TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE ESTOQUE IMPLANTACÃO DO SISTEMA KANBAN NA EMPRESA SOLUMEC MANUTENÇÕES INDUSTRIAIS

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE IMPLANTACÃO DO SISTEMA KANBAN NA EMPRESA SOLUMEC MANUTENÇÕES INDUSTRIAIS

        

        JAIRO PEREIRA RIBEIRO¹

PROFESSORA ORIENTADORA ANA LUCIA DE CARVALHO²

RESUMO

Essa pesquisa terá por objetivo avaliar como a ferramenta Kanban pode auxiliar no controle de entrada e saída de materiais no estoque da Empresa Solumec Manutenções Industriais, tendo como principal objetivo evitar a compra desnecessária de materiais. A pesquisa terá como foco a identificação de falhas no armazenamento e controle de estoque. A administração de estoques é utilizada no âmbito da empresa, para controlar os custos e melhorar a qualidade dos produtos. Na Solumec empresa em questão, foi analisada a gestão de estoques enfocando o estoque de materiais, apresentando alguns pontos positivos e negativos diagnosticados no referido estudo. Para equacionar este problema indica-se a adoção do sistema Kanban como ferramenta de níveis de estoque, pelo método de máximos e mínimos, o qual possibilitará calcular o nível de estoque eficiente e a organização quanto a entrada e saída de materiais, para que este possa ter o mínimo possível de materiais, mas que não provoque paradas no processo produtivo por falta de sobressalentes.[1]

Palavras-chaves: Kanban. Gestão de estoque. Controle de Desperdício.

1 INTRODUÇÃO

Novas técnicas para medir a eficiência têm influenciado, nos últimos tempos, o rumo das empresas no mercado competitivo. Atualmente sabe-se que uma gestão eficiente de estoque, em qualquer seguimento de mercado é capaz de colocar qualquer empresa em destaque, preparada para competir fortemente com qualquer concorrente no mercado, além de trazer à tona os problemas de todo ciclo produtivo. Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultando em redução de custo e economia nas aquisições de materiais. A administração de materiais visa eliminar qualquer operação que não agregue valor ao produto final é o ideal de todo o processo produtivo. Portanto, tempo de parada, estoque em excesso, sejam de produto intermediário, finais ou acabados, resultam em perdas, e sua eliminação gera redução de custos e aumento notável de produtividade. Métodos vinculados à filosofia Just in Time têm sido cada vez mais aplicados em todo o mundo, sendo o Kanban uma de suas principais ferramentas, que geralmente é empregado ao nível de chão de fábrica para auxílio de controle da produção e de organização de estoque. Este estudo de caso analisou de que maneira a arrumação de estoque, controle de entrada e saída pode evitar gastos supérfluos colaborando assim com a redução de custos.

  1. DELIMITAÇAO DO ESTUDO

Este estudo será realizado a partir da problemática apresentada, tem como objetivo a realização eficiente da organização do controle de estoque de porcas, arruelas e parafusos, materiais sobressalentes necessários a manutenção industrial, propondo melhorias adequadas a Empresa Solumec Manutenções Industriais, empresa fornecedora de materiais de manutenções que atua no mercado há 3 anos. O período que envolverá a pesquisa será de seis meses, outubro de 2018 a abril de 2019. Por meios de uma abordagem quali qualitativa a qual permitirá uma coleta de dados que irá compor a pesquisa, dados estes que serão coletados ao longo do processo de adequação do estoque.  

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

De que maneira a falta de organização de estoque faz com que compras desnecessárias aumentem os gastos da empresa Solumec Manutenções Industriais.

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar como a falta de organização de estoque faz com que compras desnecessárias aumenta os gastos da Empresa Solumec Manutenções Industriais.

  1. OBJETIVO ESPECIFICO

- Analisar as condições de armazenamento,

- Propor novas formas de armazenamento,

- Buscar ferramentas de modo,

  1. JUSTIFICATIVA.

Um sistema de controle eficaz para a Empresa Solumec Manutenções Industriais indispensável, a utilização do sistema Kanban ajudara o setor de estoque que apresenta enorme deficiência controle do estoque será um desafio, mas este quando alcançado ajudara a empresa a minimizar perdas mantendo um estoque o suficiente evitando gastos sem necessidade. Um controle de estoque eficiente pode ser o grande diferencial de uma empresa para se manter viva no mercado e se sobressair ante a concorrência.

Logo, para a instituição a pesquisa torna-se relevante por medir e tratar em uma abordagem quantitativa os problemas advindos da má organização, higienização, controle e conservação dos materiais encontrados no almoxarifado de materiais da Empresa Solumec Manutenções Industriais, visando a maximização de resultados e a diminuição de perdas.

No que tange a formação acadêmica, a pesquisa impulsiona a aplicação de teorias e métodos; que no decorrer das análises retornarão em forma de dados e informações que certifiquem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Quanto à relevância profissional, a visão de tais problemas, a análise de falhas e o acompanhamento da aplicação de ações corretivas que tragam benefício à gestão de materiais da Empresa Solumec Manutenções Industriais, somadas às habilidades pessoais, agregam valor às futuras decisões e projetos a serem desenvolvidos.

  1. DEFINIÇÃO DE ESTOQUE

Para Slack etal (1999, p. 41) estoque poderá ser definido como qualquer quantia de produto, objeto ou, material armazenado, seja de produto acabado, matéria prima ou insumos.

[...] um conjunto de bens armazenados, com características próprias, e que atende as necessidades da empresa. O estoque acomoda itens de toda natureza, tais como: administrativo: lápis, papeis, clipes, etc. manutenção ou reposição: ferramentas, parafusos, óleos e outros. Matérias primas: itens relacionados as atividades da empresa, utilizados em seu processo produtivo; geralmente, os mais caros e os mais estocados, devido a sua influência no ciclo.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (228.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com