TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do filme Dilema das Redes com o livro Psicopolitica

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1 – EM DUPLA

PUC - MG

CURSO: Sistema de Informação - 1º PERÍODO

DISCIPLINA: Filosofia – Razão e Modernidade

PROF(A): Valéria Lima Bontempo

NOMES/DUPLA:

Ana Vitória Araújo de Souza

Ester Mendes Souza

Valor: 5,0

ENTREGA: DIA 24/03

Considerando que o objetivo desse tópico é compreender o ser humano no mundo contemporâneo, pergunta-se: - na sociedade neoliberal o indivíduo é livre? Justifique sua resposta e em seguida, exponha o conceito de psicopolítica.

Na sociedade neoliberal o indivíduo não é livre. Pois antes éramos presos por pessoas externas, mas hoje em dia nós mesmos nos prendemos. O neoliberalismo faz com que muitas vezes o indivíduo se isole, passando a se relacionar apenas por meios digitais, como é o caso das redes sociais, dos sites, blogs, aplicativos etc. Com isso, o indivíduo vê sua liberdade limitada a interações nesses meios, onde muitos dos seus comportamentos são expostos, permitindo que seja monitorado.

O conceito psicopolítica fala que ser livre é estarmos livres de coerção, já que elas são antagonistas. Acreditamos sermos libertos por não sofremos coerções externas, porém, agora ela é interna, podendo causar doenças psíquicas. Entrando assim em um paradoxo.

Como o poder inteligente e o poder disciplinar são abordados pelo autor?

O livro fala do poder disciplinar como aquele que usa da proibição, de ordens para legitimá-lo. Ele nos mostra que esse poder não é o adequado para ser usado no neoliberalismo. Já o poder inteligente do regime neoliberal faz com que o indivíduo se torne submisso de forma inconsciente. Ele se manifesta de forma sutil, flexível e inteligente, assim faz com que as pessoas se sintam livres, quando na verdade são controladas de forma silenciosa; com a ideia de não submissão, mas na verdade estão sendo, inconscientemente, controladas.

Em que consiste a biopolítica? Qual é a visão de Byung-Chul Han sobre o conceito de biopolítica de Foucault?

A biopolítica é uma técnica para governar a sociedade no modelo disciplinar. Na visão de Byug-Chul Han, ele é inadequado para o regime neoliberal, que usa o acesso ao psíquico, já a biopolítica usa em estatísticas demográficas para regular os aspectos da vida.

Qual é a diferença do pan-óptico benthaminiano e o pan-óptico digital?

O pan-óptico benthaminiano foi disposto para indicar um tipo de prisão ideal, onde um único vigilante poderia vigiar os prisioneiros, sem que estes tivessem certeza se estavam ou não sendo observados. Diante dessa dúvida, eles comportam conforme o esperado pelo sistema. Sua proposta era de uma prisão com uma estrutura arquitetônica circular, onde um observador central poderia ver todos os locais. Trata-se então de um sistema pan-óptico com o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com