TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NO GERENCIAMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

TAUBATÉ

2017

                             Andreza de Souza pereira 


[pic 6]

[pic 7]

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NO GERENCIAMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera de Taubaté .
Orientador: Flávio Theodoro Facciola


TAUBATÉ

                                                               2017


                                                      SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

1.2 Hipôtese.................................................................................................................3  

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

 No cenário atual em meio a ampliação capitalista brasileiro, empresas de grande porte inicialmente se sobressaem por possuírem maiores recursos para inovarem em tempos de crise com uso de novas tecnologias. Enquanto que, as micro e\ou pequenas empresas enfrentam dificuldades para gerir seus empreendimentos em razão de ter seu caixa limitado, possivelmente acarretando mais para o fim de suas atividades, sua vida útil financeira, pois querendo ou não, empresa\PJ tem que estar apto a mudanças e novas exigências do mercado financeiro. Por meio disto, pensando na tese desenvolvi essa monografia, cuja finalidade é demonstrar a aplicabilidade do fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão financeira, observando o grau/nivél do saber dos gestores acerca de sua elaboração. As informações que provém dessa ferramenta proporcionam um domínio mais eficaz do movimento de entradas e saídas de recursos financeiros na empresa, identificando a situação real do caixa promovendo a tomada de decisao correta.

 1.1 O Problema

Muito se fala na forte participação que micro e pequenas empresas teêm na atividade econômica nacional, de fato é; mas contra-partida esses gestores devem estar atentos quanto a quais fatores alarmantes?

1.2 Hipôtese

A alta rotatividade do trabalho e o emprego informal de baixa qualidade prescidem com formas dinâmicas de contratação, muitas vezes superiores ás empresas de grande porte, o que mostra mais uma vez o traço heterogênio deste segmento, que demanda política pública específica á realidade exposta pelas MPEs. Por conta deste, o desaparecimento dessas unidades no mercado financeiro vem em alta tanto quanto a informalidade em si.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Demonstrar como uma micro e pequena empresa pode essencialmente gerenciar a ferramenta fluxo de caixa, controlando a saúde financeira evitando seu encerramento precoce.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  Faz-se necessário cumprir os seguintes objetivos específicos:

1. Discorrer sobre os dois temas de elaboração do relatório financeiro (DFC) pelos métodos direto e indireto.

2. Reconhecer a dinâmica importância do instrumento fluxo de caixa no desempenho operacional (gerencial).

3. Deixar em evidência a capacidade de auxílio da DFC, no processo de tomada de decisão dos administradores.


3 JUSTIFICATIVA

 O que motivou para a realização desse projeto foi compreender que o fluxo de caixa é extremamente essencial quanto as necessidades da empresa e as tendências do mercado. Por meio deste, conceitos, definições e ferramentas são importantes para a tomada de decisões correta, para os gestores de micro e pequenas que aumejam obter bons “Feed-backs” lucrativando ainda mais.

 O fluxo de caixa possibilita aos administradores analisar os seus recursos, saber a capacidade de cumprir com as suas obrigações, proporcionando um melhor planejamento e controle financeiro em relação as suas disponibilidades, não ocorrendo excessos nem insuficiência de fundos por meio da facilidade de entendimento da real situação financeira da empresa. Ferreira (2003 p. 27).

 É por meio dessa ferramenta tão excepcional que os gestores conseguem se organizar através das demonstrações financeiras (Balanço). Recalculando erros e redirecionando a empresa para maior lucratividade, estabelecendo padrões a serem cumpridos e paltados novamente se for o caso como critério que faça chegar a segurança da estabilidade nesse meio econômico.  


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 Para se manter vivo nesse meio empresarial fornecedores estão apostando em demanda dos consumidores mais exigentes, sobreviver nesse mundo empresarial requer um bom planejamento financeiro, por isso a ferramenta fluxo de caixa remete o controle para se manter passo a frente da crise, sendo a sustentação, alicerce do de um negócio.

Para Zdanowicz (2000:33) o fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que serão realizadas pela empresas, facilitando a análise e a decisão de comprometer os recursos financeiros, de relacionar o uso das linhas de créditos menos onerosas, de determinar o quanto à organização dispõe de capital próprio, bem como utilizar as disponibilidades da melhor forma possível. 

 O fluxo de caixa evidência quando uma empresa esta com aqueles sintomas de frágil usando a estratégia errada, mal direcionada e\ou controlada. Vem agindo no controle da tomada de decisão correta, possibilitando um maior desempenho estrutural da empresa no ramo empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com