TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3. GESTÃO DE PROJETOS........................................................................................4

4. ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E LOGÍSTICA................................................8

5. EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS............................................13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

          Neste trabalho, procurei mostrar a ascensão da Gestão de Projetos devido o aumento da importância estratégica dada aos projetos nas organizações,  visando um resultado dentro da mesma. As empresas hoje veem a gestão de projetos como, além de uma ferramenta estratégica, mais uma área da administração. Tendo projetos como iniciativas não repetitivas – empreendimentos únicos com um começo e um fim. Como ferramenta auxiliar na execução de projetos, o PMBOK descreve as atividades essenciais no andamento de um projeto, os processos envolvidos e as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Tendo o Guia PMBOK como referência às atividades de gerenciamento de projetos, pode-se seguir o passo-a-passo das atividades que a gerência de projetos deve seguir.

          Na administração da produção e na logística, procurei trazer os conceitos e aplicabilidades dos projetos das redes de operações produtivas, os planejamentos e o controle da capacidade de produção, assim como também o melhoramento da produção por meio do ciclo PDCA e pelo 5s.

         

        


  1. DESENVOLVIMENTO

  GESTÃO DE PROJETOS

          Sendo uma área de conhecimento muito importante, o gerenciamento de riscos visa basicamente aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto de eventos adversos.

          O plano de gerenciamento de riscos define, entre outros itens, a metodologia a seremusadas, as funções e responsabilidades, a orçamentação, as categorias de risco, a definição da escala de probabilidade e impacto dos riscos, a matriz de probabilidade e impacto, os formatos de relatórios, etc.

          Assim,o planejamento do gerenciamento de riscos tem a função de definir como abordar e executar as atividades de gerenciamento de riscos em um determinado projeto.  Um planejamento cuidadoso e explícito aumenta a possibilidade de sucesso dos outros processos desta área de conhecimento.

         A Escola de Rock, utilizou o plano de gerenciamento de riscos no momento em que fez um planejamento cuidadoso com o estudo da possibilidade de implementação de um novo sistema computadorizado para gerenciar as tarefas da fábrica.

          A definição correta, na visão do PMBOK, é a seguinte: o risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto.  Desta forma os processos desta área de conhecimento tratam de todos os aspectos relevantes em relação aos riscos que podem vir a acontecer em um projeto, seja ele positivo ou negativo.

As estratégias de riscos negativos é a prevenção, ou seja, onde busca reduzir à probabilidade ou o impacto do risco a zero.  A transferência é a estratégia que faz a passagem do impacto negativo de uma ameaça para terceiros, assim como num seguro, e para finalizar a estratégia negativa, vem a mitigar, que é a estratégia que busca reduzir a probabilidade ou o impacto até um limite aceitável.As estratégias de riscos positivos é a de explorar, onde busca garantir que a oportunidade seja concretizada. Compartilhar é a estratégia que faz a atribuição da propriedade para terceiros para que possam capturar melhor a oportunidade em benefício do projeto.  E para finalizar, melhorar é a estratégia que busca aumentar a probabilidade ou o impacto dos riscos positivos.

          O PMBOK não considera a estratégia de aceitação de risco, uma vez que não existe resposta quando o projeto apenas aceita que um determinado risco irá acontecer e que seu impacto será absorvido.

          O gerenciamento de escopo é uma das principais áreas de conhecimento do PMBOK por fazer parte da tríplice restrição.  Os processos desta área visam garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.  

          O Planejamento do escopo é o processo que faz parte do grupo de processos de planejamento e tem como objetivo principal descrever como a equipe irá executar os demais processos do gerenciamento de escopo.  A definição do método do gerenciamento de escopo é feita dentro do processo de planejamento do escopo.  Esta definição depende da área de atuação do projeto.

          A definição do escopo é o processo que também faz parte do grupo de planejamento e busca detalhar o escopo do projeto a partir da declaração de escopo preliminar.  Necessidades, desejos e expectativas de todas as partes interessadas, e não apenas dos patrocinadores, são analisados e convertidos em requisitos.  O nível de detalhe da declaração do escopo do projeto pode determinar a eficácia com que a equipe de gerenciamento de projetos poderá controlar o escopo global do projeto.  Entre os tópicos que compõe a declaração de escopo detalhada, encontram-se: objetivos do projeto, descrição do escopo de produto, requisitos do projeto, limites, entregas, critérios de aceitação, restrições, premissas, riscos iniciais e especificações do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com