TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Talentos na Indústria com Foco em Resultados e Melhorias

Por:   •  5/11/2021  •  Artigo  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 7

Desenvolvimento de Talentos na Indústria com Foco em Resultados e Melhorias.

Karla Silvestre Maximiano

Prof.ª Maria Helena Veloso Salgado

  1. RESUMO

Este artigo tem como propósito expor as fraquezas da área do processo de manutenção e desenvolvimento de uma micro empresa, apresentando formas e ideias que venham a auxiliar no desenvolvimento e fundamentação da mesma e assim trazer o aperfeiçoamento do desemprenho em seu ramo de atuação, enquanto torna o engrandecimento e o aproveitamento de seus funcionários mais eficiente e proveitoso. Fazendo com que consecutivamente a empresa se torne mais lucrativa e busque ao longo dos meses melhores resultados. O método a ser utilizado para realizarmos tal feito, será o de mentoria, cursos para o aperfeiçoamento, entre outros. Sendo assim teremos bons resultados, formando então uma equipe que consegue trabalhar em perfeita harmonia trazendo assim resultados expressivos. No decorrer deste trabalho, poderemos conhecer a empresa Monte Sinai Usinagem a fundo e analisar os problemas na área de produção de peças e manuseio de máquinas para que com isso possamos buscar soluções para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Mentoria. Treinamento. Comprometimento. Cursos.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Lacombe (2011) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos.

Toda organização precisa entender que desenvolver seus colaboradores significa cuidar e zelar do seu principal ativo, o que significa que é a partir delas que toda e qualquer operação será concretizada. Negócios de sucesso dependem do sucesso individual e coletivo de seus funcionários.

O treinamento se refere ao processo de aquisição de habilidades conhecimentos e competências. Um programa de treinamento tem como finalidade facilitar o aprendizado dos colaboradores de uma empresa. A organização que será implementado o projeto de desenvolvimento de talentos se chama Monte Sinai Usinagem Ltda.

Como podemos encontrar dentro dessa empresa o problema que de fato a faz estar atrás de seus concorrentes? Após uma análise de observação, identificamos que o problema com mais evidência que foi encontrado é o despreparo profissional em relação ao manuseamento de CNC, que nada mais é do que um comando numérico computadorizado, um sistema que permite o controle de máquinas e que são utilizados principalmente em tornos e centros de usinagem.

Depois da análise completa de que maneira podemos concluir a forma em que encontramos o problema a ser solucionado? Com a alta demanda de pedidos de compra, não estavam dando conta da entrega no prazo e também estavam pecando na qualidade do material entregue, assim chegando ao desfecho de que os colaboradores que faziam parte na instituição não supriam toda a necessidade de produção de peças.

Sabe-se que o ambiente corporativo exige das empresas e de seus integrantes um desenvolvimento constante.

  1. OBJETIVO

Verificar por quais circunstâncias estariam havendo muitos casos de retrabalho ou perca total de matéria prima. Analisar a qualidade da mão de obra que está sendo utilizada para a confecção de peças. Analisar a possibilidade de investimento em ferramentas e maquinários que condizem com a demanda e qualidade de produto final que necessitamos possuir para fidelizar os clientes.

Desenvolver pessoas e o crescimento profissional, adequá-las a cultura da corporação, integrar e qualificar a equipe de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, trabalhar para que a produtividade seja maximizada e que não haja retrabalho ou perca de matéria prima por falta de competência.

Será feita a elaboração do programa de treinamento e posteriormente a aplicação será implementada, fazendo com que ocorram as melhorias citadas acima.

  1. METODOLOGIA

Segundo Chiavenato (2014) as organizações mais bem sucedidas investem pesadamente em treinamento para obter um retorno garantido. Para elas, treinamento não é uma simples despesa, mas um precioso investimento, tanto na organização quanto nas pessoas que nela trabalham. 

Segundo Gil (2002) a pesquisa exploratória tem por objetivo aprimorar hipóteses, validar instrumentos e proporcionar familiaridade com o campo de estudo. Constitui a primeira etapa de um estudo mais amplo, e é muito utilizada em pesquisas cujo tema foi pouco explorado, podendo ser aplicada em estudos iniciais para se obter uma visão geral acerca de determinados fatos. Por se tratar de um método de pesquisa exploratório, onde nos aproximamos do objeto de estudo, que nesse caso são os funcionários da empresa Monte Sinai, e assim podemos conhecer melhor a área onde será desenvolvido todo o processo de melhorias. E levando em consideração de que se trata de uma microempresa, neste projeto foram utilizadas as seguintes metodologias:

  1. Mentoria: O objetivo principal é fornecer conhecimento e troca de ideias, de modo que o desenvolvimento profissional seja estimulado.
  2. Cursos de aperfeiçoamento: Se trata de uma modalidade de ensino que é voltada para profissionais de áreas especificas que visa o aperfeiçoamento e a atualização. Tendo carga horaria de 180 horas
  3. Treinamento presencial: Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinandos. E é realizado na própria empresa, utilizando máquinas e ferramentas do cotidiano dos colaboradores.

Todo esse treinamento foi formulado após observações e conversas com alguns funcionários.

  1. DESENVOLVIMENTO

Foi identificado que as empresas com maior índice de sucesso e de

satisfação entre seus colaboradores são aquelas que buscam focar nas habilidades, formações e competências necessárias. Depois de uma analise referente as vantagens e os riscos que isso trata para a companhia podemos notar que uma das vantagens é o fato de estarmos sempre a frente de todos os concorrentes, pelo fato de a mão de obra estar qualificada o suficiente para poder atender com excelência, rapidez e comprometimento todos os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com