TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito e Legislação

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE – BH1

ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA

        

Alunos:

Cinthia Paula

Gustavo A. Avelino

Henrique Visintim Diniz

Jessica Tamyres

Jonathan Luiz

Rafael Mariano

Stella Basso

4ª SÉRIE

BELO HORIZONTE

ETAPA 1

(passo 1)

        

Conceitos fundamentais de Matemática Financeira

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. Ela estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo e a variáveis responsáveis por esta mudanças, tais como os  juros simples e o juros composto.

  1. Regime de capitalização simples (juros simples)

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce seguindo uma reta, portanto independe se o juros serao pagos mês a mês ou no final do período total.

  1. Regime de capitalização composta (juros composto)

Neste regime ao contrario do juros simples, a base de calculo é sempre em cima do valor futuro (FV), é o que chamamos de “juros sobre juros”. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte.

Para tanto uma ferramenta essencial para realizar tais cálculos de forma rápida e pratica é uma calculadora (HP12C), que é antiga, pouco conhecida, sem grande presença de tecnologias, no entanto realiza cálculos com muita

exatidão e faz com que administradores ganhem tempo pois suas teclas resolvem cálculos que levaria minutos, ela faz em segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com