TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dilema das Redes

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição breve dos personagens e o parecer deles sobre as redes sociais:

Tristan Harris:

O primeiro personagem por nós foi Tristan Harris, Ex designer gráfico do Google e ele é tratado como o personagem principal. Tristan foi uma pessoa considerada como a voz da consciência do vale do silício, pois ele acredita que as redes sociais não são transparentes com seus usuários e exigia que todas desenvolvessem um ‘design ético’ aos seus produtos. Para ele, que trabalhava no gmail, as plataformas deveriam ser menos viciantes e deviam ter pessoas para trabalharem e fazerem com que isso acontecesse, isso afetava as pessoas ao seu redor e ele estava prestes a fazer um tipo de revolução...Para Tristan, se você não está pagando por um produto, então você é o produto!

Tim Kendall:

Tim era o ex executivo do Facebook. Para Tim, as plataformas digitais, tais como o Google, tinham feito ótimas coisas para o mundo, conectou pessoas e famílias, distribuiu informações e tudo parecia muito sofisticado e perfeito.

Por outro lado, Tim também achava que assim como tinham o poder de fazer o bem para a sociedade também tinham o poder de prejudicar mesmo que sem total intenção. Para ele o Facebook era extremamente manipulador e fazia tudo para que as necessidades do Face fossem atendidas e assim podendo afetar outras pessoas.

Jaron Lanier:

Jaron acreditava que ‘’o produto é a gradativa, leve e imperceptível mudança em nosso comportamento e percepção’’, e para ele isso era a única coisa que podemos definir sobre como essas empresas conseguem ganhar dinheiro. Essas empresas tem o poder de mudar a percepção do mundo e a forma com que as pessoas o veem e isso vale muito dinheiro!

Para Jaron, as empresas pensam assim: ‘’Como posso mudar o pensamento de determinada pessoa para que essa mudança favoreça e contribua com os interesses comerciais?’’. E são essas decisões tomadas pelas empresas que influenciam tanto o universo de pessoas e modifica tudo ao nosso redor.

Shoshana Zuboff:

Para Shoshana o Facebook fez algo chamado de ‘’experiência de contágio em larga escala’’ e isso funciona basicamente com o Facebook conseguindo afetar emoções e comportamentos no mundo real sem que os usuários sequer tenham consciência. Para ela, empresas como o Facebook vendem ‘’certeza’’, ou seja, a certeza de que quando outras empresas tiverem um anúncio publicado eles serão bem-sucedidos. Para ser bem-sucedido nesse negócio, é preciso fazer previsões assertivas. Previsões assertivas precisam de um ponto fundamental, que são a grande quantidade de dados necessários. Com esses dados não tem erro, tudo será entregue as pessoas certas, na hora certa e no momento certo, fazendo com que as mesmas se entreguem ao anúncio e a empresa tenha a certeza de que irão adquirir seu produto.

Roger McNamee:

Roger investe em empresas tecnológicas a mais de 50 anos e antes era tudo mais normal, as empresas vendiam Hardwares e Softwares aos seus usuários e ofereciam produtos transparentes. De 10 anos para cá tudo mudou, hoje elas não vendem mais esses tipos de produto e passaram a comerciar os próprios usuários.

Para ele, com o tempo você tem a falsa sensação de que todos concordam com você, por que todos na sua linha do tempo publicam o mesmo que você e quando estamos nesse estado é fácil nos manipular. Para Roger o Facebook é um ótimo ilusionista, ele acredita que você não escolhe realmente o que quer ver, os amigos que terá, os produtos que gostaria de comprar e sim o que eles querem que você veja.

Ele ainda comenta sobre os resultados da campanha da eleição russa de 2016 não foi feita por hackers russos ou algo do tipo. Eles apenas usaram dos recursos e ferramentas que o Facebook propiciava para todos seus usuários aplicando a propostos terríveis. Assim é como um controle remoto para a guerra, um país pode manipular a outro e isso tomou um rumo que nunca terá fim.

RESUMO – DILEMA DAS REDES

O Filme ‘’Dilema das redes’’ tenta mostrar o quanto estamos sendo manipulados todos os dias pelo Facebook e pelas outras redes sociais que ele comanda. Somos tratados 24h por dia como rato de laboratórios que estão em constantes experiências para aumentar o faturamento dessa empresa. O Filme explica o poder da ferramenta de persuasão que o Facebook tem e o tanto que isso pode afetar uma comunidade e até mesmo um país inteiro usando apenas botões e manipulando nossos sentimentos.

Para eles, o perigo está quando essas ferramentas caem na mão de ditadores e autoritaristas. Se você quer controlar toda a população de seu país, nunca existiu em toda vida algo mais eficiente que o Facebook para tal uso.

O Filme relata, através de casos, as formas com que essa plataforma faz isso com a população e tenta mostrar à todos o poder que eles tem sobre todos que são seus usuários. As plataformas digitais hoje em dia conseguem fazer a disseminação de narrativas manipulativas de uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com