TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.970 Palavras (20 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        5

2.2        EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        6

2.2.1        Perfil dos Dirigentes        6

2.2.2        Oportunidades Não Exploradas        7

2.2.3        Análise de Mercado        7

2.2.4        Plano de Marketing        10

2.3        GESTÃO DE PROJETOS        12

2.3.1        Plano Sumário – Evento de Inauguração        13

2.4        ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        14

2.4.1        Melhor Localização        14

2.4.2        Requisitos Necessários para a Produção Esperada        16

2.4.3        Programa de Qualidade Proposto        18

3        CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        22



  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa bibliográfica em gestão de operações e projetos é baseada em uma pesquisa sobre um empreendimento farmacêutico da região como base para criar uma empresa conforme assuntos abordados nas disciplinas estudadas no sétimo semestre.  

O objetivo geral desta pesquisa é aprofundar os conhecimentos em Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística. A seguir veremos como implantar os métodos de tais disciplinas no planejamento de uma nova organização.

Um projeto normalmente começa quando pelo menos um dos cinco eventos ocorre: demandas de mercado (inovações para fazer frente aos concorrentes), necessidades dos clientes, avanço tecnológico (surgimento de novas tecnologias impulsionam seu avanço para não ficar para trás), requisitos legais (lançamento de novas leis), estratégia organizacional (lançamento de novos produtos no mercado). O projeto termina quando os objetivos foram atingidos ou quando fica claro que os objetivos não serão ou não poderão ser atingidos (por falta de recursos, por exemplo), ou ainda quando o projeto não for mais necessário (não existe mais demanda ou necessidade para este produto).

O gerenciamento de projetos possui alguns conceitos bastante importantes para que se possa ter um bom entendimento da área. Saber as diferenças entre projetos e operações e como eles podem estar relacionados a programas e portfólios, o que são processos e como eles estão incluídos no gerenciamento de projetos, além de saber qual é o papel do gerente de projetos torna-se crucial para aqueles que querem começar a entender a área de gerenciamento de projetos, e isso é o que será possível aprender no decorrer desta pesquisa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Muitas vezes comenta-se que estão desenvolvendo um projeto, ou que se tem ideias para fazer um projeto, mas se for observar alguns detalhes, primeiramente, um projeto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator. Isto diferencia projetos de operações regulares de uma empresa – a produção em série de margarinas é uma operação da empresa. Em segundo lugar, um projeto tem um fim bem definido, ou seja, tem um objetivo claro, que quando atingido, caracteriza o final do projeto. Isto faz com que o desenvolvimento de um novo negócio, como o da Fórmula Farm, por exemplo, possa não ser considerado um projeto.

É possível dizer que a criação deste planejamento é um projeto, mas o conteúdo do documento em si não, uma vez que se trata de um negócio novo, e – salvo exceções – negócios são feitos para durar indefinidamente, não para terem um final em um determinado momento.

Portanto, vamos evitar a confusão feita por muitos que limitam a definição de projeto como envolvendo um novo negócio, pois projetos podem ser de inúmeros tipos e tamanhos diferentes, e podem envolver áreas de atuação diferentes, eventualmente não tendo nada a ver com a criação de um novo negócio.

Da mesma forma que existem técnicas para executar cada atividade dentro do processo de gerenciamento de projetos, existem ferramentas para auxiliar as atividades de gestão de projetos, e há ferramentas bastante sofisticadas, como alguns softwares bastante conhecidos, como Microsoft Project, os pacotes da empresa Primavera, Timecontrol, ABT, entre outros inúmeros aplicativos de apoio à gestão de projetos existentes no mercado. É importante ter consciência de que muito há para se apresentar sobre o tema ainda, muitas são as técnicas de gerenciamento de projetos existentes e que podem ser utilizadas pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com