TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E Criminologia

Ensaios: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E Criminologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 3

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

1- No ambiente prisional observa-se que o conflito surge mais por negativas de interesses individuais.

2- O conflito somente existe quando as duas partes acreditam que foram negados os seus direitos de satisfazer suas necessidades ou interesses.

3- O mediador tem o papel de diagnosticar o conflito e escolher a melhor estratégia para lidar com a situação, levando as partes a uma atitude de indagação e exame dos fatores envolvidos.

4- Em ambiente prisional, a observação, a prevenção e por fim evitar diálogo com os reclusos podem reduzir o risco de conflito.

5- As consequências do conflito podem ser funcionais ou disfuncionais, dependendo de como é tratado, até mesmo da resposta que se dá aos conflitos.

6- É possível termos um ambiente prisional sem conflitos, pois são maléficos a vida grupal.

7- O conflito que atinge ambas as partes, e já é percebido por terceiros, interferindo na dinâmica da organização é denominado conflito sentido.

8- Assertividade e cooperação são características de comportamento que definirá qual será o estilo a ser adotado na administração de conflito.

Gabarito: 1-E; 2-E; 3-C; 4-E; 5-C; 6-E; 7-E; 8-C

CRIMINOLOGIA

1- Lombroso interpreta o crime como derivado de uma lesão do sentido moral do individuo, ainda considera a delinquência um fenômeno fruto da estrutura cultural das sociedades.

2- A criminologia clínica tradicional procura conhecer o apenado como pessoa, bem como suas aspirações, e o q levou a cometer o crime.

3- São ideias centrais da criminologia clínica: diagnostico prognóstico e tratamento.

4- No sistema prisional, a criminologia tem sua importância, como por exemplo nos programas individualizadores da pena, porém a mesma não contribui no estudo de vitimização.

5- A criminologia é uma ciência empírica, pois a origem do conhecimento é a prática, observa-se o delito e se extrai uma ideia nuclear.

6- O agente penitenciário dentro do controle social da criminalidade esta inserido nas instituições formais e informais.

7- O conceito de criminoso na criminologia moderna foi influenciado pelos correcionalistas, onde os mesmos acreditam que o ser humano era capaz de se transformar e construir seu futuro.

8- As finalidades da criminologia moderna são: explicar e prevenir o crime, avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime, propor programas mais eficazes de prevenção criminal e técnicas de intervenção positiva no homem que delinquiu.

9- A criminologia é uma ciência empírica, basea-se em opiniões e argumentos.

10- Os objetos da criminologia moderna são: o crime, criminoso, vítima e o controle social do comportamento delitivo.

11- A criminologia é indutiva, pois ao estudar o crime analisa-se dados e induz as conclusões, porém suas hipóteses se verificam e se reforçam por força dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com