TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do documentário O Dilema das Redes, de Jeff Orlowski

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de Graduação em Relações Internacionais

Disciplina: Economia Política Internacional

Prof. João Gabriel B. da Costa

A1B (N1) Resenha Crítica 2020/2

Resenha Crítica do documentário O Dilema das Redes, de Jeff Orlowski ¹

Caroline Rodrigues Lopes²

     As redes sociais, atualmente, são uma realidade presente na vida de todos globalmente. Pessoas quando compram um novo aparelho de celular, smartfone ou tablet tendem a fazer, primeiramente, o download dos aplicativos de redes sociais criando uma dependência psicológica e até motora pelo aparelho por causa dos “apps” mais utilizados. Em razão disso, as empresas de redes (ou mídias) sociais se tornaram rapidamente as empresas com maior poder aquisitivo da história da humanidade, chegando a acumular uma quantia de mais de trilhões de dólares.

      No documentário O Dilema das Redes, liberado e exibido no catálogo da Netflix a partir de setembro de 2020, somos apresentados a uma realidade que jamais imaginaríamos que existisse, uma realidade onde as pessoas viraram um produto para as redes sociais, onde no qual os indivíduos que sempre as utilizam pensam que irão ter mais interações com outros indivíduos.

     O documentário é apresentado por profissionais que fizeram parte da diretoria das principais plataformas digitais do mundo como o Facebook, Twitter, Instagram, Google, Youtube e até mesmo o Pinterest. Esses profissionais nos fazem entender como essa rede virou um mercado que negocia exclusivamente o futuro do ser humano em larga escala, já que foram responsáveis em controlar todas as operações que fazemos em nosso dia a dia através de previsões assertivas, já que as empresas de plataformas digitais através de engenheiros tecnológicos, utilizam nossas informações para lucrarem e até mudam nosso modo de pensar propositalmente, manipulando assim o seu produto, “as pessoas”.

     As redes sociais foram manipuladas para satisfazer seu produto, gerando uma falsa recompensa através da psicologia com a tecnologia, perceberam que poderiam dominar nossas emoções por meio da dopamina, neurotransmissor que está ligado ao prazer e bem estar. Por isso recomendam diversos tipos de produtos de acordo com o perfil de cada pessoa, analisados pelas redes sociais, conseguem identificar o que cada pessoa tem de interesse, assim gerando mais lucro pois o tempo gasto em cada plataforma online gera dinheiro para as empresas de tecnologia digital. Utilizam, por exemplo, como ferramenta para atrair a maior atenção possível de cada pessoa a rolagem automática e as notificações.

     Como as redes socias estão prejudicando a sociedade? Além de passar mais tempo preso a uma tela do que aproveitar este tempo em alguma atividade pessoal, o documentário nos mostra que os níveis de autoestima, principalmente de adolescentes do sexo feminino tem caído cada vez mais, aumentando assim, o número de suicídios na infância e adolescência, aumento

________________________

¹ O Dilema das Redes, 2020. Direção: Jeff Orlowski. Roteiro: Jeff Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis. Documentário presentado no catálogo da Netflix.

² Graduanda do 1º semestre do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário Ritter dos Reis. Matrícula: 202022303

também do número de isolamentos, pessoas depressivas, pessoas com insônia, entre outros. As redes sociais mostram ao público o que eles querem ver, fazendo-os acreditar em um falso padrão de beleza, ou seja, uma beleza estereotipada.

     Outro assunto muito importante, apresentado no documentário, que tem prejudicado a sociedade, são as falsas informações compartilhadas em massa, ou seja, as famosas Fake News. Muitas plataformas começaram a divulgar notícias falsas a seus clientes pois descobriram o poder do compartilhamento em massa que emergiu dessa técnica, já que as fake news se espalham até seis vezes mais rápido do que uma notícia verídica, gerando mais dinheiro para as empresas que as anunciam. 

     Como resolver tudo isso? O documentário nos apresenta algumas soluções para diminuir os impactos das redes sociais em nossas vidas, de fato não existe uma solução cem por cento eficiente, mas começar pelos tópicos a seguir poderá melhorar muito seu dia a dia:

  1. Desativar as notificações, pois são uma das principais ferramentas de manipulação das redes;
  2. Não se renda as indicações ou recomendações que os aplicativos indicam, realize sua busca individualmente sobre o que almeja pesquisar;
  3. Siga pessoas e páginas com as quais não concorde, pois assim conheces e aprendes sobre outros assuntos aprofundando seu conhecimento em determinado tema e aprendendo a se questionar sobre novas realidades, mesmo que a mesma não lhe desagrade;
  4. Exclua os aplicativos que não são relevantes para seu dia a dia, como apps de redes sociais ou notícias. Utilize mais tempo para seu prazer fora das redes sociais, lendo um livro ou venho um filme, saia da bolha;
  5. Não durma com seu celular, aprenda a se desconectar dele algumas horas do seu dia;
  6. Tenha consciência de que cliques e tempo nas redes sociais são convertidos para as empresas como dinheiro, portanto clique somente no que realmente valha a pena, fuja do que pareça falso;
  7. Cuidado com as fake news, não compartilhe uma notícia sem antes comprovar sua fonte e se realmente é verídica a história ou fato retratado.

     Os meios de comunicação e a facilidade ao acesso de informação são ferramentas nos quais a globalização nos permitiu expandir, unindo-nos com muitos outros países e aumentando a interdependência que beneficia duas ou mais partes ao mesmo tempo. Contudo, a globalização trouxe a rapidez do avanço tecnológico, no qual cresceu sem controle do certo com relação a mente humana, manipulando cegamente as emoções das pessoas por dinheiro, sem perceber o quanto o psicológico da humanidade está sendo afetado pois pessoas tem estado cada vez mais deprimidas, ansiosas, estressadas e até mesmo agressivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (593 Kb)   docx (545 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com