TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Feedback e Conflitos

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

2. FEEDBACK

“Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento”.

Cotidianamente, em varais ocasiões, damos e recebemos o feedback normalmente de pessoas próximas. Por exemplo, quando uma mãe elogia seu filho pela boa nota que recebeu na avaliação ou faz uma crítica construtiva quando o mesmo não foi bem. Ainda que não encaremos opiniões e análises como uma espécie de regressão, eles podem ser vistos desta maneira.

Esse instrumento de comunicação é indispensável para o bom funcionamento da organização. No entanto, no ambiente empresarial essa analise torna-se mais complexa. Sendo assim, essa ferramenta é uma interação entre líderes e colaboradores. Existem três formas, feedback positivo, negativo e construtivo. Vamos desfrutar mais sobre o assunto, detalhando-o a seguir.

2.1 Tipos de Feedback

O feedback deve ser realizado pelo líder direto do profissional. O supervisor tem um contato maior com o colaborador, supondo assim, que haja uma relação de confiança necessária para utilização desse utensílio, portanto, haverá aceitação daquilo que será colocado. Na maioria dos casos é indicado avaliar o (s) indivíduo (s) particularmente, além de ter cuidado com a maneira que a mensagem será transmitida para evitar desentendimento.

2.1.1 Feedback Positivo

Ocorre quando os proletários conseguem atingir ou ultrapassar as suas metas. Dar esta resposta positiva aos empregados é uma forma de mostrar reconhecimento, e assim motivá-los a continuar engajados.

Exemplos:

“Na empresa que trabalho como telemarketing ao fazer um bom atendimento recebo elogios do supervisor”;

“Victor, você superou as suas metas, parabéns”.

2.1.2 Feedback Negativo

Esse modelo é o inverso do anterior, acontece quando o colaborador ou equipe ficam abaixo do esperado, seja em suas atitudes ou objetivos. Ao utilizar essa ferramenta é necessário ter cuidado, pois pode gerar conflitos e desgaste entre a equipe.

Exemplos:

“A organização a qual trabalho como tele atendente ao fazer um mau atendimento recebo conselhos do meu líder para melhorar”;

“Rafaela, você é muito competente. Porém, precisa se esforçar mais ficou abaixo da meta esperada, acredito em seu potencial”.

2.1.3 Feedback Construtivo

Terceiro equipamento, porém mais indicado é o construtivo. Esse apetrecho é uma junção dos dois anteriores, pois faz uma crítica que vem acompanhada de uma conclusão. Com esse feedback o servidor poderá analisar os seus erros e acertos e ainda possui soluções e métodos para resolvê-los.

Exemplos:

“Anna, você é uma profissional muito competente. Analisei seu projeto e percebi que faltou explorar mais o assunto, mas sei que conseguirá alcançar seu objetivo”;

“Fernando sei que é um ótimo profissional. Andei observando que você está com problemas pessoais, os quais estão comprometendo o seu rendimento na empresa. Vamos conversa e resolver isso junto”.

2.2 Importância do Feedback

É uma prática bastante comum nas empresas. Porém, muitos ainda não fazem o uso apropriado desse instrumento de comunicação.

Isso ocorre porque muito homem de negócios acredita que essa ferramenta possui um sentindo único, ou seja, apenas seus funcionários precisam receber recomendações, estímulos e avaliações críticas.

Nesse caso encontra-se um problema, pois esse aparelho exige que aqueles com cargos de chefia estejam dispostos a ouvir críticas e sugestões, assim como proposta de mudanças feitas por seus funcionários. Dessa maneira a empresa irá progredir ainda mais.

2.3 Feedback: Como Fazer?

Os líderes precisam está preparados para ouvir os colaboradores com relação ao seu trabalho e a organização. Supervisores que tratam seus coadjuvantes como inferiores não estão aptos a este cargo.

Um feedback de sucesso é aquele que traz retornos positivos a empresa para isso torna-se necessário ouvir e falar também, mas não falar de qualquer maneira, pois pode gerar desmotivação. Portanto, é importante pensar nos sentimentos dos outros e saber lidar com as próprias falhas.

Existem dicas infalíveis para utilização desse acessório como: fazer um planejamento; ser objetivo; não expressar os sentimentos que as pessoas te passam e sim sobre o que elas fazem; falar sobre o trabalho ou comportamento; ser o mais rápido possível;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com