TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES NA MELHORIA DE RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Monografias: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES NA MELHORIA DE RESULTADOS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar vários assuntos, entre eles a qualidade de vida e segurança do trabalho, e qual a sua importância nas organizações nos dias atuais. A importância do treinamento e desenvolvimento e da qualidade de vida e segurança no trabalho, e abordaremos também a importância da gestão do conhecimento, informações e inovações para que as empresas possam continuar a competir no mercado dos negócios e que consigam elaborar projetos e planejamentos específicos, que darão suporte aos setores. Contudo, sem deixar de lado aspectos importantes como treinamentos, segurança e qualidade de vida de seus colaboradores. Demonstrar a importância de um programa de treinamento na sua máxima função de proporcionar o aprendizado.

Sendo assim a gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano vestem ser este o maior capital das organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sobre pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.

Entretanto a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”. (Rodrigues 1994, p.76).

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO:

O mercado de trabalho é um meio dinâmico e está em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda essa competitividade e mutabilidade exige que as empresas tenham em seu quadro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado.

O Treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa; para a execução de tarefas. Já o Desenvolvimento é voltado ao crescimento da pessoa em nível de Conhecimento, Habilidade, Ação e Atitude, Valores e Equilíbrio Emocional. A partir da análise de necessidades, elabora-se um plano de desenvolvimento orientado, que abrange ações combinadas de treinamento e acompanhamento. O planejamento de um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso, e têm como primeiro passo:

• Identificar o cliente: Este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Se a identificação do cliente estiver errada, todo o programa perderá o seu sentido.

• Levantamento das necessidades: Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição.

Diagnosticar o problema: nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.

A elaboração de um programa de treinamento sempre será realizada com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.

2.1.1 Tipos de treinamentos:

Existem vários tipos de treinamentos; a escolha do melhor deles depende dos objetivos que se pretende atingir. Podemos dividi-los em: on the job e out the job.

On the job: refere-se ao treinamento dentro do ambiente de trabalho, são treinamentos no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes, são eles: treinamento introdutório, rotação de cargos e programas de estágio e trainee.

Out the job: refere-se ao treinamento fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados em sala de aula, laboratórios ou locais alugados para sua realização, são eles: palestras, seminários e conferências, simulações, dramatizações, estudo de casos e jogos de empresa.

2.1.1.1 Jogo de empresas ou jogos de treinamento:

Sabemos que existe uma diferença entre Jogos de empresa e dinâmica de grupo são duas metodologias diferentes, sendo que para atuar com o jogo é recomendável, também, conhecimento das técnicas de dinâmica dos grupos. Os jogos têm como alvo os processos empresariais, como o planejamento; e as dinâmicas, os processos grupais, que interferem diretamente nos resultados da empresa. Logo, um é auxiliar do outro. As dinâmicas são muito importantes para o desenvolvimento integral do ser humano e dos negócios.

Visto dentre os autores consultados as vantagens assinaladas abaixo:

• Maior compreensão de conceitos, antes considerados abstratos;

• Conscientização da necessidade de um realinhamento de posturas e atitudes no trabalho de equipe;

• Redução do tempo do facilitador (instrutor), já que a vivência favorece a compreensão de conceitos;

• Maior possibilidade de comprometimento do grupo com mudanças que se façam necessária;

• Reconhecimento do próprio potencial e das dificuldades individuais;

• Clima de motivação, afetividade e envolvimento;

• Possibilidades de integração entre os participantes;

• Harmonização dos hemisférios cerebrais.

Existem quatro tipos de avaliações para medir os resultados dos treinamentos.

A primeira é a conhecida Avaliação de Reação, esses resultados podem ser mapeados logo após a aplicação de um treinamento de vendas.

A segunda é a Avaliação de Aprendizagem, o aprendizado pode ser adquirido através da mudança na forma de perceber a realidade, o aumento de conhecimentos ou o aumento de habilidades.

A terceira é a Avaliação de Comportamento, esta define o nível como a extensão da mudança de conduta e de procedimento que ocorre e porque a pessoa participou do treinamento.

A quarta é a Avaliação de Resultados, vai medir o grau de desempenho e produtividade após o treinamento, essa avaliação é medida através de indicadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com