Laocoonte

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

   FGV SOL – Área de Soluções                
          Educacionais do IDE

Equipe Laocoonte [pic 2]

ALTERNATE REALITY GOALS – ARGo

Matriz do Desafio 4

Qual a proposta selecionada pela equipe?

Proposta 1.

Escreva a defesa da equipe apresentando uma argumentação baseada nos seguintes critérios: ética, viabilidade e contribuição para a imagem da empresa.

No Brasil, o envelhecimento populacional tem crescido em ritmo acelerado e até 2024 os idosos ultrapassarão os 52 milhões de habitantes, entre os quais 7,1% apresentará Alzheimer. No cenário mundial, o gasto mundial com o Alzheimer chegou a 604 bilhões de dólares (em 2010), entre os quais 183 bilhões de dólares referem-se apenas aos EUA, que projeta um gasto de mais de 1,1 trilhões de dólares até 2050.

Frente a este cenário, é necessário o investimento em medicamentos para o tratamento do Alzheimer e a descoberta da nova fórmula tem campo fértil de consumo e de desenvolvimento, reiterando, portanto, que a opção pela quebra de patente e liberação do prazo de sigilo não inviabilizaria financeiramente o projeto. Pelo contrário, dado que a pesquisa com modelo de fonte aberta tipo open source não obriga a empresa a liberar gratuitamente a fórmula, poderia agregar agilidade e redução de custos (diretos e indiretos, cabendo a Argo Menthor a cobrança de taxas de suporte, gerenciamento da interoperabilidade entre os colaboradores da comunidade, além da cobrança para o uso irrestrito da fórmula.

Além da viabilidade econômica, foram ponderadas o aspecto voltado à ética empresarial, tão importante quanto os resultados, o sucesso financeiro, a inovação e a excelência institucional. Ao adotar e aplicar a ética em seus princípios básicos, a empresa é vista pelos colaboradores, clientes, consumidores e demais stakeholders como uma instituição séria, responsável e confiável. A Argo Menthor tem na sustentabilidade e na responsabilidade social importantes pilares de atuação, visando colaborar para a solução de problemas de amplitudes globais, por meio da realização de projetos que propiciem melhor qualidade de vida às pessoas. Novas descobertas no campo do Alzheimer mostra o alinhamento da empresa com ações que democratizam o conhecimento em prol de uma sociedade melhor, mais justa e equilibrada – o que está intimamente ligado à ética e à sua atuação socialmente responsável.

Dado que ações éticas corroboram para a boa imagem da empresa e que nos dias de hoje (segundo de 2021 da PWC Global sobre reputação & branding) é fundamental para as marcas trabalhar a empatia, a capacidade de ouvir a voz dos consumidores e entender suas expectativas, a equipe Laocoonte recomenda um equilíbrio entre o a busca por resultados financeiros e a credibilidade de sua missão e propósito de marca. Ainda que uma fatalidade, o incidente em Gâmbia abalou a reputação da empresa e optar por algo que vise apenas o lucro pode trazer à tona o risco desnecessário da marca ser acusada de greenwashing, o que seria desastroso. Pensando na imagem da empresa como seu ativo mais valioso, é hora de mostrar que a Argo engaja e trabalha a sustentabilidade como um propósito de atuação. Recomendamos a busca pela certificação B Corp – um tipo de “selo” sustentável que garante o equilíbrio entre propósito e lucro nos negócios, usando-o como uma força para o bem. Assim, patentear a fórmula descoberta pela Drª Circe e autorizar a liberação do prazo de sigilo para pesquisas sobre a cura de doenças como o Alzheimer é uma maneira efetiva da Argo Menthor agir, se posicionar e comunicar aos stakeholders a imagem de uma empresa embasada em valores inegociáveis como ética, compromisso social e sustentabilidade, que atua legitimamente em consonância com sua missão, visão e valores.

Ao elaborar a sua defesa, a equipe utilizou alguma das fontes oferecidas pelo ARGo? Detalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com