TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA - CAMPUS JULIO DE CASTILHOS[pic 1][pic 2]

EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE BACHAREL

EM ADMINISTRAÇÃO

Com base no que foi discutido em aula sobre as questões da crise ética no Brasil e no mundo hoje, expliique na sua visão como chegamos até aqui?

A crise ética brasileira vem crescendo constantemente, a mesma teve inicio no período do descobrimento do Brasil,  sendo alguns fatos que podem ser considerados falta de ética: a invasão dos portugueses para extração das riquezas brasileiras, a escravização dos indios brasileiros e a situação em que os escravos precisavam esconder suas economias dentro dos santos religiosos para não ficarem sem dinheiro, caso contrário tomavam-lhe todo montante que possuiam.

Considera-se falta de ética, não pagar as contas, não pagar os impostos  ou até mesmo passar por cima de alguém para ganhar mérito, vem de encontro destes fatores o individualismo, onde se busca cada vez mais a produção, a venda, a busca por dinheiro, a ambição, e não se pensa na igualdade social entre as pessoas.

A geração atual vem vivendo num constante consumismo e individualismo, onde o pensamento é voltado apenas para si e há uma busca por ser melhor que o outro, ao longo dos anos a percepção de ética vem se perdendo, onde o capitalismo e o consumismo vem se tornando sistemas que se comportam de forma insensível, como se não houvesse amanhã, sem a necessidade de guardar dinheiro, pensar no próximo, ser empático, se colocar no posicionamento do outro. Como exemplo de falta de ética no nosso dia a dia, é a corrupção vinda de líderes brasileiros, aquele troco que recebe-se a mais no mercado e não é devolvido, e até mesmo quando se diz que foi pago algo, quando na verdade não foi.

 No momento atual a população busca viver uma vida fictícia tentando copiar as regras impostas pela sociedade, buscando uma vida perfeita, um corpo perfeito, status, likes, postagens e ser sempre melhor do que os demais. Complementa-se ainda que as pessoas passaram a adotar um comportamento antissocial, deixando de se visitar, de trocar idéia, buscar o certo e o errado, e estão se fechando para um mundo digital sem perspectiva alguma, podemos perceber ainda que estas pessoas estão sendo moldadas pelas mídias, afastando a crítica e o questionamento de suas vidas.

Acredito que a ética brasileira tem tendência em piorar, devido a era tecnológica continuar crescendo constantemente e as pessoas não procurarem mais o contato umas com as outras, não terem cuidado para não magoar o outro, ser empático e caridoso e se colocar no lugar do outro.  No meu ponto de vista, algo que poderia minimizar um pouco seria criar um vínculo de empatia, cuidar um dos outros, não querer passar por cima das pessoas para alcançar resultados, buscar ajudar o próximo, observar a desigualdade social brasileira e buscar  minimizar este fator na nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com