TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio Sobre a Cegueira

Por:   •  31/5/2015  •  Artigo  •  5.835 Palavras (24 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 24
  1. APRESENTAÇÃO

        O problema a ser estudado diz respeito à forma, muitas vezes pouco eficiente, como são geridos os estabelecimentos que proporcionam serviços de saúde no país (principalmente os públicos), atualmente, e como isso influencia negativamente no tratamento de pacientes.

        Muitas vezes, em hospitais públicos e privados, não há um atendimento satisfatório ao cliente, devido a fatores como: falta de treinamento de pessoal; falta de padronização das atividades dos profissionais prestadores de serviços; má gestão de estoques de materiais utilizados; desperdícios que não são combatidos; falta de integração e comunicação entre as áreas da empresa e com o próprio cliente; excesso de burocracia e documentação; pouca autonomia de parte dos profissionais; longas filas de espera; pouca informação, por parte da população, de como proceder e para onde se dirigir quando se necessita de determinado atendimento médico, etc...

        Assim, é necessário um maior estudo crítico sobre o nível da prestação de serviços de saúde nos hospitais. Com o contínuo e rápido crescimento do setor de serviços, muito se tem discutido sobre a aplicação, neste setor, de técnicas e sistemas previamente associados à produção de bens. Essas técnicas e sistemas visam a proporcionar uma melhor prestação de serviço ao cliente e a uma gestão mais eficientes de ativos e recursos materiais e humanos, tornando os atendimentos mais ágeis e eficazes, diminuindo desperdícios e maximizando os resultados entregues às partes interessadas.

        O objetivo deste trabalho, então, é verificar como o sistema de Produção Enxuta, amplamente utilizado no setor industrial, pode contribuir para a gestão e a melhoria dos resultados entregues às partes interessadas, no setor de prestação de serviços de saúde. Para melhor ilustrar o problema e verificar sua aplicabilidade prática, será realizado um estudo de caso no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão revisados os conceitos e a literatura sobre o setor de serviços e o sistema de Produção Enxuta e, posteriormente, será feita uma associação desses conhecimentos à realidade do hospital em questão. A ideia é conseguir listar problemas e propor soluções práticas para os mesmos, a partir da associação dos conhecimentos e práticas estudados no trabalho.

        Espera-se, a partir das práticas acima, contribuir para o desenvolvimento do setor de prestação de serviços de saúde e para o bom tratamento e bem-estar da população que precisa de atendimento médico nos estabelecimentos de saúde, de forma geral, e, especificamente, no HC da UFPE.

  1. JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

        Sabe-se que, atualmente, principalmente em instituições públicas de saúde, é insatisfatório o nível de antedimento e prestação de serviços médicos à população no Brasil. A maior parte da população brasileira depende do Sistema Único de Saúde (SUS), e a gestão dos recursos disponíveis para o atendimento a essa população não parece ser eficiente.

        A saúde pública de boa qualidade é um dos pilares para o desenvolvimento de um país, economica e socialmente. É importante que as pessoas, de modo geral, recebam um bom atendimento em clínicas e hospitais, se mantendo saudáveis, de modo que possam melhor realizar suas atividades familiares e profissionais, agregando valor à sociedade. Assim, é de extrema importância que as instituições responsáveis por atender essa população sejam bem geridas e preparadas para recebê-la.

        Por outro lado, existem amplos conhecimentos teóricos e práticos sobre sistemas e métodos de produção que revolucionaram a forma como diferentes indústrias passaram a produzir seus bens, proporcionando maior satisfação por parte do cliente, redução de custos, otimização de recursos e aumento de lucros. Um dos sistemas mais difundidos e com melhores resultados é o de Produção Enxuta, desenvolvido por Ohno (1988), concebido, inicialmente, para uso em plantas de fabricação de automóveis. Hoje, esse sistema é amplamente estudado pela academia, sendo, inclusive, uma das bases para cursos como o de Engenharia de Produção. Diversos tipos de indústria passaram a adotar a Produção Enxuta, e, mais recentemente, o sistema vem sido adotado por empresas prestadoras de serviço, conforme Åhlström (2004). Embora com enfoques diferentes, autores como Kim et al. (2005) mostram que a aplicação da Produção Enxuta tem se mostrado bastante promissora na área de prestação de serviços de saúde, melhorando diversos índices de desempenho relevantes para o setor, como tempo de atendimento ao cliente, índice de satisfação do consumidor, taxa de mortalidade hospitalar, custos de atendimento, etc...

        Por meio da aplicação de técnicas do sistema de Produção Enxuta, o qual tem se mostrado de grande valia para os setores da indústria e de prestação de serviços, espera-se conseguir uma melhoria significativa na gestão e atendimento nas instituições de prestação de serviços de saúde, aumentando a satisfação dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

        O estudo de caso no Hospital das Clínicas da UFPE é de grande relevância para a verificação da aplicabilidade dos conceitos aqui estudados, e para a constatação dos resultados que podem ser obtidos através dessa aplicação.

1.2. OBJETIVO

        O objetivo geral a ser alcançado para este projeto é o estudo de ideias e técnicas de gestão hospitalar que tenham como base a Produção Enxuta, de modo a propôr possíveis soluções para vários dos problemas enfrentados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

         Um dos objetivos específicos é entender quais os problemas e as limitações existentes na gestão hospitalar e no atendimento aos pacientes que utlizam os serviços de saúde disponibilizados pela instituição em questão.

        Outro objetivo específico diz respeito ao entendimento do sistema de Produção Enxuta quanto a seus métodos, motivações, finalidades, resultados, e de como esse sistema pode ser útil não apenas para o setor de produção de bens, mas também para o setor de prestação de serviços, de forma geral.

        Há, ainda, o objetivo específico de  analisar e sugerir como o sistema de Produção Enxuta pode ser associado e implementado às práticas no setor de prestação de serviços de saúde, e constatar como a aplicação deste sistema pode contribuir para a melhor gestão e atendimento no Hospital das Clínicas da UFPE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com