TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo De Caixa E Sua Importância Na Gestão De Micro E Pequenas Empresas

Por:   •  8/3/2024  •  Monografia  •  7.654 Palavras (31 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 31

SUSTENTARE ESCOLA DE NEGÓCIOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

MBA EM FINANÇAS

O FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

ADRIANA RINCAWETSCKI

JOINVILLE

 2019

ADRIANA RINCAWETSCKI

O FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Monografia apresentada à Sustentare Escola de Negócios como exigência para a obtenção do título de Especialista em Finanças

Orientador: Prof. Flavio Belli

Joinville/SC
2019

Dedicatória

A meu marido e companheiro Rodrigo, por todas as noites que abriu mão de todas as suas atividades para me apoiar com muita compreensão, incentivo e com todo seu tempo. A minha filha Heloísa, pelo sorriso que é um raio de sol em meu caminho e que ilumina minha caminhada, apoiando da maneira mais carinhosa possível com amor e compreensão.

Agradecimentos

Agradeço a Deus por estar sempre presente em minhas orações diárias e pela graça em finalizar esse trabalho.

Agradeço a toda a minha família, por estarem junto comigo em toda a minha caminhada, pessoal e profissional, por me mostrarem e instruírem no caminho correto, sempre na honestidade e respeitando a todos.

Ao meu marido, por toda a paciência, por sempre acreditar em mim, e por me ajudar em todos os momentos difíceis, momentos em que muitas vezes pensamos em desistir, mas com o apoio e carinho sempre conseguimos seguir em frente.

A Sustentare por sempre estar me auxiliando em todas as minhas dúvidas, sempre dando todo o suporte necessário e presente em todos os momentos desse processo.

Agradeço ao meu orientador, Prof. Flavio Belli, por ter aceitado orientar esse trabalho, por todas as palavras, e por toda a contribuição que foi passada para a finalização desse projeto.

Agradeço e empresa que trabalho, por todo o conhecimento prático que adquiri nos anos de trabalho e que foram fundamentais para que esse trabalho fosse desenvolvido.

Aos meus amigos, que me incentivaram, sempre torcendo e auxiliando na construção de todos os meus objetivos.

A todos que de alguma forma, me ajudaram na construção desse trabalho.

RESUMO

A presente monografia tem por objetivo sensibilizar os empresários para a importância da análise e compreensão do fluxo de caixa da empresa. Trazendo a luz a importância do gestor ou empresário, em sua Micro ou Pequena Empresa em utilizar o Fluxo de Caixa como ferramenta gerencial. Através dele, utilizar as informações para tomada de decisões e também identificar eventuais necessidades de caixa. Através de levantamento bibliográfico, espera-se com esse levantamento, que são base para a pesquisa bibliográfica, mostrar como a ferramenta do fluxo de caixa, pode ser usada para análise gerencial, e tomadas de decisões, apresentando informações importantes a respeito do fluxo de caixa. São apresentados modelos de fluxo de caixa, e explicado as principais ações que o gestor deve tomar para a elaboração do seu fluxo de caixa. Apresenta-se um fluxo de caixa verdadeiro, de uma empresa Joinvilense, para ilustrar as possibilidades e trazer mais clareza ao assunto abordado. Através de todo o levantamento bibliográfico e exemplos demonstrados, pode-se observar que para o sucesso do fluxo de caixa, como ferramenta gerencial, toda a equipe da empresa, deve estar envolvida em seu processo de construção, e que com um fluxo de caixa confiável o gestor consegue se apoiar e tomar decisões importantes para a empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Fluxo; Caixa; Gerenciamento; Planejamento; Gestão; Micro e Pequenas Empresas.

ABSTRACT

This monograph aims to make entrepreneurs aware of the importance of analysing and understanding the company's cash flow. Bringing to light the importance of the manager or entrepreneur, in his Micro or Small Business, in using Cash Flow as a management tool. Through it, use the information for decision making and also identify any cash needs. Through this survey, we hope to show how the cash flow tool can be used for managerial analysis and decision making, presenting important information about cash flow. Cash flow models are presented, and the main actions that the manager should take to prepare his or her cash flow are explained. A true cash flow, from a Joinvilense company, is presented to illustrate the possibilities and bring more clarity to the subject addressed. Through all the literature and examples shown, it can be observed that for the success of the cash flow, as a management tool, the entire team of the company must be involved in its construction process, and that with a reliable cash flow the manager can support himself and make important decisions for the company.

KEYWORDS: Flow; Cash; Management; Planning; Governance; Micro and Small Businesses.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA        17

FIGURA 2: FLUXO DE CAIXA REAL DE UMA EMPRESA JOINVILENSE ANO 2012..............................................................................................33

FIGURA 3: FLUXO DE CAIXA REAL DE UMA EMPRESA JOINVILENSE ANO 2019..............................................................................................34

LISTA DE QUADROS

QUADRO 1: FLUXO DE CAIXA – MÉTODO DIRETO        ......18

QUADRO 2: FLUXO DE CAIXA – MÉTODO INDIRETO.................................19

LISTA DE TABELAS

tabela 1: FLUXO DE CAIXA DIÁRIO – MÉTODO DIRETO        27

TABELA 2: FLUXO DE CAIXA MENSAL – MÉTODO DIRETO.....................30

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        11

2        objetivos        12

        2.1 – Objetivo Geral.........................................................................................12

        2.2 – Objetivos Específicos...............................................................................12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (994.4 Kb)   docx (514.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com