TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Plano de Negócios

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PRODUÇÃO TEXTUAL eM GRUPO

[pic 3]

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 7º semestre,  para as disciplinas Gestão de projetos, Administração da produção e logistica, empreendedorismo e plano de negocios, Seminario VII.

Prof. ´Marco Ikuro Hiasatomi, Luíz Antonio Gabriel, Gisleine Fregozoni, Sebastião Oliveira.

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO
  1. Empreendedorismo e Plano de Negócios..............................................5
  2. Gestão de projetos...................................................................................7
  3. Administração e Produção da Logística................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12

REFERÊNCIAS....................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O guia PMBoK norteara este trabalho, já que o mesmo identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, amplamente reconhecido como boa prática, norteando portanto as ações de organização do projeto.

Durante a construção deste trabalho foram abordados aspectos administrativos do texto “os biscoitos: Girls Scouts, TI e Perspectivas para a expansão” no qual foi possível compreender melhor a posição de dirigente frente a referida empresa.

Os assuntos referentes á análise de mercado e construção de plano de negócios serão abordados, bem como a construção de um organograma baseado nas estruturas analíticas de projeto, seguindo o guia PMBok.

O texto evidencia claramente os avanços obtidos, bem como os conhecimentos adquiridos pelo autor, onde foi possível compreender claramente assuntos como a importância da localização empresarial, bem como sua forma de produção e otimização. Aspectos como estes, influenciam claramente para o sucesso empresarial, a ferramenta escolhida pelo autor foi a 5s, ferramenta que tem como papel cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade, incluindo cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas e pessoas. Compreendendo desta forma que a referida ferramenta pode melhorar na gestão.

Serão realizadas visitas ás empresas, nas quais serão feitas pesquisa e análise de mercado, além de poder sugerir melhoras para intervir na qualidade da gestão da empresa.  

   

2.DESENVOLVIMENTO

  1. Empreendedorismo e Plano de Negócios

Foi realizada uma retomada ao portfólio anterior, solicitando que seja realizada uma análise das características dos dirigentes da referida empresa. Durante o estudo pode ser verificado que estes são intraempreendedores. Esse tipo de profissional se destaca no mercado por suas novas idéias e hábitos inovadores, estes profissionais  se esforçam para atingir suas metas, realizam mais do que é esperado dele, não se sujeitam a seguir regras que possam impedir suas realizações. São pessoas que vão além de suas obrigações e responsabilidades, que não apenas geram grandes idéias, mas traz a capacidade de transformá-las em realidade.

Os profissionais da referida empresa portanto, tiveram essas atitudes, de analisar cenários, usar a criatividade, selecionar melhor as idéias e inovar, pois quando eles resolveram utilizar o “Quik Base”  um sistema da web, eles estavam pensando em otimizar os resultados da empresa, aumentar as vendas e reduzir custos. 

Ainda diante dessas melhorias realizadas, alguns aspectos ainda poderiam ser explorados. Caso a referida empresa pense em adotar um outro programa, mais completo como exemplo, ela poderia reduzir os custos com funcionários. Outra sugestão seria eles acrescentarem outra linha de biscoitos, inovar, aumentar representação para locais circuvizinhos, investir no marketing também seria uma excelente proposta, já que os biscoitos vendem por si só, com um divulgação então iriam alavancar as vendas demasiadamente.

Antes de abrir um empreendimento, é importante analisar o que há de bom e ruim no nicho de mercado de atuação. Esta é uma regra que se seguida corretamente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, desta forma fora realizadas análises de mercado de duas empresas, conforme solicitação do portfólio.

A empresa A trata-se de uma empresa que confecciona peças intimas camisolas e moda praia, esta fica situada na cidade de Feira de Santana, bairro sobradinho.

Durante a realização da análise de mercado da empresa A, foi possível conhecer o ambiente onde o seu produto está inserido, com relação aos seus clientes, estes são consumidores da classe B na faixa etária de 15 a 50 anos.

Ao realizar essa análise de mercado foi possível compreender também a concorrência, estas estão nas proximidades, já que na mesma rua possuem outras pequenas fabricas iguais. Analisar o mercado é procurar equalizar esses elementos de ambiente, compreendendo a ação do seu produto, frente ao seu público, convivendo com essa concorrência, sendo possível aprender que uma empresa precisa ter diferencial para se destacar entre seus concorrentes, estimulado o consumo e agradando sua clientela.  

A referida empresa já pensa em modificar alguns aspectos, um exemplo é seguir as tendências então atuais, como a moda retrô como exemplo, e estampas diferentes nas peças íntimas, além de combinações que possam favorecer as compras em combo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com