TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Colaborativo

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho vamos abordar e aprofundar um assunto cada vez mais presente em nossa realidade no século XXI, que é o ensino à distância e as principais ferramentas que nos auxiliam na busca de conhecimento. Mostrando que mesmo estando longe da sala de aula é possível realizar trabalhos e buscar aprendizagem de forma colaborativa.

Aprendizagem colaborativa nada mais é do que um método de ensino/instrução onde os alunos, divididos em pequenos grupos buscam informações de forma coletiva. O seu nível de aprendizado depende do auxílio dos colegas e vice-versa. Juntos buscam o máximo de informações possíveis em diferentes plataformas, e sobre o material arrecadado iniciam-se discussões, cada um impondo sua ideia e juntos buscando um resultado ideal. Este método de ensino ajuda e encoraja os alunos a proporem suas ideias, favorecendo o desenvolvimento da capacidade crítica e cada um.

Para favorecer os alunos e ajuda-los a extrair o máximo de cada um, o ensino a distância deve ter estratégias bem elaboradas para que, além de possibilitar interação entre os alunos, também os motive a participarem de forma frequente e profunda.

O ensino a distância proporciona ao aluno diversas formas de aprendizado, incluindo o colaborativo que funciona como estratégia pedagógica, incluindo ferramentas de comunicação que permitem grande interação entre os integrantes.

A nova era digital que se impôs no século XXI possibilitou maior autonomia e busca de conhecimento aos alunos, que por muitas vezes levam uma vida corrida e busca no EaD uma forma de qualificação profissional. Pensando nisso, foram sendo criados diferentes formas de se buscar conteúdo entre sites e aplicativos. Segue alguns exemplos:

WhatsApp: principal meio de comunicação ativo no mundo, mais de 1 bilhão de pessoas o utilizam. Facilita o contato diário e a troca de ideias de forma rápida e organizada para elaboração de trabalhos.

Evernote: por meio dele, é possível capturar imagens, textos, áudio, PDF, vídeo e qualquer outro tipo de arquivo. O aplicativo organiza as notas em cadernos e utiliza um sistema de tags muito eficiente para aprimorar o gerenciamento. Com ele, você consegue gerir projetos inteiros com sua equipe.

Asana: é uma plataforma para gerenciamento de equipes, é possível fazer listas de afazeres, delegar tarefas, acompanhar o progresso das atividades em tempo real.

Skype: referência em videoconferências, este app facilita a comunicação entre as equipes.

Na busca de informações existem diversos sites de pesquisa. Hoje temos o Google como referência em busca de conteúdo, onde informamos o assunto a ser pesquisado, nos trazendo diversas páginas e artigos a serem lidos para extrair informações.

Referências

URL: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/as-potencialidades-de-aprendizagem-interativa-e-colaborativa-na-internet/29076

URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_colaborativa

URL: https://www.docusign.com.br/blog/impulsionar-o-seu-negocio/ 

URL: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/041-TC-B2.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com