TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIANDO CONFLITO DE GERAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO

Por:   •  19/9/2018  •  Artigo  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

1 GERENCIANDO CONFLITO DE GERAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO

Inicialmente, seria oportuno tentar esclarecer brevemente o conceito de negociação estudado ao longo deste curso. O mesmo pode ser definido como uma forma de comunicação envolvendo sempre duas ou mais partes, cada qual com seus interesses individuais - sejam estes concordantes ou não entre si -, e que negociam para estabelecer um acordo minimamente satisfatório para todos os envolvidos no processo.

Conforme avançamos no estudo deste material, encontramos fortes indícios contrários à visão Tradicional, que considera o conflito algo ruim e contraproducente e assim, deveria ser sempre evitado. A abordagem mais recente denominada Interacionista, procura esclarecer que os mesmos não precisam ser necessariamente negativos. Esta visão procura demonstrar que os conflitos podem ser benéficos e até mesmo indispensáveis para a evolução e desenvolvimento de uma equipe.

Concluída esta breve contextualização, podemos prosseguir então a uma análise mais objetiva da situação proposta para esta atividade: Um conflito declarado entre dois colaboradores, sendo um representante de geração Y com seus 20 anos de idade e o outro, um indivíduo da geração Baby Bommers. Uma equipe composta de seis integrantes no total se encontra dividida devido a esta situação, e tal conflito deu-se em função de divergências no relacionamento entre ambos colaboradores.

Seguindo o roteiro proposto para tal reflexão, encontramo-nos no papel de líder desta equipe, e como tal seria indispensável neste primeiro momento, conhecer o conflito e avaliar sua amplitude para lidar adequadamente com o mesmo. Conforme podemos observar no enunciando desta proposta de reflexão, o conflito já se encontraria no ciclo denominado manifesto, ou seja, de acordo com Frederico Steiner (2016), “o conflito é declarado e eventualmente percebido por terceiros”. Para prosseguimos em nosso estudo, seria aconselhável neste estágio, aprender a lidar com a situação conflituosa. A primeira etapa para esta finalidade é conseguir identificar adequadamente a causa que originou o conflito. Também é possível verificar no texto da proposta de reflexão, que se tratava de um conflito oriundo de divergências de relacionamento, o que poderíamos classificar como um conflito essencialmente de comunicação, conforme Steiner (2016) classificou as origens mais frequentes destes conflitos (fatos, comunicação, objetivos e valores). De posse dessas variáveis, o administrador de conflitos poderia melhor resolver a questão se desempenhar o papel de mediador. Este mediador atuaria na verdade como um pacificador, mediando o conflito pela razão e persuasão e se posicionando de forma neutra. Desta maneira, ele poderia facilitar a comunicação, reunindo as opiniões divergentes da equipe para sua exposição de forma pacífica.

Poderíamos então identificar como uma técnica fundamental para administrar conflitos, o conhecimento de como se comunicar de forma eficaz. Se as partes envolvidas conseguirem expor suas opiniões claramente e ouvirem com sinceridade a outra parte, é grande a probabilidade deste conflito ser minimizado e resultar em consequências positivas, principalmente no que diz respeito ao conflito em questão. Daniel Goleman (2001) define isso como um dos sete ingredientes básicos de inteligência emocional que crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com