TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercicio caso Matsushita

Por:   •  9/11/2018  •  Abstract  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba

Administração 2018.2

GESTÃO DE PESSOAS

Profª Luciene Alencar Firmo Abrantes

Alunos: Luiz Gustavo Alvarez de Carvalho

                                

Disponibilizar o conhecimento pessoal aos outros integrantes

Exercício – Caso Matsushita

  1. A partir do caso exposto acima responda:

  1. O conhecimento é formado por uma estrutura ambígua, ou paradoxal, na qual podemos identificar dois componentes aparentemente opostos: o conhecimento tácito e explícito. Relate sobre cada um e identifique (transcrevendo) no caso o que seria cada tipo de conhecimento para a Matsushita.

R.- Tácito é o conhecimento que está na mente do individuo adquirido ao longo da vida. Exemplo: o padeiro fazendo o pão e a engenheira observando.

Explícito é o conhecimento formal, fácil de transmitir por está registrado em livros, normas, manuais, etc. Exemplo: quando a engenheira apresenta as novas especificações da maquina de fazer pão.

  1. Quando se fala em conhecimento, é comum considerar que não é algo que simplesmente existe por ai a priori. O modelo Espiral do Conhecimento aborda quatro processos de conversão do conhecimento. Como os quatro processos de conversão do conhecimento que integram a Espiral do Conhecimento funcionaram na Matsushita Eletric Company? Lembre-se de transcrever cada parte do texto que caracteriza as etapas do modelo.

R.- Socialização: Quando a engenheira se tornou aprendiz no Hotel, ela aprendeu as habilidades tácitas do padeiro por meio da observação, imitação e prática, observando que o padeiro tinha uma forma diferente de esticar a massa;

Externalização: Quando a engenheira explicitou, colocando em um novo manual o conhecimento tácito adquirido com o padeiro;

Combinação: Quando a equipe juntou o conhecimento já existente na empresa com o conhecimento explicitado pela engenheira, ao registrar a técnica de esticar a massa;

Internalização: Quando as novas especificações da maquina começa a ser internalizada por outros empregados, ampliando e reformulando seus próprios conhecimentos tácitos.

  1. A partir da leitura do caso, você considera que a Matsushita Eletric Company conseguiu desenvolver vantagem competitiva em relação a seus concorrentes? Justifique.

R.- Sim, pois através do Espiral do conhecimento, foi produzida uma maquina de fazer pão com uma tecnologia exclusiva e difícil de ser copiada, resultando em uma inovação lucrativa para a empresa, tornando a marca referência em maquinas de fazer pão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com