TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dilemas Éticos Em Detrimento Da Maior Utilização Das Redes Sociais

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Entrevistador: Como você tem enfrentado, no ambiente escolar, os dilemas éticos em detrimento da maior utilização das redes sociais?

Entrevistado: Isso tem sido uma dificuldade para os educadores por conta dos alunos não entenderem qual a real função da rede social, sabe? [
sic] além do fato de nem ser permitido para a idade deles, ainda tem o tempo de uso descontrolado e todos os perigos que eles ficam expostos já que não sabemos quem está do outro lado.

Outro problema que enfrentamos aqui na escola, foi uma briga entre alunos, onde um menino deu um tapa em uma menina e os alunos se mobilizaram contra o aluno, alegando ‘’Feminicídio’’ porque alguns alunos tinham lido sobre violência contra as mulheres no Facebook. Esses acontecimentos nos deixa um alerta para instruir eles sobre pesquisar os termos e sempre ir atrás da verdade, porque estamos vivendo uma era de muita coisa falsa circulando por ai, né?! [sic] Na escola temos tentado lidar na forma do diálogo e da informação, mas precisamos que os pais também direcione em casa, né?! [sic].


Entrevistador: Qual a importância da ética na educação? Quais os direitos e deveres dos alunos dentro da escola?

Entrevistado: Olha, a importância da ética na educação é muito ampla, né?! [
sic] a ética não é só aquilo que eu penso, é aquilo que eu como professora sei que é o correto naquela situação, e cada situação tem que ser analisada porque tudo depende [risos]. Tento sempre pensar no bem comum.

Quanto aos direitos e deveres, bem [sic], é complicado porque acho que falta transparência quanto a explicar as regras aos alunos, mostrar claramente o porquê dele estar errado, muitas vezes um diretor quando recebe um aluno que cometeu alguma infração diz: ‘’Você sabe as regras da escola.’’ Mas a verdade é que o aluno não conhece, ninguém nunca leu pra [sic] ele. Os alunos só vão ter plena consciência de ética na escola o dia que ele realmente souber dos direitos e deveres dentro do ambiente da escola, sabe?! [sic] tem que estar exposto, ser debatido, essas coisas [sic].

Entrevistador: Porque optou pela área educacional? Tem algum elo entre a sua profissão e a Psicologia?

Entrevistado: Entrei para o magistério porque recebi uma bolsa que o CEFAN oferecia na minha época mas descobri que eu queria isso para o resto da minha vida quando comecei a estagiar, observando a prática docente.

O elo é muito grande, a psicologia é quase a base da pedagogia, né?! [sic] toda a parte comportamental envolve tudo que a gente trabalha na escola. A psicologia nos ajuda a identificar os problemas dos alunos, fazer uma mediação com os problemas que eles enfrentam em casa e tal [sic] e também a criar um ambiente de segurança, onde eles saibam que tem com quem contar, que podem se abrir, que aqui não precisam temer nada, aqui é o lugar que vão receber apoio. Tudo isso é da psicologia [risos].


Entrevistador: Como analisa a ética na relação aluno-escola?

Entrevistado: Essa é difícil, porque acho que as coisas no Brasil estão caminhando para muito distante do que a gente vê como ideal, sabe? [
sic] Essa geração é muito peculiar, é realmente difícil de compreender eles [sic], a gente percebe um distanciamento muito grande entre nós e os alunos. Acho que a ética nessa relação é tentar se por no lugar do aluno e tentar entender os dilemas que eles enfrentam, a geração deles né?! [sic] e esperamos deles respeito, aliás, essa relação é uma via de mão dupla de respeito, ai dá certo! [sic]



Entrevistador: Você acha importante a presença de um psicólogo dentro das escolas?

Entrevistado: Sim, acho muito importante e não só dentro das escolas mas também na formação dos novos professores. Eu na minha formação universitária tive um semestre de ‘ Psicologia da Educação’ mas acho que foi bastante vago, que poderia ter tido um aprofundamento para me preparar melhor para lidar com a formação de seres humanos, ultimamente tenho lidado com muitos problemas de Bullying, de mutilação, os problemas de droga e álcool que sempre foram comuns, né?! [
sic]  e as vezes me sinto perdida, nem sempre sei lidar da melhor forma, sinto que não fui preparada para isso. Seria fundamental ter um psicólogo para auxiliar os professores e os alunos, é o ideal para a formação de jovens com controle e inteligência emocional. Psicólogos nas escolas tem que ser uma regra, é fundamental.


Entrevistador: Como a escola auxilia os alunos e as famílias que passam por problemas éticos?

Entrevistado: Trabalhamos muito com a questão de mediação nessa relação dos alunos com a família, procuramos resolver tudo com diálogo, com orientação e direcionamento tanto pros [
sic] alunos quantos pros [sic] pais, né?! [sic]. Ah [sic] tem também as nossas reuniões de pais que são reflexivas, não só falando sobre notas ou comportamento em sala, mas abrangendo todas as questões relevantes do momento, as coisas que estão acontecendo no bairro, na cidade, no país e tal [sic]. Se a questão com algum aluno for muito grave, também procuramos trabalhar dinâmicas em grupo com os outros alunos, também com a intenção de discutir e instruir sobre o problema e como lidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com