TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

NOME

Alexsandro Valdi Bezerra da Silva

RA

6657397402

Atividade de Autodesenvolvimento

 

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

        

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Este trabalho tem como objetivo falar sobre a globalização, que começou na era dos descobrimentos e se desenvolveu a partir da revolução industrial, Analistas diz que a globalização surgiu de fato depois da guerra, e como resultado teve a revolução tecnológica. A globalização é a interação dos países, ou seja, uma relação de cultura, mitos, economia, pensamentos e atividades com todos os povos e nações. Junto com essa revolução do mundo e sua interação entre povos, surgiu então o sistema neoliberal, que podemos definir como política econômica capitalista que defende a seguinte ideologia: A não participação do estado na economia, pois sem esta interferência, a chance de um país crescer é bem maior, quando não tem influência do estado diretamente em sua economia.

Descrição das Definições de Globalização

Podemos dizer que a Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e pessoas por todo o mundo. Através dele, as pessoas, governos e as empresas trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.  

A Globalização econômica consolidou-se no mundo a partir de meados do século XX com a III Revolução Industrial, também chamada de Revolução Técnico-Científica. Entretanto, o seu surgimento está vinculado ao período das grandes navegações europeias do final do século XV e início do século XVI.

Durante esse período, intensificou-se o processo de colonização. A partir deste ponto, as nações colonizadoras impuseram sobre os povos colonizados, sua cultura e seu modo de ver o mundo. Esses países foram responsáveis pela exploração maciça das riquezas naturais e sociais daquilo que viria a ser mais tarde chamado de Mundo Subdesenvolvido.

A Globalização, nos moldes atuais, é comandada pelas grandes multinacionais e pelo neoliberalismo. Assim, grandes corporações se instalam em muitos países subdesenvolvidos em busca de matéria-prima abundante e mão de obra barata. Essa mão de obra barata não encontra alternativa a não ser a de se sujeitar a receber baixos salários, o que, em termos gerais, acaba configurando a origem da miséria em todo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com