TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de casos McDonald's

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

4. De acordo com a teoria dos sistemas, a organização é um sistema aberto, composto por partes interdependentes entre si, além disso a organização está em contínua interação com o ambiente onde se insere, para recolher insumos e contribuir com produtos e serviços. No caso do McDonald's, observa-se que essa teoria está presente, uma vez que tal organização recolhe os insumos do ambiente em que se insere, ingredientes, mão de obra, tecnologia e capital, transforma-os e gera produtos e serviços para o consumo do ambiente. Algumas contingências que influenciam a administração do McDonald's são o ambiente estável e previsível, o que demanda uma estrutura mais burocratizada, com divisões de tarefas. Outra contingência é a tecnologia, utilizada no processo de transformação de insumos em produtos, sendo mais complexa e customizada, pois a organização tem empresas que fazem somente de acordo com as exigências de padrão e qualidade.

À medida que os componentes, ou subconjuntos, se combinam para produzir um todo funcional maior, emergem novas propriedades que não estavam presentes no nível inferior. Com isso, O princípio da emergência diz que o todo é superior à soma das partes. Este conceito é fundamental na análise ambiental que é holística, integrada e sistêmica. Outro exemplo são as ligas metálicas, que tem propriedades que não existem em cada um de seus componentes isolados. Outro exemplo é o que ocorre quando um grupo se reúne para discutir um determinado assunto ou problema. Do diálogo que se estabelece, costumam surgir idéias novas, que antes não haviam ocorrido aos participantes. A aplicação deste princípio, na análise ambiental, é responsável por grande parte dos impactos identificados pelas relações entre as diversas atividades em conjunto, entretanto os fenômenos que ocorrem no próximo nível nunca são completamente explicados pelas descobertas dos níveis inferiores.

Uma distinção entre propriedades emergentes e coletivas foi sugerida por Salt (1979), em que ambas são propriedades do todo, mas as coletivas não envolvem características novas ou únicas resultantes do funcionamento da unidade como um todo, uma vez que são o somatório dos comportamento dos componentes.

É óbvio que alguns atributos se tornam mais complexos e variáveis quando se avança para níveis mais elevados de organização, mas na maioria das vezes outros atributos ficam menos complexos e variáveis quando se passa de uma unidade menor para uma maior. Estatisticamente, a variância da propriedade no nível de um sistema é menor que a variância das partes.

Cada nível do biossistema tem propriedades emergentes e variâncias reduzidas, bem como um somatório dos atributos dos componentes de seu subsistema. Embora a filosofia da ciência sempre tenha sido holística na busca da compreensão dos fenômenos em tempos recentes, a prática se tornou reducionista, por meio de estudo detalhado de componentes menores. A ecologia busca a síntese, não a separação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com