TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO CASO SWATCH

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

IEC PUC MINAS – MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING

GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS E MARCAS

EXERCÍCIO

EXERCÍCIO CASO SWATCH

Izabelle Lima

Belo Horizonte

2018

  1. Nichos de mercado são transformações no ambiente em que a empresa está inserida (Legislação, tecnologia, cultura, etc.) e que provocam oportunidades de novos negócios para a empresa.                                                                                 Qual foi o nicho de mercado que proporcionou o sucesso da Swatch?                Analise os aspectos do ambiente que geraram as mudanças para o surgimento desse nicho.

A Swatch criou um novo conceito dentro do mercado relojoeiro. Até aquele momento, relógio era tratado como um bem durável, uma relíquia que poderia ser passada de pai para filho, de geração em geração, os aspectos mais valorizados eram a qualidade e durabilidade do produto. A marca uniu então a indústria relojoeira e o mercado da moda em um só.
Dentro do novo conceito criado pela marca o relógio passou a ser um acessório de moda. O valor mais inferior foi uma meta alcançada, não apenas para se tornar competitivo, mas de acordo com o novo conceito, as pessoas tenderiam a ter mais de um relógio.

  1. Quais os principais benefícios que passaram a ser ofertados no novo conceito do produto da empresa e qual o novo valor que se passou a entregar ao mercado?

O relógio da Swatch, por ter se tornado um acessório de moda, poderia ser usado como uma representatividade, como bem de consumo de identidade. A marca conseguia entregar qualidade, menor preço e design diferenciado dos demais produtos do mercado. O novo relógio de plástico estava carregado de signos e por preços acessíveis.

  1. Qual o novo posicionamento de mercado foi concebido para o produto da empresa e através de que ações de marketing a empresa buscou traduzi-lo para os clientes?

A Swatch passou a ser conhecida como uma marca que fugia do obvio, e que diferentes das outras entregava algo além do tradicional, produtos que acompanham a moda e se desenvolve com produtos mais inovadores e diferenciados dos demais.

A marca se colocou firmemente como o “segundo relógio”, que alinha alta qualidade com o preço baixo, um acessório de moda que por acaso também é um relógio eficiente.

  1. Qual o novo papel estratégico que a marca Swatch passou a ocupar no portfólio (carteira) de produtos da empresa?

A Swatch entrega ao portfolio a diferenciação de publico pelo fato de a inovação estar no designer e na moda. Por isso a marca saiu na frente e é a primeira nesse segmento de mercado que ela mesma criou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (339.6 Kb)   docx (263 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com