TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL NA GESTÃOM POR RESULTADOS

Por:   •  8/6/2021  •  Artigo  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL NA GESTÃO POR RESULTADOS

THE IMPORTANCE OF THE PERSONAL DEVELOPMENT IN THE ADMINISTRATION FOR RESULTS

RESUMO

Antigamente as empresas tinham o foco na eficiência da organização, mas com o passar dos anos, as empresas inovadoras passaram a dar mais importância para a eficácia organizacional, isso é, na capacidade de produção dos resultados irrelevante para a sociedade, no entendimento do seu relacionamento do sistema aberto, ou seja, com os clientes e seus colaboradores. Para tanto, o presente estudo bibliográfico apresenta a importância do desenvolvimento dos funcionários para o crescimento pessoal e da própria empresa. Mostra também a diferença da empresa tradicional para a inovadora, a cultura dos resultados e o modelo de processos e seu conjunto de atividades para que, com isso, seja elucidado acerca da importância do desenvolvimento de pessoas na gestão por resultados. Para que este estudo se tornasse possível de ser realizado, fez-se necessário a pesquisa em livros e materiais acerca do assunto em sítios como Google Acadêmico, Google Livros, banco de dados da ScieLo e em materiais físicos disponíveis na biblioteca da instituição. Por resultado, foi diagnosticado que empresas das quais não investem em conhecimento, possuem pequenas chances de crescimento se comparado às empresas que têm a gestão por resultados.

Palavras-chave: Desenvolvimento pessoal. Gestão por Resultados. Competitividade.

ABSTRACT

Formerly the companies had the focus in the efficiency of the organization, but with passing of the years, the innovative companies started to give more importance for the organizational effectiveness, that is, in the capacity of production of the irrelevant results for the society, in the understanding of they relationship of the open system, in other words, with the customers and their collaborators. For so much, the present bibliographical study presents the importance of the employees' development for the personal growth and of the own company. It also shows the difference of the traditional company for the innovator, the culture of the results and the model of processes and his/her group of activities so that, with that, be elucidated concerning the importance of the people's development in the administration for results. So that this study became possible of being accomplished, it was done necessary the research in books and materials concerning the subject in ranches as Google Academic, Google Books, database of ScieLo and in available physical materials in the library of the institution. For result, it was diagnosed that companies of the which don't invest in knowledge, possess small growth chances if compared to the companies that have the administration for results.

Keywords: Personal development. Administration for Results. Competitiveness.

ANA FERNANDES CONSULTORIA ACADÊMICA

41-9-88364859

INTRODUÇÃO

Pensar nos objetivos e resultados pretendidos dentro de uma empresa, se torna cada vez mais relevante, uma vez que a competição está mais acirrada diante de um cenário totalmente adverso ao desenvolvimento econômico pelo qual vem passando o Brasil nos últimos tempos.

Os gestores estão se dedicando cada vez mais ao debate e a reflexão acerca de como estruturar a Organização para alcançar os resultados e como deve ser o comportamento das lideranças nas tomadas de decisões e na objetivação de resultados, que vão muito além de financeiros, isto é, são efeitos ligados às decisões e estratégias, sinais da proximidade que uma empresa está de colocar em prática a sua missão e visão. Para tanto, quem empreende precisa compreender os resultados, as metas e todas as funções da conhecida gestão por resultados (SEBRAE, 201?).

A gestão do desenvolvimento de pessoal constitui-se num grupo de atitudes a serem executadas a longo prazo, objetivando o aperfeiçoamento das capacidades e motivações dos colaboradores, alinhadas com os objetivos da organização. Tal procedimento é direcionado para o desenvolvimento humano, tendo como efeito o desenvolvimento empresarial (ZAVAGLIA, 2006). Em outras palavras, a gestão objetiva deve reconhecer as capacidades de aprendizagem e produtiva do indivíduo dentro da empresa, fomentando a motivação, criação de perspectivas de crescimento, aumentando assim, a contribuição para a melhoria dos resultados da organização (TACHIZAWA, FERREITA e FORTUNA, 2001).

É sabido que a gestão por resultados é um tipo de administração empresarial e tem como objetivo fundamental o resultado esperado e não a metodologia aplicada, nem as horas de trabalho para se atingir o objetivo (ZAVAGLIA, 2006). Por isso é buscada, cada vez mais, melhorias na performance da empresa acerca das metas que serão atingidas, não havendo, portanto, exigências de determinados métodos de agir e/ou proceder uma ação. Todos os colaboradores se tornam responsáveis e participantes para a definição dos propósitos que se pretende alcançar, com isso, esses colaboradores se sentem valorizados e que realmente fazem parte do trabalho, aumentando a autoestima e a motivação. Com isso, vem o questionamento: qual é a importância do desenvolvimento pessoal na gestão por resultados?

O presente estudo tem como objetivo, esclarecer a importância do desenvolvimento humano numa gestão por resultados. Para tanto, focará as análises nas lideranças que fazem uso desse tipo de gestão, visto que o foco está nos resultados, portanto, faz-se necessário que os colaboradores estejam capacitados de forma adequada, motivados e que sejam capazes de criar uma perspectiva e vontade de crescimento dentro da empresa, uma vez que quem atinge os resultados são todos os funcionários envolvidos na empresa.

A hipótese do estudo é averiguar se o desenvolvimento pessoal é realmente importante para a organização que tem gestão por resultado.

METODOLOGIA

DESENVOLVER PESSOAS

Cultura de Resultados

Modelo de Processo

Expectativas para a Área de Gestão de Pessoas

CONCLUSÕES

O processo de treinamento e capacitação de pessoal pode ser definido como o conjunto de ações que como intuito o descobrimento do potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas (ZAVAGLIA, 2006).

A implantação de um programa de desenvolvimento requer da gestão de pessoas, a criação de um ambiente de aprendizagem na organização. As mudanças acontecem muito rapidamente, implicando um processo contínuo de desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos (KNAPIK, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com