TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização dos canteiros de obras: Estudo de caso com foco na melhoria da qualidade e produtividade na construção civil

Por:   •  10/4/2020  •  Resenha  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

Canteiro de obras: a utilização da NR 18 como garantia de segurança, qualidade e produtividade

Autor: Felipe Irma Bezerra

LOIOLA, Camila Teixeira; et al. “Organização dos canteiros de obras: Estudo de caso com foco na melhoria da qualidade e produtividade na construção civil”. In: SEMANA DE ENGENHARIA DO MARANHÃO, 2017. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v.4, n.6, 2017.

O artigo “Organização dos canteiros de obras: Estudo de caso com foco na melhoria da qualidade e produtividade na construção civil”, foi escrito por alunos do curso de engenharia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2017 e publicado, no mesmo ano, na edição especial Semana da Engenharia do Maranhão pela Revista Brasileira de Iniciação Científica. O objetivo dos autores era produzir um estudo para avaliar a segurança, qualidade e produtividade de um canteiro de obras, para tal finalidade realizou-se a análise da organização e planejamento do canteiro de obras de um empreendimento localizado em zona rural do município de São José de Ribamar/MA. Apesar de bem elaborado o artigo apresenta deficiências na análise e interpretação no que diz respeito à produtividade proporcionada pelo canteiro da obra em questão.

O empreendimento em questão trata-se de condomínio residencial com área extensa o que torna possível a construção de um canteiro de obras considerado amplo, neste tipo de canteiro se torna mais fácil a implantação dos diversos elementos necessários para se ter um canteiro organizado e eficiente. A obra contou com 38 funcionários e duração de dois anos, tendo seu início em novembro de 2016. Visando atingir o objetivo estabelecido, os estudantes utilizaram de um questionário e uma lista de verificações, ambos elaborados pelos mesmos, para que fosse possível fazer comparações entre o observado no canteiro e o que regulamentam as normas NR 18 E NB-1367.

O canteiro da obra analisada é de responsabilidade de empresa que conta com certificação ISO 9000, grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade, o que não a isentou de cometer falhas relacionadas à logística e armazenamento. Um fato a ser observado é que a empresa citada anteriormente não possuí operador logístico que realize a manutenção e controle do canteiro, ficando estes sob responsabilidade do engenheiro e do mestre de obras os quais realizam essa função com base em experiência e análise de demanda durante os processos de construção o que pode acabar gerando atrasos e falhas na organização.

O layout de implantação do canteiro proposto pela empresa, em contrapartida ao exposto pelos autores, é razoavelmente organizado na disposição dos elementos pois falha quanto à análise de possibilidade de movimentação dos elementos durante o decorrer da obra. Mesmo com as áreas de operação, administração e vivência exigidas pelas normas, há também erro quanto à quantidade de elementos tendo em vista que depois da implantação do mesmo foi necessário adicionar elementos não previstos. No entanto, de acordo com o artigo, o canteiro de obras possuía ótima sinalização nas vias de circulação e também identificação dos elementos como estabelecido nas normas regulamentadoras.

        Outro ponto importante sobre o canteiro é a utilização de alvenaria como material para as instalações provisórias. Como descrito no artigo o empreendimento realiza várias etapas da construção ao mesmo tempo, sendo o canteiro de obras fixo em um lugar por conta do material empregado nele torna-se difícil o deslocamento de alguns setores para obras que necessitam de certos materiais o que favorece construções próximas aos depósitos e estoques e dificulta para as que estão mais distantes desses setores. Diante disso uma opção seria utilizar materiais alternativos que facilitem a movimentação do canteiro se necessário.

Prosseguindo o estudo os autores fazem a análise e verificação dos elementos dispostos nas áreas de operação, administração e vivência separadamente, dividindo os em instalações provisórias e armazenamento de materiais. Foi feito um apanhado de informações sobre esses dois setores compreendidos no canteiro, este trabalho foi realizado pelos pesquisadores que utilizaram de trenas para medir o que fosse necessário, os dados coletados são comparados com o que é regulamentado pelas normas para que seja possível fazer a verificação de conformidade do canteiro da obra em questão.

        Diante do resultado exposto e fazendo uma comparação com a literatura, é possível apontar diversos erros no planejamento do canteiro desta obra. No entanto os autores do artigo ao qual se faz referência não apresentam no texto os erros e as alternativas para os solucionar. Sendo assim o objetivo ao qual se propuseram não se cumpre, principalmente quanto a análise relacionada à produtividade tendo em vista que a maioria dos erros comprometem esse item.

        Pode-se citar como exemplo de falha no planejamento, as instalações sanitárias. Apesar de atenderem todas as exigências da Norma Regulamentadora 18, no que diz respeito aos banheiros e vestiário, as instalações são superdimensionadas. Há quantidades de chuveiros e armários com cadeado maiores do que o necessário, este último com quase o dobro do número necessário. O mesmo se repete no refeitório que possui mais bebedouros e mesas que o necessário.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com