TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercito Industrial de Reserva

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

  1. O que é exército industrial da reserva?

Exército industrial de reserva é um conceito desenvolvido por Karl Marx em sua crítica da economia política, e refere-se ao desemprego estrutural das economias capitalista. O exército de reserva corresponde à força de trabalho que excede as necessidades da produção. Para o bom funcionamento do sistema de produção capitalista e garantir o processo de acumulação, é necessário que parte da população ativa esteja permanentemente desempregada. Esse contingente de desempregados atua, segundo a teoria marxista, como um inibidor das reivindicações dos trabalhadores e contribui para o rebaixamento dos salários. Segundo Karl Marx, na busca de inovações tecnológicas que lhes propiciem uma vantagem temporária sobre seus concorrentes, os capitalistas tendem a elevar composição orgânica do capital , substituindo gradativamente a força de trabalho (que é parte do capital variável ) por máquinas (que são parte do capital constante ), o que resultaria em aumento do desemprego e do exército de reserva. O capitalismo depende, portanto, de sempre manter superpopulação relativa.

  1. Qual a relação entre o crescimento econômico e o exército industrial de reserva?

A relação entre o crescimento econômico e o exército Industrial de Reserva são os excessos de trabalho aos trabalhadores ativos que faz aumentar os trabalhadores em reserva, com isso acumulasse o capital e aumenta-se o número de pessoas ociosas. Sendo assim o desemprego é algo inerente do Modo de Produção Capitalista (MPC).

  1.  Explique a frase “a acumulação da miséria é proporcional à acumulação do capital”.

Segundo Karl Marx, a mais-valia relativa é a forma dominante de exploração do trabalho sob o regime capitalista, com isso cresce o acúmulo do capital através da exploração da mão-de-obra operária na mesma proporção da pobreza provocada pelo MPC. Por fim, quanto maiores são as camadas de pauperizadas da classe operária e o exercito industrial de reserva, tanto maior será o pauperismo oficial.

Esta é a lei geral, absoluta, da acumulação capitalista.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com