TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA PROPAGANDA NOS HÁBITOS DE CONSUMO ALIMENTAR: ORIENTAÇÃO OU INCENTIVO AO CONSUMO?

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

BEATRIZ NARDI SIQUEIRA

O EFEITO DA PROPAGANDA NOS HÁBITOS DE CONSUMO ALIMENTAR: ORIENTAÇÃO OU INCENTIVO AO CONSUMO?

RIO DE JANEIRO

2022[pic 3]

[pic 4]

BEATRIZ NARDI SIQUEIRA

A MANIPULAÇÃO DA PROPAGANDA NOS HÁBITOS DE CONSUMO ALIMENTAR: ORIENTAÇÃO OU INCENTIVO AO CONSUMO EXAGERADO?

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina TCC1 do curso de Publicidade e Propaganda da Facha.

ORIENTAÇÃO: PROF. MARIA HELENA

RIO DE JANEIRO[pic 5]

2022

SUMÁRIO[pic 6]

1  INTRODUÇÃO

3

1.1  Tema

3

1.2  Delimitação do tema

3

1.3  Definição do problema

3

1.4  Hipóteses

4

1.5  Objetivos

4

1.5.1  Objetivo geral

4

1.5.2  Objetivos específicos

4

1.6  Justificativa

6


1 INTRODUÇÃO[pic 7]

Através da história, observa-se com a crise do sistema feudal, o surgimento do mercantilismo, o qual evoluiu tornando-se hoje o Capitalismo objetivado por Max Weber.

A Publicidade, sem dúvida, é o principal meio para o capitalismo atingir seu objetivo. Este método para atingir os consumidores com certeza é o mais eficaz e lucrativo para as empresas.

A preocupação dos que trabalham com o Direito Consumerista é justamente a imposição de limites a estes anunciantes que não medem esforços para obter lucros, desta maneira, desrespeitam os valores sociais dos cidadãos com a falta de informação.

Inicialmente serão discutidos os aspectos teóricos da publicidade, seus efeitos frente ao consumidor, bem como a diferenciação entre os termos "propaganda" e "publicidade".

A questão seguinte a ser levantada, será analisar o efeito das fake news em propagandas de consumo alimentar e entender os novos padrões do capitalismo.

Nos últimos capítulos será tratada a questão da responsabilidade em torno da saúde da população, através da contrapropaganda e responsabilidades do governo que deveriam compactuar e ser em prol da saúda da população.

Não há limites quando se trata dos lucros exorbitantes. A doutrina do capitalismo prega, que o consumidor antes de tudo é vulnerável e hipossuficiente, com isto é preciso a conscientização dos militantes a fim de lutar por igualdade com os publicitários, que se encontram à frente.

1.1  Tema

   A propaganda se esconde e manipula o mercado ao lado do capitalismo que a cada dia lucra mais e têm contribuído para a mudança dos hábitos alimentares de crianças e adultos de todo o mundo: incentivando o consumo exagerado e prejudicial à saúde. Ao mesmo tempo, difundem a todo momento, novos padrões estéticos, criando um labirinto onde a população é estimulada e manipulada a todo tempo através das multimídias.

1.2  Delimitação do tema

É visível que estamos cada vez mais suscetíveis a uma enorme quantidade de informações da indústria alimentícia na mídia, que exerce papel fundamental na influência do poder de formar hábitos alimentares na população. Através das multimídias, vende-se a ideia da necessidade de se consumir algum produto e mostra-se sempre o ponto positivo, deixando de lado, de forma estratégica, os reais perigos para a saúde decorrentes do seu consumo exagerado e constante.

 O marketing dessas indústrias ultrapassa o limite de ética e bom senso, pois as mesmas empresas que são responsáveis por contribuir com o aumento de problemas de saúde como: diabetes e outros agravantes, patrocinam eventos de estudo e pesquisas na área da saúde, visando também, a participação em mais uma possível nova área de investimentos. Os centros de pesquisas constroem parcerias com empresas alimentícias e, com isso, os pesquisadores têm a tendência de mostrar resultados com a intenção de beneficiar essas empresas e enganar a população. Isso contribui com a falta de informação para os consumidores, deixando de lado informações importantes e verdadeiras de estudos, que poderiam contribuir para uma verdadeira e necessária mudança no padrão de consumo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com