TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO FEEDBACK

Por:   •  7/2/2018  •  Resenha  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FACULDADE JOAQUIM NABUCO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

 DE RECURSOS HUMANOS

Gilmar Xavier de Almeida

O EFEITO FEEDBACK

RECIFE

2014

[pic 3][pic 4]

FACULDADE JOAQUIM NABUCO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

 DE RECURSOS HUMANOS

Gilmar Xavier de Almeida

O EFEITO FEEDBACK

Resenha apresentada como requisito para obtenção de nota em avaliação de aprendizagem, referente a 1ª unidade do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da disciplina: Seminários Gerenciais II, sob orientação do Profº Anderson Miranda.

RECIFE

2014

  1. INTRODUÇÃO

           A presente resenha tem o objetivo de abordar o tema : EFEITO FEEDBACK tendo como base pesquisas elaboradas em obras, artigos etc... Para o presente assunto é complementar o conhecimento dos indivíduos que estão ligados à área de Recursos Humanos e/ou Gestão de Pessoas, bem como, orientar aos profissionais na forma mais clara possível, que é possível sim que os envolvidos diretamente com o planejamento estratégico das organizações modifiquem o rumo da empresa com a utilização dessa ferramenta.

        Toda organização precisa além de: um modelo estratégico que impulsiona o desenvolvimento, a competitividade e garante a prosperidade da organização de forma sustentável e contínua, precisa utilizar essa ferramenta chamada feedback no seu sistema de aperfeiçoamento profissional.  E para o RH esse é o grande desafio, saber gerir pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados.

        Citaremos no conteúdo, os pontos positivos e negativos que o tema produz, com a análise contextual do assunto pesquisado, sempre com o objetivo de praticar no futuro o que hoje estamos abordando dentro do âmbito profissional, em forma de pesquisa acadêmica.

  1. DESENVOLVIMENTO

       Dentro do contexto do tema estabelecido para a presente pesquisa, está o livro: Preciso saber se estou indo bem, escrito por: Richard L. Williams, pois o mesmo trata da importância em dar e receber feedback. Muitas vezes o retorno que damos em qualquer relacionamento, seja ele profissional ou pessoal, pode tanto contribuir para o sucesso do mesmo, quanto pode contaminar e destruir a relação, diz o autor.  Pois é bem verdade o que diz o mesmo na presente obra, haja visto que a necessidade dos seres envolvidos em determinado processo se completa com uma resposta, seja ela positiva ou não, mas o mais importante é que ela seja exposta de forma clara e objetiva. Isso também deve-se ao fato de que toda relação humana  com ações direcionadas, são categoricamente preceituadas por pessoas de níveis e visões amplas, com o objetivo de alcançar a perfeição em qualquer que seja a área, para o real cumprimento das determinadas atividades das organizações. Nesse ponto fica bastante óbvio, que estamos incluindo ao tema o fator preponderante do nosso dia-dia, neste caso o mundo corporativo de um modo geral. Conforme relata o autor, o feedback exige 04 (quatro) fatores primordiais: paciência, correção, elogios,compreensão.

       Segundo Giovanna Mandetta  Graduada em Pedagogia com foco em Empresas. Practitioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguísta e pós-graduanda em Psicopedadogia Institucional, o feedback é uma arma poderosa, mas que pode ser letal se utilizada de maneira errada. Se o retorno não estiver baseado em fatos concretos e estes sendo expostos, seu resultado pode ser inconsistente. Neste mesmo artigo a mesma diz que: Para nos situarmos melhor precisamos entender primeiramente seu significado. De raiz inglesa, a palavra feedback significa o mesmo que "retorno". Um retorno que para o mundo corporativo origina-se das ações, dos planos e dos resultados apresentados pelas equipes.      Hoje em dia a competitividade do mercado de trabalho está de forma muito avançada em todos os sentidos. Um fator que tem bastante influência nessa questão é exatamente o corpo funcional das organizações. Isso porque a parte dominante do aprendizado sempre será as pessoas de uma forma geral.  A estratégia das empresas, no sentido de se tornar firme e forte no ramo que atua, sempre será guiada por pessoas, com pessoas e para as pessoas, atingindo determinados pontos que são fundamentais para o seu crescimento e fortalecimento estrutural.  Analisando o contexto do artigo pesquisado sobre o tema feedback, é extremamente fundamental que o profissional sempre tenha um retorno, sobre seu desenvolvimento dentro da organização de um modo geral. Dessa forma o efeito causador dessa resposta poderá ser bastante positivo, pois a melhoria na execução das tarefas, atividades diárias, bem como o desenvolvimento e a estruturação das competências do indivíduo tende a ficar mais nítida, tendo em vista que isso pode valer a sua permanência na organização. Mas como diz a autora, “o feedback é uma arma poderosa, mas que pode ser letal se utilizada de maneira errada. Se o retorno não estiver baseado em fatos concretos e estes sendo expostos, seu resultado pode ser inconsistente.” Todos os que emitem

O economista Carlos Hilsdorf, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade, define o feedback com uma importante ferramenta gerencial e de liderança. Ele também dá 10 dicas para receber feedback de maneira adequada:

 1) Jamais viole o princípio da confiança.

 2) Jamais viole o princípio do respeito.

 3) Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética.

 4) Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção).

 5) Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback.

 6) Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback.

 7) Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback.

 8) Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível pessoalmente).

 9) Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha a constrangimentos).

10) Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida!

O líder gera no liderado o desejo por feedback, o não-líder gera aversão a feedbacks!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (332.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com