TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA EM UMA LANCHONETE DE PEQUENO PORTE

Por:   •  9/10/2018  •  Monografia  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

FAQ- FACULDADE XV DE AGOSTO

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA EM UMA LANCHONETE DE PEQUENO PORTE

HELEN REGINATO OLIANI BUFETI

SOCORRO

2014

FAQ- FACULDADE XV DE AGOSTO

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA EM UMA LANCHONETE DE PEQUENO PORTE

Aluno: HELEN REGINATO OLIANI BUFETI

Orientadores: Profª. Ms. Claudia Cobêro

Prof.Ms. Noel Teodoro de Castilho

[pic 1]

SOCORRO

2014


1 - INTRODUÇÃO         

A busca pelo equilíbrio econômico exige que a gestão financeira esteja preparada para os novos desafios do milênio, é preciso gerenciar com competência todos os riscos financeiros para permanecer competitivo no mercado. Toda empresa independente de seu porte, precisa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras, e para desempenhar estas funções a gestão conta com um elemento tático e estratégico, o fluxo de caixa, que faz uma interpretação financeira do estabelecimento, básica e necessária para a tomada de decisões acertadas.

O fluxo de caixa dá uma visão real dos problemas, agilidade e segurança nas atividades financeiras, e através de todos os registros de entradas e saídas, dá maior clareza às atividades envolvidas. O fluxo de caixa faz uma análise da liquidez da empresa, permite administrar de maneira eficiente o capital de qualquer empreendimento, ou seja, dá a exata noção do quanto se tem de disponível em curto prazo, não tendo assim surpresas perante as eventualidades.

O fluxo de caixa é um orçamento de muitos modelos, e pode ser trabalhado também em pequenos empreendimentos. Na intenção de oferecer métodos de crescimento organizacional, este trabalho é de grande importância, não só pela busca de um aliado na tomada de decisões a fim de manter a saúde financeira de uma lanchonete, mas também, por servir de apoio a todos os administradores que queiram aprimorar sua empresa, fazer boas previsões e evitar perdas.

Assim sendo, o presente trabalho analisou o seguinte problema de pesquisa: Quais as ações e ferramentas necessárias para desenvolver um fluxo de caixa eficaz na lanchonete analisada?

E teve por objetivo implantar um modelo de fluxo de caixa que auxilie a gestão financeira da lanchonete, buscando assim, a visualização do comportamento financeiro geral da empresa, de forma eficiente, rápida e segura. Deste modo, pode-se ter controle e agilidade no processo de tomada de decisões rumo ao alcance de resultados positivos.

1.1 – Empresa Analisada

A Empresa analisada atua no ramo de lanchonete há aproximadamente 28 meses, e surgiu da ideia de montar um negocio próprio no ramo alimentício, com especialização em lanches do tipo cachorro-quente. Juntou a força de vontade de dois amigos com o intuito de aumento de renda, e iniciou-se um empreendimento com recursos próprios dos dois sócios, inicialmente com um trailer, que atendia somente no local onde o mesmo ficava estacionado todos os dias.

Hoje, a lanchonete atua em um local propício para o comércio, em estabelecimento de alvenaria, por enquanto alugado, que traz maior conforto e espaço para os clientes. Além de atender no local, oferece serviços de entrega rápida de pedidos feitos via telefone e internet, pedidos estes que variam de cachorro-quente de diversos tipos, a lanches, porções e bebidas em geral, podendo o cliente, optar por pagamento no cartão em sua própria residência.

Ao contrario de seu início, a lanchonete no momento possui apenas um proprietário, que divide todas as funções com 4 funcionários , sendo que os principais serviços desempenhados são: chapeiro, auxiliar geral, caixa, entregador e faxineira. A lanchonete é administrada com intuito de crescimento, tendo como público alvo pessoas da própria cidade, e tem como missão a satisfação e fidelização dos clientes.


2 – REFERENCIAL TEÓRICO         

Para dar consistência ao estudo realizado, a seguir serão apresentados os principais conceitos e teorias utilizadas para o desenvolvimento desta pesquisa.

2.1 – Administração Financeira

 A administração financeira, assim como todas as empresas, vem passando por muitas mudanças com o aumento da competitividade, principalmente quanto a sua função. O

principal enfoque da administração financeira, na atualidade, deve ser o processo decisório e

as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio da

empresa.

Segundo Ross, westerfield e Jordan (1998) a administração financeira trata da melhor forma possível de se tomar decisões a fim de maximizar os lucros da empresa.

Gitman (2001) aponta que a administração financeira lida com as obrigações do

administrador financeiro na empresa. Com isso, os administradores gerenciam ativamente as questões financeiras de muitos tipos de negócios financeiros e não-financeiros, privados e públicos, grandes e pequenos, com ou sem fim lucrativo.

Ressalta-se que eles trabalham em tarefas financeiras tão variadas como planejamento, concessão de crédito para clientes, entre outros meios pretendendo assim obter recursos para financiar as operações da empresa.

As mudanças nos ambientes econômicos e de regulamentação aumentaram a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro. Como resultado, altos executivos do setor privado e do governo são provenientes da área financeira.

Apesar de a função de administrador financeiro ter-se tornado mais complexa, ela permanece como carreira recompensadora e que traz realização profissional, visando definir a

análise e planejamento financeiro, Gitman (2001), destaca que esta diz respeito à

transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a

situação financeira da empresa e também a avaliação da necessidade de se aumentar ou reduzir os financiamentos requeridos.

No cotidiano das organizações, a administração financeira é primordial para a realização da missão destas organizações, bem como para a sua própria subsistência. O departamento responsável pela gestão dos recursos financeiros nas organizações é a administração financeira.

Zdanowicz (2004. p. 20) afirma que "toda a administração do ativo é importante, pois se deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (369.6 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com