TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Proficional

Por:   •  16/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: RIBEIRÃO PRETO

ALVARO HENRIQUE BARBOSA FRANÇA        RA 3076246980

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

TUTORA

 A DISTANCIA: TANIA BENITES

RIBEIRÃO PRETO/SP

2016.2

ALVARO HENRIQUE BARBOSA FRANÇA        

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Financeira da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientadora: Tutora a distância Tania Benites.

RIBEIRÃO PRETO/SP

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        4

ANÁLISE DA PRODUÇÃO        6

CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        7

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        9

LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar novas maneiras e técnicas para serem apresentadas para os filhos do dono da empresa Energy que não passa por um bom momento, e agora que os mesmos estão formados querem começar a administrar a empresa e remodelar a administração da mesma.

Essa mudança deverá ocorrer em vários setores da empresa desde a sua administração e relação com os funcionários até a parte final de utilização das baterias esgotadas e que retornam para a empresa. Iremos mostrar para Marcos e André a teoria das relações humanas para melhorar a relação patrão empregado, como investir em novos equipamentos para aumentar a produção e reduzir custo por unidade.

Mostraremos métodos e cuidados na contratação de serviços terceirizados e implantação de ERP, salientando os cuidados que devemos ter em ambos os casos para não contratarmos serviços caros e sem utilidade ou para não termos problemas futuros com a terceirização.

E finalmente maneiras para diminuir os resíduos e baterias esgotadas, métodos que irão gerar economia para a fábrica e também fidelizar clientes e revendedores, sempre buscando as melhores maneiras para cuidar do meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO

PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A teoria das relações humanas ou escola das relações humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força a partir de 1929 após a quebra da bolsa de valores de Nova York. Após a “Grande Crise” gerada pela quebra da bolsa de valores todas as teorias aceitas e seguidas até então começam a ser questionadas, em busca de uma resposta para a causa da crise. As teorias trazidas pela escola de relações humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas, uma vez que elas procuravam identificar os sentimentos, as atividades dos trabalhadores e o modo como esses dois pontos se ligavam. Até então o trabalhador não era tratado de uma forma tão aprofundada, e sim muito mecânica.

Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos:

  • Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica;
  • Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia;

Como principais teóricos da escola de relações humanas podemos citar: Mayo, Roethlisberger, William Dickson, Chester Barnard que criou a Teoria da Cooperação e foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho Mary Parker Follet que foi uma das percursoras ao analisar os padrões de comportamento e a importância das relações individuais.

O princípio base da Teoria das Relações Humanas é de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensastes no local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e o controle administrativo, constitui a sua principal contribuição para a gestão. É a partir daqui que nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo e a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação. Por outro lado, é também a partir da Teoria das Relações Humanas que nasce o conceito de organização informal, onde são definidas, espontaneamente e através dos relacionamentos interpessoais, regras de comportamento, valores sociais e formas de recompensa e sanção social.

Podemos citar as seguintes características como as principais relacionadas a teoria das relações humana:

  • Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.
  • Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.
  • Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.
  • Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.
  • Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.
  • Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos, tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.
  • Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal

ANÁLISE DA PRODUÇÃO

  1. CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL

Custo Total: x² + 8.x + 100 = 200² + 8.200 + 100 = 40000 + 1600 + 100 = 41700

Custo Unitário: (x² + 8.x + 100) /200 = 41700/200 = 208,50

B) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS

Custo Total: 2. (x² + 5.x + 80) = 2 (200² + 5.200 + 80) = 2. (40000 + 1000 + 80) = 2. 41080 = 82160

Custo Unitário: 2. (x² + 5.x + 80) /400 = 82160/400 = 205,40

Como podemos verificar nos cálculos a produção de baterias dobrou e o custo por unidade teve uma redução de R$ 3,10, portanto a aquisição dos novos equipamentos foi vantajosa para a empresa, pois apesar do custo com os equipamentos a mesma irá produzir o dobro de unidades com um custo menos por unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com