TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

Por:   •  15/3/2020  •  Resenha  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

Matéria: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

Resenha

DEVELOPER: O DESENVOLVEDOR DE NOVOS EMPREENDIMENTOS

Sabe aquela pessoa que facilmente identifica uma oportunidade de negócio, reunindo os recursos necessários e criando um empreendimento para aproveitar uma oportunidade identificada, e, no momento oportuno vende a sua participação no negócio e com o resultado, parte para a criação de um novo empreendimento. Pois então, este individuo ou esta empresa composta por especialistas de diversas áreas é chamada de Developer ou o empreendedor serial.

O Developer deverá estruturar o empreendimento de forma a atrair o interesse de investidores, financiadores, fornecedores, prestadores de serviços, operadores e clientes. Ele, não necessariamente investirá, ou irá operar ou administrar o negócio ne mesmo permanecer no negócio após a sua concretização. A participação dele será uma parte das ações da empresa a qual está criando e buscar investidores para a outra parte das ações. Futuramente, a parte do Developer é vendida aos investidores.

Em caso do Developer ser uma unidade de negócios de uma empresa, aquele que investe pode ser a empresa mãe, ou mesmo, pode ser criada uma nova empresa com este objetivo.

A identificação de uma oportunidade de negócios e seus clientes alvos, a criação de uma clara proposta de valor, a definição do Modele de Negócios, a estruturação do empreendimento, a construção do empreendimento incluindo a sua operação, são desafios que o Developer deverá superar e que determinarão o sucesso de um empreendimento. A viabilidade do negócio, tanto técnica quanto economicamente deve ter resultados superiores se comparado a alternativas de investimentos e o retorno compense o risco dos stakeholders envolvidos no projeto.

 

Determinação, iniciativa e “acabativa”, otimismo, tenacidade, resiliência, criatividade, perseverança, credibilidade, autonomia, trabalho em equipe, capacidade de estabelecer parcerias de longo prazo, liderança forma e informal, autoconfiança, persuasão, negociador são algumas das características da personalidade do Developer, além de ter uma apurada sensibilidade para identificar de oportunidades de negócios identificando desejos não atendidos, criando uma visão sistêmica da oportunidade identificando claramente o problema a ser resolvido.

Baseadas na criação de valor para os potenciais clientes, um dos passos mais importantes será a classificação da oportunidade de negócio segundo as suas características no atendimento de desejos ou necessidades, sendo que elas poderão ser classificadas em inovação, possibilidade de acesso a recursos escassos, acesso a canais de distribuição, criação de uma posição exclusiva no mercado, desenvolvimento de processos que aumentem a eficiência operacional (vantagem competitiva), proporcionando baixo custo de produção (vantagem comparativa).

Com base no Plano de Negócios, a concretização dos ações estabelecidas se dará após a assinatura de todos os contratos ligados a estruturação financeira do novo empreendimento, possibilitando que os recursos financeiros sejam depositados e assim o início da construção do empreendimento sendo o Developer, o responsável por contratar as empresas especializadas para a criação de uma Cadeia de Valor gerando interesse de compra(valor percebido) a um preço que garanta a lucratividade que deverá ser igual ou superior ao estabelecido no Plano de Negócios.

Outro papel fundamental do Developer é a atuação como articulador dos interesses dos Stakeholders. Os principais Stakeholders são os consumidores, operadores, distribuidores, empresas de engenharia e construção, fornecedores, seguradoras, bancos financiadores, governo, proprietários.

São eles quem darão credibilidade ao projeto.

O Developer deverá ter uma visão sistêmica do negócio buscando parceiros que estejam aptos para conduzir o projeto com suas especialidades, tendo uma percepção apurada dos diversos riscos de todas as fases da estruturação do empreendimento é uma das principais habilidades do Developer. Podemos elencar as fases dos riscos como: pré-desenvolvimento, desenvolvimento, fechamento dos acordos, riscos de construção, ricos de operação. O Developer, por uma experiência identifica e minimiza os riscos, buscando mitiga-los através de garantias ou transferindo o risco para os stakeholders que podem suportá-los de maneira mais econômica e assertiva para o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com