TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Legislação

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO MONITOR

Direito, Legislação e Ética

“Trabalho Complementar”

Karina Fátima da Silva

Matrícula: 153017

Taubaté – SP

Abril 2015

Faça uma pesquisa sobre assédio moral e dê acordo com o seu entendimento, conceitue e cite três ações que caracterizam o assédio e três que não caracterizam.

Assédio moral é quando se expõe trabalhadores (as) há certas situações que podem ser classificadas como humilhantes, e que venham se tornar repetitivas em seu ambiente de trabalho. Muitas vezes essas humilhações acontecem em relações hierárquicas autoritárias dirigidas a seus subordinados, estas situações podem gerar uma situação da vitima em seu ambiente de trabalho desconfortável, chegando em muitos casos até ao pedido de demissão forçado para que se livre deste desconforto.

Pessoas frágeis não são necessariamente as principais vítimas de assedio moral. Como exemplo, podem ser pessoas que reagem ao autoritarismo do agressor ou que se recusam a submeter-se a ele. Muitas vezes elas têm características percebidas pelo agressor como ameaçadoras ao seu poder.

Por serem situações em ambientes muitas vezes privados, caso a vítima queira colocar na justiça, é preciso provas documentadas e testemunhas idôneas, um esforço vale a pena para provar as humilhações sofridas.

Os agressores se identificam naqueles que são inseguros e tem medo de perder seu espaço, fazendo assim com que tirem do seu caminho aqueles que se julga ser uma ameaça no ambiente de trabalho, ou também o agressor pode ser caracterizado por pessoas com personalidade de domínio, agressivo e com prazer de humilhar os outros.

O assédio moral é um caso que se deve ser bem analisado e rapidamente identificado, pois sérios reflexos podem ser causados vida dos que passam por isso.

Situações que se caracterizam assédio

Não respeitar a limitação individual do trabalhador em público, decorrente de doença física ou psíquica;

Quando o superior não é compreensível as limitações do funcionário, o colocando em situações em que se sabe que não é favorável ou em algumas vezes não possível do funcionário exercer.

  1. Expor o funcionário a humilhação de um cliente, apenas para justificar uma falha em algum procedimento ou atraso na entrega de produtos;

Quando ao explicar um erro ocasional a um cliente, expõe o funcionário com agressões verbais podendo até menospreza-lo com palavras e adjetivos que não se encaixam a situação.

  1. Manter o funcionário isolado do resto da equipe mantendo em um espaço físico sem as condições necessárias;

O funcionário escolhido como vítima de um assédio moral, é isolada do grupo sem explicações, passando a  sofrer humilhações,se expondo a situações que a permitam se sentir ridicularizada, hostilizada.

Não se caracterizam assédio moral

  1. Eventuais “broncas” não se caracteriza assédio moral;

Quando essas broncas acontecem eventualmente, e não de uma maneira agressiva.

  1.  Comentários e críticas feitas de boa fé;

Quando estes comentários são feitas com o propósito de resolver a uma situação, caracterizando-se como crítica construtiva.

  1. Controle e cobranças das atividades profissionais, desde que não sejam humilhantes.

Quando o superior tem o controle de suas atividades de uma maneira tranquila sem pressões e humilhações psicológicas, e desde que não de a entender aquela situação de “perseguição”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com