TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.022 Palavras (21 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 6

2.3 GESTÃO DE PROJETOS 9

3 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio tem por finalidade o aprofundamento de assuntos tratados em administração de produção e logística, empreendedorismo e plano de negócios e gestão de projetos. Matérias abordadas no sétimo semestre do curso de administração da UNOPAR.

Com ele, pretendemos melhorar nossos conhecimentos nestas áreas uma vez que, são assuntos bastante extensos e de bastante conteúdo foi preciso muita leitura em bibliografias referentes.

Atualmente com a globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as organizações devem repensar suas práticas e processos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, no entanto, somente a busca por melhorias não vai dar garantias de torná-la uma organização competitiva. É necessário adotar um diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, assim como também os seus melhores colaboradores, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a forma de produzir e oferecer os produtos ou serviços da melhor maneira.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO

PERFIL EMPREENDEDOR

O perfil destes dirigentes é de empreendedores, pois estavam com o desafio de transformar e desenvolver uma estratégia, onde uma empresa com imagem do passado deveria se tornar uma empresa moderna e atual. O Brasil é um país desafiador na área de empreender, pois a carga tributária, as leis trabalhistas se tornaram um problema a mais, a burocracia complexa, e a economia estagnada, se tornaram o maior dos desafios de fazer e dar certo.

OPORTUNIDADES AINDA NÃO EXPLORADAS

As empresas têm passado por um processo de transformação, organizando-se para poder dar respostas eficazes e rápidas, aos problemas ambientais, especialmente, aqueles que se referem à competição e posicionamento de mercado. A Seleto tem a visão de ser uma das mais conceituadas e competitivas empresas alimentícias da América do Sul, reconhecidas pelas práticas de qualidade, sustentabilidade e renovação. Mas para isso deve ficar antenada nas novidades, não basta ter o melhor sabor, mas deve sempre identificar e aprimorar seus conhecimentos na área.

A Seleto deve transformar a hora do “cafezinho” em oportunidades de negócio, é onde as oportunidades aparecem. Tudo envolve pessoas, isto é possível através da condução de reuniões produtivas, da criação de um espaço físico próprio para o grupo, da criação de sinais específicos do grupo, da divulgação dos resultados, do desenvolvimento de reconhecimento de esforços especiais, do desenvolvimento, por parte do gerente de projeto, de um comportamento voltado às pessoas de uma correta estruturação quanto às responsabilidades de cada membro do mesmo. Assim, qualquer segmento a ser seguido, qualquer área de negócios, faz-se necessário um plano bem elaborado em longo prazo para que as empresas logo não se extingam.

ANÁLISE DE MERCADO E O PLANO DE MARKETING

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade. Para se obter uma estratégia correcta é necessário ter um correcto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução.

2.2 SEGUNDO DESAFIO

O mercado alimentício é um dos que mais cresce no Brasil, o que leva a ser um ambiente de alta concorrência, cuja rivalidade ocorre em especial nos preços, distribuição (ponto-de-venda) e na atualização constante no portfólio de produtos.

No mesmo segmento em que a empresa está inserida ( café, biscoito, guloseimas, etc.), houve um grande aumento de consumo por parte da nova classe C. Entretanto, os consumidores em geral buscam, cada vez mais, uma alimentação saudável, muitas vezes trocando os alimentos acima citados, por outros mais nutritivos.

Neste contexto, a empresa possui marcas bem posicionadas e com comunicação constante e eficiente.

Plano sumário

Titulo do projeto. O passar dos anos na empresa Seleto e sua evolução até os dias de hoje.

Descrição do projeto. Elaborar um plano de marketing para divulgar e atrair clientes para a empresa Seleto na cidade que foi implantada uma nova sede, através de uma grande festa de inauguração.

Objetivos e metas.

Divulgar a inauguração de mais uma sede da empresa Seleto Alimentos em Toledo, tornando-o uma empresa conhecida não só no seu bairro de atuação mas em toda cidade e região, atraindo novos clientes, buscando um público diferenciado na faixa etária de 25 a 30 anos, alavancando os negócios da nova empresa.

Necessidades e justificativas do projeto. Para este tipo de produto, os motivadores de compra, ou seja, o que faz o consumidor procurar este tipo de alimento, são a busca pela praticidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com