TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de ferramentas de gerenciamento de qualidade em empresa de pequeno porte

Por:   •  28/4/2019  •  Monografia  •  4.072 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

Implantação de ferramentas de gerenciamento de qualidade em empresa de pequeno porte

Adriana Cristina Bomtorin Gilber¹*; Aline Bigaton 2

1 Pecege ESALQ/USP – MBA em Gestão de Projetos – R. Alexandre Herculano, 120 - T6 - Vila Monteiro – CEP 13418-445 - Piracicaba (SP), Brasil

2 Pecege ESALQ/USP – Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos – R. Alexandre Herculano, 120 - T6 - Vila Monteiro – CEP 13418-445 - Piracicaba (SP), Brasil

*autor correspondente: driica_bomtorin@hotmail.com


Implantação de ferramentas de gerenciamento de qualidade em empresa de pequeno porte

Resumo

        Atualmente, oferecer produtos e serviços de qualidade, deixou de ser destaque ou diferencial de uma empresa. Atender à demanda de necessidades e requisições dos clientes se tornou base das empresas no mercado, tornando a qualidade de um produto mais que um adjetivo, uma obrigação. O trabalho em questão apresentou um estudo de caso de uma empresa pertencente ao ramo de tecnologia e informação, a qual implementou a ferramenta PDCA para melhoria de qualidade de seus produtos. Como resultados, descreveu-se as etapas desenvolvidas pela empresa de planejamento, desenvolvimento, verificação e ação de um plano de ação para venda dos produtos. Etapas como: planejar, onde foram definidos os objetivos de cada processo; fazer, momento em que o plano foi executado; checar, onde os processos foram analisados e encontrados erros ou falhas; agir, onde foram observadas as falhas e se os objetivos foram atingidos. O desenvolvimento das etapas PDCA possibilitou uma maior credibilidade e confiança perante aos clientes e redução de custos através da redução de retrabalhos.

Palavras-chave: Gestão; Projetos; Ferramentas; PDCA.

Implementation of Quality Management Tools in Surveillance Facilities

Abstract

        Currently, offer quality products and services, has ceased to be outstanding or differential of a company. To meet the demand of the needs and requirements of the clients became the basis of the companies in the market, making the quality of a product more than an adjective, an obligation. The work in question presented a case study of a company belonging to the branch of technology and information, which has implemented the tool the PDCA for quality improvement of its products. As a result, has described the steps undertaken by the company planning, development, verification and action, and an action plan for sale of the products. Steps how to: plan, where were defined the objectives of each process; making, at which time the plan was run; check, where the processes were analysed and any errors or faults; to act, where there were observed failures, and if the objectives were achieved. teps how to: plan, where were defined the objectives of each process; making, at which time the plan was run; check, where the processes were analysed and any errors or faults; to act, where there were observed failures, and if the objectives were achieved. The development of the steps of the PDCA allowed a greater credibility and trust before customers and cost reduction through the reduction of rework.

Keywords: Management; Project; Tools; PDCA.

Introdução

O cenário que vemos hoje no mercado, é que as empresas apresentam cada vez mais a necessidade e urgência na preocupação com melhorias sucessivas da qualidade dos produtos e serviços utilizados dentro de uma empresa. A inserção de um método de melhorias no setor de qualidade proporciona a diminuição de desperdícios, uma possível redução de custos desnecessários, o crescimento da satisfação do público alvo, a diminuição de produtos com lotes defeituosos e várias conquistas que abrangem o crescimento da produtividade e disputa da empresa. Estar controlando e melhorando a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa ou instituição deixou de ser algo discrepante e passou a ser uma obrigação para permanecer no mercado consumidor (Limeira et al., 2015).

Assim, é primordial que instituições optem por adotar os modelos de gerenciamento que aprimorem seus processos visando o fornecimento de produtos confiáveis que satisfaçam a imposição de sua clientela (Toledo,2005).

O guia PMBOK se tornou referência de boas práticas para o gerenciamento de projetos e para a maior parte da comunidade de profissionais que atuam nesta área. O PMBOK traz recomendações e sugestões do que deve ser feito na maioria dos casos referentes a gerenciamento de projetos para que se tenha sucesso. E como toda boa prática, suas recomendações são adaptáveis às necessidades de cada organização (Cruz, 2013).

A aceitação do gerenciamento de projetos como uma profissão indica que a aplicação do conhecimento, processos, habilidades, ferramentas e técnicas pode ter um impacto significativo no sucesso do projeto. O guia PMBOK identifica esse subconjunto do conhecimento em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática (PMI, 2013).

O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidades, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento desta área do projeto trabalha para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados (PMI, 2013).

Sendo assim, o controle de qualidade é uma metodologia onde se desenvolve a concorrência da empresa, uma vez satisfazendo as imposições dos clientes exigentes tendo um desperdício mimo possível, facilitando o avanço no mercado, inovando e garantindo maior eficiência e redução de custos. O objetivo deste trabalho foi apresentar o estudo de caso de uma microempresa de pequeno porte, a qual utilizou a ferramenta PDCA para melhoria da qualidade das implantações de seus serviços e produtos, aprimorando-se nos resultados obtidos por meio de ferramentas de qualidade.

Metodologia

        

Este trabalho consiste em um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do setor de tecnologia e informação, afim de estabelecer metas e ações (ferramenta PDCA) para melhoria da qualidade das implantações de seus serviços e produtos, com base em ferramentas da qualidade.

Fundada em 1991, a empresa oferece soluções completas em informática, que vão desde consultoria à instalação e manutenção de computadores, notebooks, vigilância e segurança, situada em São Pedro, interior de São Paulo (SP). A empresa conta com 10 funcionários aproximadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (503 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com