TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: A Marcenaria Aurora Exercício de Planejamento Estratégico

Artigo: Estudo de Caso: A Marcenaria Aurora Exercício de Planejamento Estratégico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso: A Marcenaria Aurora Exercício de Planejamento Estratégico

José da Silva é empresário de microempresa e atua no ramo de marcenaria. Sua empresa, a Marcenaria Aurora fabrica móveis de madeira nativa e sua segmentação de mercado são móveis sob encomenda onde o cliente procura a empresa com uma idéia de móvel e seu José faz o desenho e fabrica o móvel pretendido de acordo com aquele desenho.

A Marcenaria Aurora conta com 15 empregados, 14 atuando na área de produção e com Joaquim, um supervisor que já trabalha na empresa desde o início do negócio e aprendeu o ofício com seu José. A gestão da empresa fica por conta do seu José que cuida da parte administrativa dos contatos para venda e ainda do desenho dos móveis. Mesmo sem formação superior, seu José cuida muito bem do seu negócio, e, para ele, "em time que está ganhando não se mexe". Esta forma de gestão tem dado certo, mas a marcenaria tem credibilidade com os clientes contudo, ultimamente, tem atendido os pedidos com atraso pois, carece de uma formulação estratégica que possa ser entendida por todos e que seja capaz de guiar as decisões que são tomadas pelo seu José, e que seja capaz de transmitir aos empregados a real importância do trabalho de cada um.

Na região onde se encontra a Marcenaria Aurora, a demanda aumentou devido ao crescimento de núcleos populacionais, fato que levou alguns artesãos a se dedicarem exclusivamente à ela, abandonando a agricultura. Deste modo, vários empregados do setor moveleiro de regiões mais afastadas foram estimulados a abrir seu próprio negócio. Além disso, outros profissionais (inclusive sem conhecimento nenhum da produção moveleira) também abriram pequenas empresas de produção de móveis. O crescimento foi inicialmente de empresas artesanais. No mercado da Marcenaria Aurora, há uma crescente procura produtos em mogno, o que implica o enfrentamento com empresas mais afastadas da região, que estão melhor estruturadas e com mão-de-obra mais qualificada, melhor equipada e que conhece o mercado. Produtos em mogno são rentáveis, contudo, exige pessoal mais qualificado e mão-de-obra treinada o que é escassa na região.

Como inovação, há um movimento para praticar compra em conjunto com outras empresas, negociando aquisição com fornecedores de material para pintura, furadeiras, lixadeiras, coladeiras de bordas seccionadoras, viabilizando melhores e preços e principalmente prazos de pagamento. Uma das dificuldades da Marcenaria Aurora, que precisa se ultrapassada, bem como para outras empresas do setor, é a burocracia para tirar uma licença ambiental para atender as exigências do Instituto Estadual de Meio Ambiente e para isso o SEBRAE disponibiliza consultores para realização do projeto ambiental para as empresas. A documentação é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Somente com ela, o empresário pode conseguir a liberação de financiamentos nas instituições bancárias estatais para ampliar suas empresas.

Recentemente Juliana, a filha mais velha do seu José terminou a faculdade de "Design" e tem tentado introduzir alguns conceitos novos, entre os principais, a possibilidade de produção em escala através do desenvolvimento de uma coleção de móveis que seriam fabricados em madeira nobres, mas também a necessidade de um ajuste na gestão da empresa com a definição dos referenciais estratégicos da mesma.

Juliana teve que superar a resistência do seu pai e também de Joaquim que, acostumados com a sua forma de gerenciar, produzir e vender tinham dúvidas sobre a possibilidade de fazer um planejamento profissional e sobre produzir uma coleção e colocavam muitas dificuldades, entre as principais o fato de os seus empregados estarem acostumados a esse modo de atuação. Após muitas conversas Juliana conseguiu que seu José refletisse sobre a sua proposta conseguiu convencê-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com