TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial Da Empresa Carolisa Comercio De Vestuários E Acessórios Ltda

Por:   •  1/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DA EMPRESA CAROLISA COMERCIO DE VESTUÁRIOS E ACESSÓRIOS LTDA

Bruna Fenalti Monego 1

Eduarda Rogéri Abreu1

Evelin Mazzuco Grassi1

Maria da Conceição Pereira de Souza1

Reges Veide da Silva1

Sandra Letícia Rossignolo Silva2

RESUMO

Toda empresa tem como objetivo adquirir lucro com a venda de seus produtos e serviços e para isso, é imprescindível atuar de forma inteligente e estratégica. O diagnóstico é um dos principais elementos utilizados para potencializar o desempenho de uma organização no mercado, e este Paper tem como finalidade principal identificar e apresentar um diagnóstico para a empresa Carolisa Comercio de Vestuários e Acessórios LTDA, CNPJ: 12.674.456/0001-16, onde foi utilizada um diagnóstico com base na análise da matriz SWOT, e assim, possibilitando obter um mapeamento das principais forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa e, com isso, o gestor poderá aplicar os métodos necessários para que a sua organização alcance os seus objetivos e seja destaque no mercado em que atua. Com o avanço tecnológico, o uso desses recursos, torna-se necessária para que as empresas criem planos para enfrentar os novos desafios, impedindo gastos desnecessários e maior rentabilidade.

Palavras-chave: Análise SWOT; Diagnóstico Empresarial; Planejamento; Resultados.

1 INTRODUÇÃO

Planejamento estratégico é a base do setor administrativo da empresa que auxilia na construção do seu desenvolvimento e evolução, seja ela pequena, médio ou grande porte. Segundo Rosa (2001, p. 5), “Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência”. O diagnóstico empresarial identifica como a empresa está na atualidade,

1 Graduanda em Administração – Uniasselvi. E-mail: brumonego3112@gmail.com

1 Graduanda em Administração – Uniasselvi. E-mail: baccieduarda@gmail.com

1 Graduanda em Administração – Uniasselvi. E-mail: evelinmg1@hotmail.com

1 Graduanda em Administração – Uniasselvi. E-mail: seica2310@hotmail.com

1 Graduanda em Administração – Uniasselvi. E-mail: silvaareges@hotmail.com

2 Tutor externo - Uniasselvi E-mail: 100105433@tutor.uniasselvi.com.br. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – FLC9031ADG – Seminário Interdisciplinar: Diagnóstico Empresarial.

observando sua realidade em comparação ao mercado e seus concorrentes sempre tentando se atualizar para uma captação maior de clientes e qualidade de serviço. O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. (OLIVEIRA, 2009, p. 5)

Ao realizar o diagnostico conseguimos verificar as possíveis fraquezas do negócio, como por exemplo: falta de lucratividade em algum produto, gastos maiores que o as despesas, desorganização no controle de estoque, entre outros. A partir de um diagnóstico a empresa consegue ter um melhor entendimento dos processos internos e ter um direcionamento a ser seguido nas novas estratégicas para corrigir e ter uma performasse mais forte no mercado.

Neste contesto, seguido pelo diagnóstico organizacional é realizada a pesquisa de dados internos e vistoria nas instalações da unidade e seus departamentos, com o objetivo de conhecer a situação geral da empresa, coletar informações com os colaboradores. O diagnóstico organizacional consiste, então, na primeira etapa do processo de intervenção, constituindo-se como um verdadeiro check-up, uma visão global que indica insuficiências, que permite analisar instabilidades e avaliar os desequilíbrios (PEDROSA, 2004). Torna-se um instrumento valioso para evidenciar a desarmonia entre as estruturas da empresa, ou entre ela e a realidade ambiental na qual está inserida.

2 REFERENCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com