TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DO CEARÁ COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

Por:   •  26/10/2017  •  Monografia  •  8.601 Palavras (35 Páginas)  •  5.910 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO FIC

                                                CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

             TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ORGANIZACIONAL

ÉRIKA JANE ARAÚJO DA SILVA

FORTALEZA, CEARÁ

2016

[pic 2]

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ORGANIZACIONAL

ÉRIKA JANE ARAÚJO DA SILVA

                

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DO CEARÁ COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

ORIENTADOR (A): Prof.ª

                      ANA CRISTINA ROBALLO FABBRI

FORTALEZA-CEARÁ, 2016.

RESUMO

Neste trabalho serão abordados os conceitos, as causas, os efeitos, as necessidades referente a sustentabilidade ambiental organizacional, além de batermos na questão educacional de como poderíamos contribuir em prol do meio ambiente,propormos estratégias na qual as empresas possam ofertar para a sociedade . Abordaremos a evolução histórica da questão ambiental, a importância do desenvolvimento sustentável como novo paradigma, o relacionamento das empresas com o meio ambiente, o papel das empresas junto a comunidade. O tema abordado neste artigo tem grande relevância para a sociedade, pois se trata de um assunto bastante abordado na contemporaneidade.  

Palavras-Chave: Sustentabilidade Ambiental Organizacional, Desenvolvimento Sustentável, Relacionamento das Empresas com o meio Ambiente.

   

                          

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................ 5,6

2. Referencial Teórico .......................................................................................... 7

2.1 A Evolução Histórica da questão ambiental ...................................................... 7

2.2 O Homem e a natureza na pré História ............................................................. 7

2.3 Industrialização e Meio Ambiente ..................................................................  10

2.4 O Problema Ambiental no século XX................................................................11

2.5 O Protocolo Verde ......................................................................................... 12

2.6 O Principio Poluidor Pagador (PPP) ...............................................................  13

2.7 O Controle Ambiental de Áreas Verdes  ........................................................... 14

2.8 A resposta das Empresas.................................................................................  16

3.0 As Normas ISSO-14000............................................................................................17         4.0  A Necessidade de uma cultura ambiental nas organizações ...............................  18

4.1 Razões para praticar a sustentabilidade.....................................................................20

4.2 Educação Ambiental para crianças e Adolescentes...................................................21

5.0 Considerações Finais.................................................................................................22

6.0 Referências.................................................................................................................24

1. INTRODUÇÃO

As teorias organizacionais e sustentabilidade ambiental estão sendo desenvolvidas desde o século XVIII, juntamente com a revolução industrial, desde então escolas de pensamentos, teorias de administração e epistemologias passaram a ser ensinadas e a formarem gestores por todo o mundo. Entre os principais nomes e marcas destas escolas de pensamento, observa-se que não deram muito certo, devido a falta de experiência no que se refere ao impacto causado por tudo ou todas estas linhas de pensamentos, ninguém imaginava o que iriam causar ao meio ambiente uma degradação irreversível que futuramente vieram a desencadear a escassez dos recursos naturais, tanto nas organizações quanto em sua sustentabilidade, que hoje temos como foco global e como um critério a ser observado juntamente nas organizações.

As ações voltadas para a prática da sustentabilidade ambiental nas organizações são as que sua cultura autoriza, mas as estruturas, os perfis dos empreendedores, as culturas de cada uma, tudo isso vai influenciar em como as organizações vão olhar e praticar a sustentabilidade. Somente agora em pleno século XXI o mercado sustentável, devido a vários acidentes ambientais que estão colocando em risco a saúde e a vida do planeta e não somente o lucro das organizações, estes impactos ambientais fizeram com que as organizações buscassem cada vez mais a redução de desperdício de recursos naturais e consequentemente dos prejuízos gerados por estas causas, o que não significa que estas estão longe de não praticarem o desgaste e degradação do meio ambiente. Estamos em uma época em que a sustentabilidade ambiental nas organizações não se prende somente em um tema a ser discutido por gestores, empreendedores, mas que abrange uma vasta gama de conhecimentos e pensamentos envolvidos no assunto, se acabarem determinados recursos naturais e até serem desenvolvidos outros métodos de se fazer riqueza com o mesmo produto, estas organizações poderão sofrer, ou até desaparecerem por falta de matérias primas. Entre todos os indicadores financeiros, risco analítico, temos também os índices totalmente voltados para a questão da sustentabilidade, mas há um especifico e chama-se Pegada Ecológica, ele pode medir diversas coisas e entre elas o tempo de esgotamento dos recursos naturais, entre outros. Conforme veremos ao decorrer desta pesquisa.                                                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com