TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Alan Araujo Duarte

RA

6600342112

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O objetivo do trabalho é analisar e demonstrar as definições da globalização e seus conceitos, a definição de outsourcing e um estudo de caso de uma empresa detalhando como ela se adaptou no dia de hoje com a realidade da globalização.

Descrição das definições de globalização

Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma combinação entre os países e as pessoas ao redor do mundo. Nesse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transições financeiras e comerciais e espelham pontos de vistas culturais pelos quatro cantos do mundo.

Uma característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. As inúmeras indústrias produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos.

A globalização teve inicio na Era dos Descobrimentos  e se desenvolveu na Revolução Industrial. Isso é resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.

O resultado do processo econômico foi o surgimento dos blocos econômicos – países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Européia.

Fruto de internacionalização da produção  e da internacionalização financeira, a globalização tem produzido também um grande debate entre economistas, sociólogos, cientistas políticos, entre outros, sobre a natureza da globalização.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês que significa Terceirização. Nos negócios, é um processo usado por uma empresa que a organização é contratada para desenvolver uma área da empresa.

A palavra “out” em inglês significa “fora”        , e “source” significa “fonte”, ou seja, a expressão quer dizer que é uma fonte que é de fora, do exterior. Uma empresa geralmente procura uma fonte no exterior para trabalhar numa área do negócio, para então ser mais eficiente e para se concentrar nos aspectos da gestão empresarial.

Esse processo tem suas vantagens, mas também possui alguns riscos, de exemplo o custo é maior. Outra desvantagem é que a terceirização acaba tendo uma dependência de pessoas que não conhecem o negócio e com isso não tem um compromisso e motivação. Outra critica seria que a terceirização contribui para exploração e desumanização do trabalhador, podendo assim voltar aos tempos da “escravidão”.

O outsourcing deve ser bem avaliada pela empresa antes de ser contratada, pois pode trazer impactos negativos ou positivos.

Existem várias empresas no dia de hoje que se encaixam no ramo de outsourcing global, como por exemplo:

- Nissan

- GomaQ

- HP

-Hyundai

Entre outras.

Estudo de caso

A empresa Reis Office foi criada em 1984, com o objetivo de atender uma demanda crescente de equipamentos de escritório, comercializando máquinas de escrever, calculadoras e tele impressoras. Elas trabalha com várias empresas de ramos variados, como por exemplo, Área de Saúde, instituições de ensino, fábricas, seguradoras, dentre outras. Ela está no mercado a mais de 30 anos, desde então vem trazendo as melhores soluções para seus clientes, através de equipes qualificadas e produtos de ótima qualidade. Para assim se adaptar cada vez mais ao mercado competitivo. Seus serviços são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (344.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com